O CID F80 representa um conjunto de transtornos que causam o comprometimento das modalidades normais de aquisição da linguagem. Inclui desde as primeiras etapas do desenvolvimento do paciente. Essa condição costuma ser acompanhada de problemas associados como: Dificuldades da leitura e da soletração.
O CID F80. 0 indica transtorno específico da articulação da fala, condição observada em pacientes pediátricos. Crianças com essa condição apresentam uma utilização de fonemas inferior ao nível correspondente à idade mental. No entanto, o nível de aptidão linguística é normal.
CID F91 é o código que identifica distúrbios de conduta no universo de transtornos do comportamento e transtornos emocionais que aparecem habitualmente durante a infância ou a adolescência.
O F88, também conhecido como “Outros Transtornos do Desenvolvimento Psicológico”, é uma classificação utilizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para descrever uma série de condições que afetam o desenvolvimento psicológico de uma pessoa.
Apresentar uma perturbação característica do funcionamento em cada um dos três domínios seguintes: Interações sociais; Comunicação; Comportamento focalizado e repetitivo.
O CID F84.0 indica o Autismo infantil, ou seja, a incidência dos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) em crianças de até três anos. A descrição do código reproduzida no DATASUS indica transtorno global do desenvolvimento. Ele é caracterizado por: Desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antes dos três anos.
Transtornos do desenvolvimento psicológico (CID-10 F80 a 89) é a classificação médica e psicológica para os comprometimentos ou atrasos no desenvolvimento estreitamente ligadas à maturação biológica do sistema nervoso central na infância. São de evolução contínua, ou seja sem intervalos entre os sintomas.
CID G80 – Paralisia cerebral (transtorno neurológico de desenvolvimento) CID G80 é o código para Paralisia cerebral, conforme a Classificação Internacional de Doenças.
O CID N80 representa um transtorno do trato genital feminino caracterizado pela presença de estroma e glândulas endometriais fora da cavidade uterina. Como consequência, causa uma reação inflamatória crônica. A inflamação pode ocorrer em regiões como: Ovários.
CID F25: o que significa? O CID F25 indica a existência de transtornos episódicos com sintomas afetivos e esquizofrênicos. Nestes casos, a proeminência de ambos os tipos de manifestação não justifica diagnósticos isolados de esquizofrenia, episódio depressivo ou maníaco.
CID F60: o que significa? O CID F60 indica distúrbios graves da constituição caracterológica e das tendências comportamentais. Esses transtornos não são diretamente imputáveis a uma doença, lesão ou outra afecção cerebral ou a um outro transtorno psiquiátrico.
0: o que significa? O CID F43. 0 indica que o paciente apresenta um transtorno agudo que pode durar horas ou dias, após um evento traumático provocar estresse físico ou psíquico excepcional.
1 – Retardo mental moderado (comprometimento significativo do comportamento) CID F71. 1 é o código da a Classificação Internacional de Doenças para Retardo mental moderado – comprometimento significativo do comportamento, requerendo vigilância ou tratamento.
O CID F90.0 indica que o paciente apresenta Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), condição também conhecida por: Síndrome de déficit da atenção com hiperatividade.
0: Retardo mental leve – menção de ausência de ou de comprometimento mínimo do comportamento. F70. 1: Retardo mental leve – comprometimento significativo do comportamento, requerendo vigilância ou tratamento.
CID F81 – Transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares. CID F81 é o código para Transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares, conforme a Classificação Internacional de Doenças.
CID F40 – Transtornos fóbico-ansiosos (ansiedade antecipatória) CID F40 é o código para Transtornos fóbico-ansiosos, conforme a Classificação Internacional de Doenças.