A negligência está caracterizada pela inação, inércia, passividade, conduta omissiva. O imprudente, por sua vez, é aquele que age sem a cautela necessária, e a imperícia, por fim, é falta de observância das normas, por ausência de conhecimentos técnicos necessários para a conduta praticada.
A imprudência ocorre quando o condutor tem consciência do que é certo e, mesmo assim, escolhe o incorreto, precipitadamente e sem cautela. Por vezes, o condutor pode até agir, mas toma uma atitude adiversa do esperado. Exemplos mais comuns: passar no sinal vermelho, frear em aquaplanagens e furar preferenciais.
A imprudência é uma ação feita com ausência de cautela. Assim, diferente da negligência, a imprudência não se trata de deixar de fazer algo, mas de fazer sem a devida atenção e cuidado.
Na negligência, alguém deixa de tomar uma atitude ou apresentar conduta que era esperada para a situação. Age com descuido, indiferença ou desatenção, não tomando as devidas precauções. Imprudência: A imprudência, por sua vez, pressupõe uma ação precipitada e sem cautela.
A negligência envolve não atender às necessidades básicas da criança, sejam físicas, médicas, educacionais ou emocionais. O abuso pode ser físico, sexual ou emocional.
A imprudência, por sua vez, pressupõe uma ação precipitada e sem cautela. A pessoa não deixa de fazer algo, não é uma conduta omissiva como a negligência. Na imprudência, ela age, mas toma uma atitude diversa da esperada.
A imprudência também caracteriza uma falta de cuidado, mas antes disso, uma forma de precipitação. É desrespeitar uma conduta já aprendida anteriormente e atuar sem precauções. Isto pode trazer riscos para a situação em que o indivíduo imprudente se encontra, bem como para terceiros envolvidos.
Não é a mera desatenção, de modo que, quem age com imprudência conhece o risco e ainda assim comete o ato. A imprudência é definida e punida conforme o código penal brasileiro. O imprudente verdadeiramente se precipita ao tomar atitudes e lesar terceiros!
Parágrafo único - Se o crime é proveniente de imprudência consciente: I – gravíssima: Pena – reclusão, de dez meses a três anos e dois meses e multa. II – grave: Pena – reclusão, de seis meses a dois anos e multa.
➜ 𝙄𝙢𝙥𝙧𝙪𝙙𝙚̂𝙣𝙘𝙞𝙖 - É realizar uma ação sem as devidas precauções, agindo de forma precipitada, sem considerar os riscos. Quem age dessa forma não toma os devidos cuidados que deveriam ser tomados ao realizar qualquer tipo de tarefa.
NEGLIGÊNCIA: é a falta de cuidado para com uma determinada situação, ou seja, é um descuido, desleixo, relaxamento, preguiça. Exemplo: esquecer de fazer a manutenção dos freios de um veículo e posteriormente envolver-se em um acidente por falta de freio.
O que é imprudência médica? O conceito de imprudência médica significa que um médico ou profissional de saúde agiu de forma inadequada, por negligência ou deliberadamente.
São exemplos de imperícia: não saber dirigir um veículo e dirigir, não estar habilitado para uma cirurgia que exija conhecimentos apurados e mesmo assim realizar tal cirurgia.
De uma maneira geral, negligência é a omissão da conduta esperada para uma determinada situação; imprudência é a ação sem cautela; e imperícia é a ação equivocada por falta de técnica, de inaptidão.
Imperícia: falta de técnica necessária para realizar determinada atividade. Exemplo: engenheiro elétrico que assina um projeto de construção de um grande edifício. Tal profissional não tem conhecimento técnico para o fazer; o profissional habilitado é o engenheiro civil.
A imprudência é uma das formas de comportamento que pode nos levar a sofrer danos irreparáveis. Jesus nos advertiu disso através da parábola das dez virgens, mostrando que o cristão imprudente, mesmo tendo sido chamado por Deus, pode perder a oportunidade de ser salvo(Mt. 25: 1-2).
A adoção de atitude inadequada com conhecimento de suas possíveis implicações em termos de danos para o paciente é considerada imprudência. Exemplo: o profissional da enfermagem sabe como fazer a correta higiene das mãos, porém não realiza todas as etapas, causando contaminação no seu atendimento.