A família, segundo a Bíblia, é a base para uma sociedade próspera e harmoniosa, onde os laços são fortalecidos pelo amor e fé, garantindo uma herança abençoada para as próximas gerações.
A família está no centro do plano de Deus para a felicidade e o progresso de Seus filhos. A Bíblia Sagrada ensina que Deus estabeleceu famílias desde o princípio e nos mostra muitos exemplos de famílias fortes. Também nos ensina como ter uma família amorosa e feliz.
Jesus respondeu: “Eu lhes garanto que todos que deixaram casa, esposa, irmãos, pais ou filhos por causa do reino de Deus receberão neste mundo uma recompensa muitas vezes maior e, no mundo futuro, terão a vida eterna”.
Deus lhes disse: “Crescei e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a” (Gen 1,28). Por isso, a única e verdadeira família, segundo a vontade de Deus, é aquela fruto da união matrimonial de um homem com uma mulher. Não existe outro tipo de família no plano de Deus.
Na Bíblia, a família é retratada como um pilar fundamental da sociedade, um espaço sagrado onde os valores são transmitidos de geração em geração. O papel dos pais na criação dos filhos é enfatizado como uma responsabilidade divina, cheia de amor e dedicação.
Neste sentido, temos vários exemplos: Noé, sua esposa e filhos. Obedientes e confiantes em Deus, construíram a arca para sua família e as espécies de animais, a fim de que eles fossem salvos do dilúvio anunciado, pois o povo da terra estava corrompido e desviado.
A família é uma benção de Deus Uno e Trino para a Igreja, para o mundo. Rezemos por todas as famílias para que vivam o amor a Deus, ao próximo como a si mesmo.
A verdadeira família, fundamentada nos princípios Divinos e que guarda o temor ao Senhor, é amor, aconchego, segurança, força e união. “Os filhos dos filhos são um a coroa para os idosos, e os pais são o orgulho dos seus filhos.”
Deus quer uma família onde os filhos sejam educados no amor. Papa João Paulo II disse que “o ato de educar é o prolongamento do ato de gerar (Carta às Famílias,16). Não é para si que os homens educam seus filhos, mas para os outros e para Deus.
A prioridade deve ser a família. Jesus deixa claro que a primazia deve ser a casa, mas não exclui o servir a Deus, apenas esclarece a ordem das coisas. Um exemplo de homem de fé mas que negligenciou sua família é o Rei Ezequias.
A família é um projeto feito e instituído por Deus. Isso significa que a origem da família não tem nada a ver com o ser humano. Deus nos deu essa responsabilidade onde Ele disse que seríamos os responsáveis por edificar e manter. E Ele nos deu um manual para que pudéssemos seguir: a Bíblia.
O Evangelho nos fala da relação familiar que é estabelecida entre Jesus e aqueles que acolhem a sua Palavra. Ele nos diz: “Todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
Após a criação da primeira família, a bíblia nos diz que, quando adulto o homem deve deixar seus pais e, com a sua esposa, formar uma família. “Enfim, cada um de vós também ame a sua esposa como a si mesmo, e que a esposa tenha respeito pelo marido”.
A família é a grande faculdade da vida, onde desde o nascimento até o fim da nossa existência, aprendemos e exercitamos a ciência do bem viver. Lar é abrigo, lugar de refúgio. O lar do homem sábio, aquele ... Provérbios de Salomão.
As famílias são essenciais no plano de Deus para Seus filhos. Elas são a pedra fundamental de uma sociedade estável. É na família que podemos sentir amor e aprender a amar as pessoas. A vida é difícil e precisamos de pessoas em quem podemos nos apoiar.
O Senhor ordenou que os filhos honrassem os pais, dizendo: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra” (Êxodo 20:12). Honrar os pais significa amá-los e respeitá-los. Também significa obedecer a eles.
O Ser Família Emergencial é um auxílio para famílias de baixa renda que passam dificuldades por conta da pandemia da Covid-19. A ação do Governo do Estado beneficia mais de 100 mil famílias em todos os municípios com a transferência de renda.