A geometria é o alinhamento da suspensão dianteira do veículo. Durante o processo, utiliza-se uma máquina específica, além de se fazer medições precisas em milímetros e graus para verificar a distância entre os eixos do veículo, caster e câmber, de modo que as rodas fiquem alinhadas e formem um retângulo.
A principal diferença entre o alinhamento e a cambagem é que para executar a cambagem os pneus devem estar em um ângulo reto e alinhados com a parte da frente do veículo. Não há uma regra específica para dizer qual o mais recomendado, pois é comum executarem o alinhamento e depois a cambagem.
Geometria e balanceamento: muita gente fica na dúvida e acaba arriscando a segurança por não fazer esse serviço no tempo adequado. A indicação é que se realize a cada 10 mil quilômetros rodados, mas isso pode variar de acordo com o modelo do carro e o perfil de uso.
Qual a diferença entre GEOMETRIA e Alinhamento? E Quando fazer a CAMBAGEM?
Quanto tempo demora para fazer geometria no carro?
Se você já fez essa pergunta a alguém, saiba que o procedimento é rápido: o alinhamento, procedimento que normalmente dá um pouquinho mais de trabalho para o profissional que está fazendo a revisão do veículo, demora em média 45 minutos. Já o balanceamento dura, em média, 15 minutos.
Caso o veículo apresente desalinhamento pode ocorrer vibrações, desalinhamento da direção, maior consumo de combustível e desgaste prematuro de buchas, coxins e batentes.
Fazer a geometria e o balanceamento é importante para prolongar a vida útil dos pneus, amortecedores e rolamentos. Consequentemente, evita-se problemas nessas peças no futuro, além de manter uma boa dirigibilidade, sem trepidações e sem que o carro fique pendendo para um lado ou para outro.
O que acontece se não fizer geometria e balanceamento?
O que acontece se eu não fizer alinhamento e balanceamento. Deixar de fazer as manutenções gera um maior desgaste do veículo, aumenta o consumo de combustível, coloca em risco a segurança do trânsito e o condutor ainda pode ser penalizado.
O procedimento, também conhecido como alinhamento do veículo (diferente do alinhamento de rodas explicado acima), deve ser realizado a cada revisão que o fabricante determina, a partir dos 5.000 km rodados ou sempre que ocorrer colisões contra objetos grandes, como pedras, guias ou buracos.
Existem três tipos de geometria, que são: a laser, 3D e óptica. A geometria óptica é feita com canhões de luz. A ideia é que esses feixes sejam capazes de indicar como está o alinhamento das rodas. No caso do alinhamento a laser, faz-se uso dos projetores a laser.
Quando a geometria de seu carro não esta em dia, pode causar instabilidade e imprecisão na direção, desgaste irregular ou acelerado dos pneus e ainda um maior consumo de combustível.
O tipo de alinhamento que seu veículo precisa depende do seu sistema de suspensão e da forma como ele distribui a potência para as rodas. Se você tiver um veículo com tração nas quatro rodas, precisará obter um alinhamento nas quatro rodas.
Os sinais de que é hora de fazer o alinhamento incluem o desgaste desigual dos pneus, o veículo puxando para um lado em estradas retas, volante desalinhado, dificuldade em retornar o volante após curvas, choque da roda com objetos na estrada, passagem por buracos significativos e mudanças na posição da suspensão.
O que é geometria? É o estudo das formas presentes na natureza e das propriedades que essas formas possuem. A Geometria é uma das três grandes áreas da Matemática, ao lado de cálculo e álgebra. A palavra “geometria” tem origem grega e sua tradução literal é: “medir a terra”.
Assim, o serviço de alinhamento e balanceamento de pneus pode custar entre R$ 100 e R$ 300, dependendo do tipo de veículo e também de onde o serviço será feito.
Quanto tempo demora para fazer a geometria do carro?
O serviço de alinhamento e balanceamento, comumente feito em conjunto, custa em média entre R$80,00 e R$300,00. Os valores podem variar por localidade e entre oficinas, além dos métodos e equipamentos utilizados. O tempo para fazer o alinhamento e balanceamento leva, em média, 1 hora.
Sendo direito, nós recomendamos fortemente o serviço de alinhamento 3D. Se trata da tecnologia mais moderna, confiável e precisa do mercado, é um serviço de custo baixo e extremamente necessário para manter a segurança do motorista e passageiros, assim como a vida útil do nosso precioso automóvel.
O alinhamento à esquerda dá um formato semelhante à letra F ao texto, o que favorece a fluidez da leitura. Com essa formatação, as palavras não ficam apertadas demais nas linhas, favorecendo uma leitura mais rápida.
O alinhamento e o balanceamento do carro devem ser realizados quando o motorista nota um desequilíbrio ao dirigir o veículo. Alguns problemas como a trepidação do volante ao atingir velocidades altas ou a direção do carro puxar para um determinado lado, podem indicar a necessidade de realizar os serviços de correção.
Com o passar do tempo, o alinhamento do veículo pode se desregular. Isso é causado por vários fatores: buracos na estrada, colisões e até mesmo desgaste excessivo dos pneus. É aí que entra a geometria automotiva!
Suspensão: os bons amortecedores devem manter o carro em movimento suave, sem oscilações, para manter o alinhamento certo. As molas podem quebrar ou enferrujar, o que afeta a suspensão do carro; Buracos: Os pneus podem sofrer ao passar em cima de buracos de maneira brusca, o que deixa o veículo desalinhado.