Resposta: significa q você faz parte de um agrupamento de pessoas que vivem dentro de uma mesma área geográfica, rural ou urbana, unidas por interesses comuns e que participam das condições gerais de vida.
Hoje, o conceito refere-se a um grupo de pessoas que compartilham algo em comum, como uma história comum, um objetivo comum, uma determinada área geográfica ou práticas comuns, como as comunidades quilombolas, as comunidades virtuais e as comunidades escolares.
Fazer parte de uma comunidade só tem sentido (significado) quando o indivíduo vê nela algum valor que agregue algo para si (expectativa) e para os demais, de modo a estimular e assegurar o pertencimento (partilha).
A participação da comunidade não se limita apenas a dar opiniões; ela envolve a ação direta. Os moradores podem se unir para melhorar, criar espaços públicos mais seguros, promover a sustentabilidade ambiental e muito mais.
Podemos definir o conceito de Comunidade, de maneira mais objetiva, como um agrupamento de pessoas que vive dentro de uma mesma área geográfica, rural ou urbana, unido por interesses comuns e que participa das condições gerais de vida.
Resposta. Comunidade é um grupo de pessoas que compartilham algo. Então, ser membro de uma comunidade é partilhar o que se tem, ajudando outras pessoas quando elas precisarem.
O que significa fazer parte de uma comunidade de fé?
Ela é uma comunidade de pessoas que se reúnem para viver a fé. Contudo, seu significado vai muito além disso. A palavra paróquia vem do grego “Paroikía”, que pode significar “casa ao lado”, “morada próxima” ou “morar perto”.
A Participação Comunitária está relacionada à busca pela população de uma localidade específica por melhores condições de vida, utilizando recursos próprios. Neste sentido, a comunidade se organiza para buscar resolver seus problemas locais que o Estado não conseguiu garantir (ACIOLI, 2005).
Quais são os benefícios de fazer parte de uma comunidade?
Sem dúvida, um dos maiores benefícios de uma comunidade é a troca. Só o fato de alguém entrar numa, já mostra o interesse em aprender e compartilhar. Por isso, você vai encontrar uma galera aberta pra te ouvir, ajudar e ensinar. Uma comunidade virtual ainda tem a vantagem de não ter limites geográficos.
Nossa vida comunitária deverá ter uma qualidade boa: comunidade orante, de estudo, partilha, vivência em clima de verdade, sinceridade e confiança, momentos de lazer e repouso, paixão pela evangelização dos jovens, alegria de ser chamado e estar respondendo.
A palavra “comunidade” significa ter algo em comum. Mas a questão é saber o que nós temos em comum. Em concreto, temos uma tradição, temos direitos e deveres, compromissos e orientações.
A comunidade é formada por pessoas e são elas que dão vida e sentido a estes ambientes, desenvolvendo o fomento e fazendo as oportunidades emergirem conforme suas necessidades e anseios. É aqui que chegamos ao capital social da comunidade.
As comunidades podem ser definidas como conjuntos de populações, ou seja, uma comunidade é formada por organismos que vivem em uma área determinada em um dado período de tempo. Assim, a comunidade difere-se da população por ser constituída por conjuntos de organismos de mais de uma espécie.
São definidas como um grupo de pessoas que compartilham um espaço físico e emocional, com apoio, colaboração e preocupação uns com os outros, explorando os aspectos positivos e desafiadores de viver na floresta.
Introdução: A participação comunitária é uma diretriz do Sistema Único de Saúde, incentivada como estratégia de construção e compartilhamento de responsabilidades e informações. Para o planejamento da promoção à saúde é necessária uma escuta qualificada com a comunidade para apreciar seus anseios e potencialidades.
A ideia de participação social implica entender que a nossa sociedade é múltipla e múltiplos são os seus interesses; além disso, implica a ideia de que em conjunto se pensa melhor e se decide de forma mais justa e democrática.
Pode-se dizer que uma comunidade é um grupo de seres humanos que partilham elementos em comum, como o idioma, os costumes, a localização geográfica, a visão do mundo ou os valores, por exemplo.
Nesse sentido, a comunidade é o espaço onde pessoas afins se unem e se reúnem com a determinação e o objetivo de juntas crescerem na fé; progredirem na vida do espírito; pessoas que se empenham para superar toda forma de pecado, pois têm Cristo como única referência de suas vidas.
O que as pessoas precisam para fazer parte de uma comunidade?
Por isso, um dos elementos fundamentais para viver em comunidade é respeitar o próximo e suas crenças, ouvir o que o outro tem a dizer com empatia e compartilhar conhecimentos de forma humilde, com a mente e o coração abertos.