FCLK é a frequência da Infinity Fabric, ela é sempre igual a frequência da memória quando configurado em 1:1 ratio, 1600MHz = 3200MT/s DDR (Double Data Rate) a medida que vc aumenta a frequência da memória o FCLK sobe igualmente caso esteja configurado em 1:1 ratio, geralmente os Ryzen 5000 conseguem em média 1800MHz ...
Como saber se a frequência da memória RAM está certa?
Há duas boas maneiras de saber a frequência da memória RAM do seu PC: através do Prompt de Comando por meio do comando "wmic memorychip get speed", pelo gerenciador de tarefas pressionando Ctrl+Shift+Esc e por aplicativos terceirizados especializados, como o CPU-Z.
O que acontece se colocar memória RAM de frequência menor que o processador?
Respostas (1) Sim, ter memórias de frequências diferentes pode afetar o desempenho do sistema. O ideal é ter memórias com a mesma frequência para evitar problemas de compatibilidade e desempenho. Pois a a máquina vai nivelar pela menor frequência, o que leva a uma redução do desempenho.
Essa velocidade da memória RAM é responsável por controlar quantos dados por segundo a memória vai operar. Geralmente a unidade de velocidade é medida em megahertz (MHz). Ela é um fator importante para quem procura extrair o máximo da capacidade de memória e obter mais agilidade e diminuir a latência.
A frequência da memória RAM varia de acordo com a capacidade de armazenamento, tipo e marca do produto. Ela indica a velocidade máxima de armazenamento e transmissão dos dados para o processador. Assim, quanto mais alta for a frequência, mais rapidamente os programas são executados.
9700K 5Ghz: FCLK FREQUENCY 400Mhz vs 800Mhz vs 1GHz
O que acontece se eu aumentar a frequência da memória RAM?
Com a RAM mais rápida, você aumenta a velocidade na qual a memória transfere informações para outros componentes. Ou seja, seu processador rápido agora tem uma maneira igualmente rápida de conversar com os outros componentes, tornando o computador muito mais eficiente.
Por exemplo, os processadores Intel® Xeon® Silver suportam a memória DDR4 com uma velocidade máxima de 2400 MHz. A memória DDR4-2666 pode ser usada com esses processadores, mas será usada a uma velocidade máxima de 2400 MHz, se suportada pela memória e placa-mãe.
Memórias RAM com latências mais baixas são mais rápidas, pois permitem que a CPU acesse e recupere dados mais rapidamente. Isso se traduz em um sistema mais responsivo e melhor desempenho em jogos e aplicações.
Como saber a frequência da memória RAM? Para saber a frequência da sua memória RAM você pode consultar as especificações da sua máquina (descrição do produto ou no manual de instruções) ou por meio de programas como o CPU-Z, onde basta instalar, clicar na aba “Memory” e acessar a aba “DRAM Frequency”.
Logo, a principal diferença entre a ddr3 1333 e a 1600 fica por conta da frequência do clock e a intensidade do aquecimento, que contribuem para o desempenho do PC. Embora possa parecer, não é uma escolha tão simples, visto que a escolha da memória RAM deve ser baseada na compatibilidade do processador.
O vazamento de memória RAM acontece quando um programa não libera o espaço da memória RAM que não é mais necessário. Com isso, o notebook fica sobrecarregado e mais lento. Resolver essa situação é fácil. Basta acessar o Gerenciador de Tarefas (clique em Ctrl +Alt + Del, ao mesmo tempo, e selecione a opção certa).
“FSB:DRAM” – é a proporção entre a capacidade de transferência da FSB (Front Side Bus, barramento frontal) e a frequência DRAM. Ou seja, é a indicação que aponta se a DRAM consegue acompanhar o barramento frontal em um bom ritmo.
Para descobrir se a placa-mãe de seu computador é compatível com a memória que pretende comprar, visite o site oficial da fabricante da placa, procurando pelo modelo que está instalado. As empresas disponibilizam uma lista com todos os tipos, tamanhos e frequências suportadas.
Baixe o CPU-Z. Na aba Memory vai mostrar se está em dual ou single channel (Channel) e vai mostrar a frequência (DRAM Frequency multiplique por 2). Provavelmente você tenha que ativar o DOCP/XMP na BIOS. Normalmente a velocidade assumida por padrão não é a mais alta.
"Toda a memória RAM é mais lenta ou mais rápida de acordo com o tempo de acesso medido em nano-segundos (bilionésimos de segundo). A DRAM é mais lenta que a SRAM. É comum hoje encontrar nas DRAMs 60ns de tempo de acesso, enquanto que nas SRAM é de 10 a 15ns.
Como as classificações CL indicam apenas o número total de ciclos de clock, elas não se referem à duração de cada ciclo e não devem ser extrapoladas como o único indicador do desempenho da latência.
O ideal é ter pelo menos 8GB de RAM para as tarefas diárias. Essa capacidade oferece uma boa capacidade de trabalhar em multitarefas, com baixo risco de travamentos no caso de o usuário abrir vários programas ao mesmo tempo.
Mas em geral, não tem problema em usar memórias de frequências diferentes. Ambas trabalharão na velocidade da memória mais lenta, ou seja 2666MHz. Não existe isso de cada memória trabalhar em uma frequência, como foi comentado acima.
Em resumo, quanto menor for o valor de CL, melhor é a memória RAM, pois isso significa que ela é mais rápida na resposta aos comandos. Portanto, uma memória RAM CL15 é considerada melhor do que uma memória RAM CL16, pois ela tem uma Latência de CAS menor e, consequentemente, responde mais rapidamente aos comandos.
A frequência é medida em megahertz (MHz) ou gigahertz (GHz) e indica quantos ciclos por segundo a memória RAM pode realizar. Quanto maior a frequência, maior a velocidade da memória RAM.
Outro ponto importante é que o conjunto de memórias RAM precisa ter especificações idênticas — de preferência da mesma marca e modelo. Ou seja: nada de misturar pentes diferentes de memória RAM para evitar problemas de desempenho, incompatibilidade e afins.