Um fecaloma é uma massa de fezes impactadas mais frequentemente encontrada no reto e no cólon. São tipicamente encontradas em doentes idosos frágeis, crianças com malformações anorretais, e como consequência de algumas doenças.
Se o problema não for tratado, podem acontecer complicações. A bola de fezes pode comprimir a mucosa e causar úlceras, hemorroidas, fissura anal e sangramentos no reto. Pode até causar perfurações no intestino. Portanto, se esse quadro for identificado, trate logo o problema.
Os sintomas de fecaloma não são específicos, incluindo constipação, dor abdominal, diarreia por transbordamento ou escapes fecais, sintomas urinários por compressão da bexiga e pressão pélvica. Com frequência, é possível palpar uma massa hipogástrica, principalmente em crianças e pacientes magros.
O tratamento do fecaloma varia de acordo com o grau de obstrução e endurecimento das fezes, podendo ser usados laxantes ou feita remoção manual, que deve ser feita no hospital por um gastroenterologista ou enfermeiro, caso os laxantes não funcionem.
O que fazer quando as fezes estão duras e não saem? O tratamento ideal para quando o cocô fica preso é indicado pelo médico coloproctologista. Em alguns casos, é necessário usar laxantes ou supositórios. Em situações extremas, pode ser necessário fazer lavagem intestinal ou a remoção manual das fezes!
Fecaloma: Fezes duras no reto impede a evacuação .
Como soltar um fecaloma?
Ao constatar o fecaloma no exame, primeiramente o médico coloproctologista faz o toque, pelo ânus, para quebrar a massa endurecida de fezes e retirar o que for possível. Em seguida, são aplicadas lavagens intestinais com clister glicerinado, uma mistura de soro e glicerina que facilita a expulsão.
Normalmente, são recomendados o uso de supositórios e podem ser feitas lavagens ou lavagens com a finalidade específica de limpeza. Assim, o corpo é novamente estimulado para expelir o que não precisa e, muitas vezes, pode já eliminar o fecaloma. Portanto, busque um gastroenterologista.
O bolo fecal formado no intestino grosso é eliminado pelo reto, através do ânus, num processo chamado de defecação. Um anel muscular, o esfíncter anal, mantém o ânus fechado.
As fezes então são armazenadas em um local específico do intestino até serem evacuadas. Por incrível que pareça, esse processo de movimentação no intestino grosso dura cerca de 36 horas. Você deve estar pensando por que simples fezes levam tudo isso de tempo para irem embora do corpo.
O tratamento do fecaloma consiste em retirá-lo, e pode ser feito manualmente. O ideal é uma dieta rica em fibras e ingestão de água... procure um médico para avaliação adequada.
Quantos quilos de fezes O ser humano pode acumular no intestino?
De acordo com os Centros de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, o homem médio pesa 88,7 kg e a mulher média pesa 76,4kg. Isso significa que um homem de peso médio produz cerca de 1 quilo de cocô e uma mulher de peso médio produz cerca de 400 gramas de cocô por dia, contidas no intestino grosso.
O fecaloma pode ser evidenciado através do exame proctológico, bem como por exames de imagem, sendo que, normalmente, são apresentados em pessoas que ficam muitos dias sem evacuar.
Quais são as causas do fecaloma? Algumas doenças como a doença de Chagas ou a doença de Hirschsprung (aumento do cólon causado pela destruição do sistema nervoso autônomo dessa área intestinal) podem causar fecalomas extremamente grandes.
FALSO – As fezes devem sair na forma inteira (como uma salsicha), macias e fáceis de serem colocadas para fora. Algumas pessoas necessitam de manobras manuais (tirar as fezes com o dedo, inserindo no canal anal, ou com duchas de água) para retirada das fezes endurecidas.
Portanto, a manobra para evacuar correta é fazer força com os músculos abdominais e relaxar a musculatura anal. Outra das manobras para evacuar é a prática de massagens abdominais. A massagem deve ser feita seguindo o “formato” do intestino.
A constipação intestinal está entre as doenças funcionais do intestino mais comuns, onde cerca de 80% das pessoas sofrem com esse problema. Porém, o que muitas delas não sabem é que ficar mais de 3 dias sem ir ao banheiro não deve ser considerado normal, muito pelo contrário, deve ser investigado e tratado.
Geralmente é necessário extração manual do fecaloma ou o uso de clister glicerinado com ou sem sonda retal. A alimentação adequada irá ajudar a evitar a formação de novos fecalomas no futuro.
O que fazer quando as fezes estão duras e não saem e dói?
Evite laxativos estimulantes (óleo mineral, bisacodil, etc). Um supositório ou um enema (medicação administrada via retal) são melhores se a constipação se tornar acentuada. Lembre que a constipação é um efeito colateral de vários medicamentos comumente utilizados, e isto pode ser revisto com seu médico.
As fezes têm uma grande quantidade de fibras em sua composição, portanto, manter uma alimentação rica em fibras auxilia a melhorar o funcionamento intestinal e deixar as fezes mais moles. Além disso, a ingestão de água é muito importante, já que a água ajuda a amolecer as fezes.
A obstipação, geralmente, ocorre quando as fezes permanecem no cólon (intestino grosso) por muito tempo, onde é absorvida muita água, fazendo com que estas se tornem duras e secas, dificultando a sua circulação, nomeadamente a sua expulsão.
Geralmente ele é removido manualmente através de um toque retal com quebra do fecaloma. Em casos de fecalomas muito altos, que não podem ser quebrados manualmente, pode ser feito clister (“lavagem intestinal”), para removê-lo.
O tenesmo pode ser real (quando o paciente consegue de fato eliminar as fezes) ou uma sensação incômoda que faz a pessoa ir ao banheiro diversas vezes, mas não sai nada! Também pode estar relacionado a estresse, ansiedade e outros problemas psicológicos.