ISRC (International Standard Recording Code ou Código de Gravação Padrão Internacional) é um padrão internacional de código para identificar de forma única as gravações. O Produtor Fonográfico é o responsável por gerar e cadastrar o ISRC.
O ISRC é gerado pelo Produtor Fonográfico, ou seja, quem arcou financeiramente com toda a gravação. Se você financia seus projetos, você mesmo é o Produtor Fonográfico e quem vai gerar seus ISRCs. Importante: Você precisa estar cadastrado na sua associação na categoria de Produtor Fonográfico para gerar os seus ISRCs.
ISRC, é a abreviatura de International Standard Recording Code, ou neste caso, Código de Gravação Padrão Internacional. Ela representa o padrão internacional de códigos que irão identificar, unicamente, gravações em fonogramas ou videofonogramas.
Muita gente acha que gerar o ISRC é caro. Na verdade, você não precisa pagar nada. Se filiar em uma associação de direitos autorais (como a Abramus ou a UBC) e cadastrar a sua obra e fonograma pra gerar o ISRC é gratuito!
ISRC Atualizado 2023 - O que é? Como gerar? Ainda é importante?
O que é ficha de ISRC?
ISRC (International Standard Recording Code ou Código de Gravação Padrão Internacional) é um padrão internacional de código para identificar de forma única as gravações. O Produtor Fonográfico é o responsável por gerar e cadastrar o ISRC.
Diversos agregadores vêm sendo habilitados pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), responsável pelo código, para gerar o ISRC mundialmente.
Enquanto já sabemos que ISRC música é comparado com o CPF da música, por outro lado temos o ISWC, International Standard Musical Work Code ou Código de Obra Musical Padrão Internacional na sua tradução considerado a carteira de identidade da obra.
Basta pesquisar no banco de dados do ECAD para verificar se a música está registrada. Se estiver, isso significa que a música é protegida por direitos autorais. É claro, é sempre bom partir do pressuposto que toda música que você escuta é uma propriedade intelectual.
Sobre os nomes, o UPC significa Universal Product Code (Código Universal de Produto). O ISWC significa International Standard Musical Work Code (Código Padrão Internacional de Obras Musicais). E o ISRC significa International Standard Recording Code (Código Padrão Internacional de Gravação).
O produtor musical é quem acompanhará todos os processos da gravação de uma música ou de um álbum ao lado do músico. Apesar de sua função não entrar no cadastro do ISRC, é ele quem poderá dar “pitacos” para ajudar no processo, desde a pré-produção à masterização, passando pelas etapas de gravação e mixagem.
Quem gera e cadastra esse código é o Produtor Fonográfico. Ele pode ser uma gravadora ou a pessoa física ou jurídica “responsável economicamente” pela gravação. Para tornar-se um, basta se cadastrar em alguma das associações ligadas ao ECAD (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC). É de graça e simples.
Para criar um QR Code que encaminha os usuários ao seu perfil, basta copiar o URL do seu perfil do Spotify e colar no QR Code Generator. Ao escanear o QR Code que você criou, as pessoas poderão acessar suas músicas ou conteúdo.
Sim o proprietário do fonogramas, o produtor fonográfico tem os direitos garantidos por seu fonogramas e na maioria das vezes ele também é dono da matriz.
As músicas, ou qualquer outra obra intelectual, devem ser registradas na Biblioteca Nacional (ou na Escola de Música da UFRJ). Podem ser registrados arranjos musicais, composições musicais, letras e partituras de músicas.
A Unidade de Direito Autoral (UDA) é um dos fatores utilizados pelo Ecad para calcular o valor do direito autoral a ser pago pelo uso de músicas quando não é possível mensurar o valor bruto da renda de usuários de música. O valor atual da UDA, em 2022, é de R$ 87,68, sendo atualizado todos os anos pelo Ecad.
Quem gera é o produtor fonográfico que pagou pela gravação, eu até fiz um vídeo que eu falei sobre isso, vou deixar aqui no final para vocês assistirem. Cada um dos Fonogramas terá um ISRC diferente!
Uma vez que seu lançamento for concluído e pago, você receberá um e-mail automático contendo os códigos ISRC de suas faixas e o código UPC/EAN (código de barras) de seu lançamento.
Administrado por sete associações de gestão coletiva (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC), o Ecad centraliza a arrecadação e distribuição dos direitos autorais de execução pública musical em todo o Brasil.
Como obter o ISRC? Para quem deseja gerar os códigos de ISRC, primeiramente, é necessário estar filiado na categoria de Produtor Fonográfico para ter o registro de produtor e poder gerar os códigos. Como Produtor Fonográfico você pode gerar os ISRCs diretamente on-line de uma maneira mais rápida.
É um código internacional de número de série exlcusivo do seu produto, que o identifica dentre os demais produtos do merca o (pode ser entendido como um código de barras). Existe um sistema Europeu (EAN) e um americano (UPC).
A Associação que mais luta e melhor trabalha em prol dos criadores musicais brasileiros! Caso queira cadastrar os seus Fonogramas, você deverá, primeiramente, ser afiliado da Amar Sombrás. Então, poderá solicitar registro através de seu Produtor Fonográfico. A partir daí, poderá receber os direitos através do ECAD.