O flashover induzido pela ventilação é provavelmente o pior inimigo dos bombeiros. Flashover é o tipo mais comum de comportamento do fogo que se encontra no combate ao fogo estrutural. É uma simples questão de química e física envolvida em um incêndio em um compartimento. É a transição súbita desenvolvida pelo fogo.
De maneira geral, o término do flashover é utilizado por muitos bombeiros para descrever uma história de sucesso que culmina em uma rápida escalada do fogo ou ainda em uma explosão acompanhada por uma onda de pressão que rompe as janelas e derruba as paredes.
Flashover: passagem de um fogo localizado a um fogo generalizado. Se o perfil de ventilação é favorável, o flashover acontece antes da chegada do socorro (4 a 5 minutos após o acendimento do foco).
Flashover: Ocorre quando o fogo deixa de ser localizado para ser generalizado, dependendo da ventilação, pode ocorrer dentro dos cinco primeiros minutos de incêndio. Backdraft: É um fenômeno explosivo, ocorre quando há uma entrada repentina de comburente em um local sem a presença de comburentes.
Backdraft é conceituado como uma explosão decorrente da entrada repentina de ar, num ambiente pouco ventilado com grande concentração de gases aquecidos, e com fogo em estado de latência. Fogo em estado de latência é quando não há chamas.
Neste momento os gases ocupam todo o ambiente, se espalhando de cima para baixo, fazendo com que o ar frio fique próximo do chão e a fumaça se acumule perto do teto.
A primeira fase ocorre quando as folhas se enrolam e a madeira perde água, à medida que são aquecidas pelo calor das chamas que se aproximam. Em seguida, começam as chamas e, após a sua passagem, permanece a terceira fase, quando ocorre o consumo do carvão.
Os elementos que compõem o fogo são combustível, comburente e calor. Estes formam o Triângulo do Fogo. Quando ocorre a reação em cadeia desses três elementos, tem-se o quadrado do fogo, ou Tetraedro do Fogo, que substitui o Triângulo do Fogo.
A condição de incêndio conhecida como rollover é uma manifestação dramática de gases superaquecidos que não foram queimados e que se acumulam no teto ou nos níveis superiores dos locais onde há incêndios. Não são os materiais no local que estão queimando, mas os gases inflamáveis que são emitidos pelos materiais.
ESPUMA: agente extintor e uma das formas de aplicação de água, sendo constituída por um aglomerado de bolhas de ar ou gás, formada por solução aquosa, apagando o fogo por abafamento e resfriamento.
Um boilover (ou explosão por ebulição) é um tipo de incêndio extremamente perigoso causado pela tentativa de apagar com água um incêndio prévio em óleo ou outro petroquímico. O perigo resulta da diferença em densidade entre o óleo e água.
O fogo gera vapor d'água (H2O), assim como gases inflamáveis dióxido de carbono (CO2) e monóxido de carbono (CO). A fase inicial é o princípio de incêndio e o fogo está progredindo lentamente. O calor está sendo consumido no aquecimento de materiais combustível e irá evoluir com o aumento do fogo.
O método utilizado pelos bombeiros para evitar um possível backdraft é ventilar o ambiente a partir do ponto mais alto, fazendo com que a fumaça e o calor saíam sem acender. Não deixe de investir em um sistema de alarme de incêndio para a segurança de sua empresa, evitando perdas e danos.
Um efeito colateral das abundantes reservas de gás natural do país, que às vezes vazam para a superfície, o Yanar Dag é um dos vários incêndios espontâneos que fascinaram e assustaram os viajantes do Azerbaijão ao longo dos milênios.
É quando há um aumento elevado na temperatura e o material libera gases que se inflamam facilmente. No entanto, esses gases tendem a atingir o ponto alto do ambiente, fixando-se no teto.
A "combustão humana espontânea" refere-se à morte por um incêndio que se origina sem uma fonte externa aparente de ignição; acredita-se que o fogo comece dentro do corpo da vítima.
Classe C Incêndio gerado pela queima de equipamentos e instalações elétricas energizadas, tais como quadros de força, fiação elétrica, transformadores, eletrodomésticos, etc. Classe D Fogo causado por metais combustíveis como magnésio, titânio, potássio, lítio, sódio e zircônio.
Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou, mais modernamente, o quadrado ou tetraedro do fogo, quando já se admite a ocorrência de uma reação em cadeia, para nós extinguirmos o fogo, basta retirar um desses elementos.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
É um fenômeno extremo do fogo, que gera uma explosão decorrente da entrada repentina de ar, num ambiente pouco ventilado, com grande concentração de gases aquecidos, e com fogo em estado de latência.
As principais condições que indicam uma situação de “backdraft”: − fumaça sob pressão, num ambiente fechado; − fumaça escura, tornando-se densa, mudando de cor (amarronzada e amarelada) e nunca abra o ambiente repentinamente pois poderá causar uma explosão − calor excessivo do ambiente (pode ser percebida pela ...