Os fluxos populacionais entre países são denominados de migrações internacionais, essas podem ocorrer por atração ou por repulsão, a primeira geralmente acontece quando as pessoas vivem em países nos quais não há boas condições de vida e de trabalho, são atraídas rumo a países desenvolvidos, como Estados Unidos, países ...
A globalização pode impactar os fluxos migratórios de diversas maneiras. Com a integração econômica, social e cultural entre os países, as oportunidades de emprego e melhores condições de vida em determinadas regiões podem atrair pessoas de outros lugares, resultando em um aumento nos fluxos migratórios.
Portanto, como podemos observar, os fluxos que estruturam a sociedade global e suas redes internacionais são compostos por interações econômicas, informacionais e demográficas.
As consequências dos fluxos migratórios podem ser: a influência na economia local, os desafios sociais e políticos e, inclusive, a integração cultural entre residentes e imigrantes. Além disso, muitos imigrantes sofrem com xenofobia.
A Revolução Técnico-Científica Informacional também intensificou sobremaneira a expansão das redes, incluindo a própria rede de transportes, por meios dos aviões e jatos mais avançados. A formação das redes digitais e também os avanços nas redes de comunicação tornaram-se grandes marcos para esse período.
O fluxo não é a rede de fiações, mas sim a eletricidade que nela circula, ou as mensagens que a atravessam de um para o outro lado entre dois telefones.
Os fluxos populacionais entre países são denominados de migrações internacionais, essas podem ocorrer por atração ou por repulsão, a primeira geralmente acontece quando as pessoas vivem em países nos quais não há boas condições de vida e de trabalho, são atraídas rumo a países desenvolvidos, como Estados Unidos, países ...
No Brasil, um dos fatores que exercem maior influência nos fluxos migratórios é o de ordem econômica, uma vez que o modelo de produção capitalista cria espaços privilegiados para instalação de indústrias, forçando indivíduos a se deslocarem de um lugar para outro em busca de melhores condições de vida e à procura de ...
A globalização divide-se em econômica e cultural. A propagação de informações de maneira rápida e o maior contato com diferentes povos e culturas são vantagens da globalização.
Fluxo de pessoas é um termo usado para se referir à movimentação populacional em um determinado lugar. Isso pode acontecer entre cidades, ruas ou mesmo dentro de um único estabelecimento. Existem vários exemplos de como esse fator ocorre, bem como as motivações que o estimulam.
Quais são os tipos de fluxos populacionais existentes?
Migração externa ou internacional: deslocamentos entre países, chamada também de imigração. Migração interna: aquela que acontece dentro das fronteiras de um mesmo país. Migração inter-regional: fluxo que se dá entre diferentes regiões dentro de um mesmo país.
A estrutura populacional de uma espécie, isto é, o conjunto de suas características genéticas e demográficas, é resultado da ação e das interações de uma série de mecanismos evolutivos e ecológicos. Até há pouco tempo, o estudo desses mecanismos desenvolveu-se isoladamente.
Quais são os principais motivos para os fluxos populacionais no Brasil?
No Brasil, o principal fator que impulsionou as migrações foi o econômico. Em diversos momentos da história do país, determinadas atividades econômicas expandiram, atraindo um grande fluxo de pessoas à procura de emprego ou da melhoria de seu nível de vida.
Migração, imigração e emigração fazem referência ao mesmo processo, o ato de migrar de um local para o outro. Entretanto, esse movimento pode ser de saída ou entrada, daí as diferenças.
Conjunto de informações e análises geográficas sob a ótica das redes que articulam e organizam o território, a partir do levantamento e da sistematização de dados referentes ao fluxo de mercadorias, pessoas, energia e informação.
1 Ato ou efeito de fluir. 2 Escoamento ou movimento contínuo que segue um curso, uma corrente; descarga, vazão: “O velório tinha um fluxo pequeno de visitantes.