Por Agência 24h* O “fogo frio”, como é chamada a queimada de menor impacto, é uma técnica de combate a incêndios florestais antiga, praticada pelos índios e povos tradicionais. Aplicada pela primeira vez há 22 anos em Mato Grosso do Sul, a queima prescrita foi regulada em 2019 por um plano estadual.
Dissolva o mel na aguardente. Depois unte tudo e deixe madurar em recipiente de vidro fechado por 3 dias, de preferência na mesma garrafa de vidro da aguardente. Nesse período observará a mudança de cor em decorrência da canela e do cravo, fica tudo marronzinho e bem cheiroso (não abra durante este período).
a) Resfriamento: Quando se retira o calor; b) Abafamento: Quando se retira o comburente; c) Isolamento: Quando se retira o combustível. O que entra em combustão não é o corpo em si, mas os vapores desprendidos.
O fogo grego, também conhecido como fogo à prova d'água, é uma mistura viscosa inflamável, que flutua e queima até mesmo em contato com água, sendo muito difícil de apagar.
Classe A: Iniciado por sólidos inflamáveis como madeira, tecidos, papel ou plásticos. Classe B: Causado por líquidos inflamáveis como petróleo, gasolina ou asfalto. Classe C: Originado por gases inflamáveis, como o gás natural.
Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou, mais modernamente, o quadrado ou tetraedro do fogo, quando já se admite a ocorrência de uma reação em cadeia, para nós extinguirmos o fogo, basta retirar um desses elementos.
O balde de areia para combate a incêndios funciona de forma simples e eficaz. Quando um incêndio ocorre, o balde é rapidamente preenchido com areia e transportado até o local das chamas. A areia é então despejada sobre o fogo, abafando as chamas e reduzindo a quantidade de oxigênio disponível para sua propagação.
Em incêndios (principalmente em casa), as chamas mais frias costumam ser vermelhas e produzem mais fumaça. Aqui, a cor vermelha em comparação com a cor amarela típica das chamas sugere que a temperatura é mais baixa.
Ela é produzida pela combustão do gás liquefeito de petróleo (GLP), mais conhecido como gás de botijão. Podemos definir como combustão a reação do combustível (GLP) com o comburente (oxigênio do ar). A cor azul da chama é produzida em razão da combustão completa, ou seja, reação total com o oxigênio.
Produz jatos verticais de faíscas incandescentes que simulam uma labareda de fogo. O efeito é criado através de uma tecnologia de aquecimento eletromagnético de um pó metálico especial que gera as faíscas. É totalmente segura pois não gera fogo e nem calor e não queima em contato com a pele ou objetos inflamáveis.
A água é mais eficaz em incêndios de Classe A, que envolvem materiais sólidos, como madeira, papel e tecidos. A razão para isso é que ela resfria o material em chamas e remove o calor necessário para a combustão. Mas, atenção ao próximo tópico!
Os elementos que compõem o fogo são combustível, comburente e calor. Estes formam o Triângulo do Fogo. Quando ocorre a reação em cadeia desses três elementos, tem-se o quadrado do fogo, ou Tetraedro do Fogo, que substitui o Triângulo do Fogo.
1. Fogo - É uma reação química de oxidação com desprendimento de luz e calor, esta reação é denominada de combustão. 2. Incêndio - É todo o fogo não controlado pelo homem que tenha a tendência de se alastras e de destruir.
Os extintores de classe K são projetados especificamente para combater incêndios que envolvem óleos de cozinha e gorduras animais, como os que ocorrem em cozinhas comerciais, restaurantes e outros locais onde alimentos são preparados.
Classe B. Em suma, o incêndio desta classe acontece em líquidos ou até mesmo gases inflamáveis, da mesma forma sólidos que se liquefazem. Como exemplo, temos a gasolina, graxas, querosenes, óleos, parafinas e demais derivados de petróleo.
Classe A. É caracterizada por materiais incendiados sólidos como tecidos, madeira, algodão, papel, borracha, etc. Os extintores ideais para serem utilizados são os à base de água pressurizada ou de espuma.
A classificação das formas de combustão do fogo é de acordo com a velocidade com a qual o fogo se desenvolve. E essa velocidade depende de dois elementos principais: o comburente e o combustível. Sendo assim, vamos encontrar as seguintes as formas de combustão: a completa; a incompleta; a espontânea e a explosão.