Legenda: descrevem os símbolos utilizados nos gráficos e nos auxiliam na leitura e na interpretação dos dados que estão sendo apresentados. Fonte: indica geralmente o veículo ou a base de dados de onde as informações utilizadas para a elaboração do gráfico foram retiradas. Pode trazer também a autoria do gráfico.
Fontes cartográficas são todas aquelas que se ligam a mapas, sendo fontes cartográficas sobre um determinado período ou sociedade todos os mapas ou estudos para mapas que foram produzidos naquela época, por aquela sociedade ou sobre aquela sociedade.
Qual é o título do mapa Qual é a fonte das informações?
O título do mapa indica o tema ou assunto, bem como informações gerais como localidade, tempo (em caso de mapas históricos ou com precisão temporal necessária), além de qualquer outro tipo de informação que possa ser relevante para a compreensão daquilo que está sendo representado.
Os primeiros mapas foram traçados no século VI a.C. pelos gregos, que, em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental. O primeiro atlas da história moderna surgiu no século XVI, em 1570.
Como saber a localização cartográfica de um imóvel?
1º PASSO: ENTRE NO SITE GOOGLE (www.google.com.br). 2º PASSO: DIGITE O ENDEREÇO PARA LOCALIZAR O IMÓVEL. 3º PASSO: SELECIONE A ABA “MAPS”. 4º PASSO: LOCALIZE O IMÓVEL.
Existe, basicamente, três tipos de escala1: a) ESCALA 1:1, para escala natural; b) ESCALA X:1, para escala de ampliação (X > 1); c) ESCALA 1:X, para escala de redução (X > 1). Quando o objeto a ser representado for muito pequeno, este deverá ser ampliado.
Escala é como uma forma de medida que nos ajuda a entender a diferença entre o tamanho de algo mostrado em um mapa, desenho ou modelo, e o tamanho real desse objeto no mundo real. É como se fosse uma regra para converter as medidas que vemos na representação para as medidas verdadeiras.
Tomemos como exemplo a escala do mapa do Brasil produzido pelo IBGE que aparece na figura. A escala gráfica indica que cada centímetro representado no mapa corresponde a 250 km na superfície real. Dois centímetros são equivalentes a 500 km, três centímetros são 750 km na realidade, e assim sucessivamente.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): O IBGE é a principal fonte de informações geográficas no Brasil e produz diversos mapas do país, incluindo mapas temáticos e cartográficos.
Título. O título é geralmente o primeiro elemento que chama a atenção do leitor em um mapa, situado na parte superior, e serve para resumir sucintamente o que o mapa representa.
Com o Quebra Cabeça Mapa do Brasil as crianças aprendem as 5 regiões e os 26 estados do Brasil, brincando! Na base de madeira estão impressas as regiões do Brasil e por cima, os 26 estados brasileiros que deverão ser colocados no seu lugar!
Os mapas podem ser topográficos e temáticos. Os principais tipos de mapa temático são o mapa físico, o mapa político, o mapa econômico, o mapa demográfico e o mapa histórico. Os diferentes tipos de mapa apresentam informações variadas sobre a superfície terrestre.
No cinema, televisão e jogos eletrônicos, as legendas são os textos que acompanham uma imagem, conferindo-lhe um significado ou esclarecimento. Seu maior uso é na tradução de textos e diálogos de filmes, acompanhando o mesmo em sobreposição, normalmente na zona inferior da película.
Os mapas são instrumentos de representação da realidade. Isso significa que eles reproduzem uma determinada área do espaço para que assim possamos nos localizar nessa localidade, saber onde ela se encontra ou obter informações diversas a respeito.
O mapa mais antigo que se tem notícia é o de Ga-Sur, feito na Babilônia. Era um tablete de argila cozida, datado de aproximadamente 2400 a 2200 a.C. O mesmo contém a representação de duas cadeias de montanhas e, no centro delas, um rio, provavelmente o Eufrates.
“Os mapas servem para localizar no espaço, para orientar, para representar geograficamente determinado espaço.” “Os mapas servem para alguém se situar e definir/identificar o caminho a percorrer para chegar a um determinado destino.