O 4-4-2 é uma formação composta por três linhas definidas. Uma primeira defensiva de quatro jogadores: dois zagueiros e dois laterais. À frente deles, quatro atletas formam a linha de meio-campo, com dois centralizados e dois abertos pelos lados.
O que é a formação 4-4-2 losango? A formação 4-4-2 losango difere do 4-4-2 tradicional apenas em sua estrutura de meio-campo, que consiste em um único volante centralizado, dois meio-campistas abertos e um meia-atacante, que atua por trás de dois atacantes (abaixo). A Juventus jogando em um 4-4-2 losango com Allegri.
Uma outra variação do 4-4-2 é jogar com duas linhas de quatro, esquema muito comum no futebol inglês. Esse esquema consiste em uma primeira linha de quatro, com dois laterais e dois zagueiros, e uma segunda linha formada por quatro meio-campistas.
4-2-4 é um esquema tático usado no futebol que consiste no esquema de usar 2 laterais, 2 zagueiros, 2 Meio-campistas e 4 atacantes e além claro do goleiro. Foi uma revolução tática do futebol, criada pelo Brasil.
O que é o 4-3-3? O 4-3-3 é uma formação que utiliza uma linha de quatro defensores - composta por dois zagueiros e dois laterais - atrás de uma linha de meio-campo com três jogadores.
SISTEMA 4 4 2 EXPLICADO | Esquemas Táticos de Futebol
Como funciona a formação 4x2?
Funciona assim: no sistema 4x2, o time passa a ter quatro atacantes e dois levantadores em lados opostos em quadra, que também podem atacar. O sistema tático inicial mais usado atualmente é o 5x1, quando há apenas um levantador. Nas duas formações, o líbero entra e sai.
Muitas vezes apontado como um sistema tático de perfil defensivo, o 3-5-2 tem sido bastante utilizado por alguns dos principais treinadores do mundo. Por exemplo, o Manchester City, de Pep Guardiola, campeão da Champions League, terminou a temporada 2022/23 com essa organização no ataque.
No futebol, o 3-5-2 é um dos esquemas tácticos das equipas. Tem 3 defensas, 5 meio-campo e 2 avançados. É o segundo esquema tático mais utilizado atualmente.
Veremos de forma mais aprofundada que esquema tático nada mais é que o sistema de jogo adotado pelo técnico para organizar o time dentro de campo e que, se bem executado, pode levar a equipe à vitória.
A 3-6-1/3-4-2-1 é uma opção boa para jogar no ataque, podendo até ser uma variação ofensiva do 4-3-3, porém seu time, e principalmente os laterais, precisam ter muito fôlego pra voltar e marcar.
Os jogadores ofensivos:No sistema 4-2-3-1, existem três jogadores ofensivos atrás do centro para a frente. O jogador central deve ser o criador do jogo e capaz de fazer passes precisos e criar oportunidades de metas. Os outros dois jogadores ofensivos devem ser rápidos e capazes de marcar gols por si mesmos.
4-3-3. 4-3-3. O 4-3-3 é conhecido como um esquema tático com quatro jogadores na defesa, três armadores no meio-campo, e três jogadores no ataque (dois pontas e um atacante). Este esquema foi popular no final da década de 1960 e início da década de 1970, tendo sido usado pela Holanda na Copa de 1974.
O 4-4-2 posiciona dois atacantes como uma ameaça acima. Contra uma linha defensiva rival de quatro jogadores, isso significa que os dois zagueiros adversários estarão sempre ocupados.
O sistema tático de 4-4-2 é composto por quatro defensores, quatro médios e dois atacantes. Em seguida, descreveremos os papéis e responsabilidades de cada um desses jogadores. Os defensores em 4-4-2 são divididos em dois centrals e dois lados.
Uma das formações mais dominantes do jogo, o 4-2-3-1 tem uma defesa consistente, principalmente por usar dois volantes, e um ataque poderoso, com bastante volume de jogo. Além disso, a formação é muito versátil, permitindo que o jogador seja mais ofensivo ou defensivo com a simples troca de uma peça do meio de campo.
O sistema 3x5x2 é formado na linha defensiva por um goleiro, dois zagueiros e o líbero (que poderá atuar a frente dos dois zagueiros e/ou atrás dos dois zagueiros. Sistema 3x5x2: linha defensiva. Sistema 3x5x2: linha média. Sistema 3x5x2: linha de ataque.
O que vai diferenciar será o meio de campo, uma vez que o volante não vai avançar tanto, sempre ficando um pouco mais atrás. Os meios-de-campo do sistema tático 4-4-2 vão fazer as criações das jogadas de contra-ataque avançando em direção a área de ataque e recuando atrás toda vez que for necessário fazer a defesa.
Jogar no 4-2-3-1 significa que a equipe, com a bola, ocupa as faixas externas devido à posição de seus laterais e pontas. Dessa forma, o adversário deve decidir se defenderá mais aberto ou se fechará a faixa central, deixando seus flancos desprotegidos.
O 3-4-3 é uma formação que utiliza três zagueiros e, à frente deles, uma dupla de volantes no meio-campo. Os alas oferecem amplitude ofensiva, enquanto a linha de ataque, formada por três atletas, pode ser utilizada de diferentes formas.
O técnico Carlos Bilardo começou a perceber o jogo tático de outra maneira: ao invés de utilizar seu esquema e fazer com que os jogadores se adaptassem a ele, Bilardo criou um esquema adaptado às características de seu elenco, jogando, assim, em um 3-5-2.
São rápidos, dribladores, conseguem acelerar todas as jogadas quando roubam a bola no próprio campo. O 4-2-3-1 faz ao menos quatro jogadores ficarem mais próximos nesses momentos de campo aberto, enquanto que o 4-3-3 exigia que um volante ou ao menos um lateral participasse muito à frente.