A biópsia nada mais é do que um exame para a retirada de um fragmento (uma pequena parte) de um órgão ou tecido do corpo. Esse fragmento que foi retirado é analisado em laboratório, por um médico patologista. A partir dessa análise, o seu médico pode fazer o diagnóstico, e definir o próximo passo no seu tratamento.
Descrição: Fragmentos Humanos é uma obra inspirada das transformações humanas em diferentes aspectos. Um corpo tecnologico se transfpormando em carne e osso ao tocar uma luz sagarada, traz a reflexão de que as mudanças acontem de fora para dentro e de dentro para fora.
Os pólipos gástricos são pequenas lesões gástricas, assintomáticos na maioria dos casos, e são diagnosticados por acaso durante a endoscopia digestiva alta. Este é o método mais seguro e eficiente para o diagnóstico desses pólipos, que na maioria dos doentes não apresenta sintomas característicos.
fragmentum -i.] s. m. || cada um dos pedaços em que se separa uma coisa partida ou quebrada; pedaço, migalha. || Pequena parte ou porção de um todo: Este opúsculo é um fragmento do meu Nobiliário.
A parte mais importante do laudo anatomopatológico é o diagnóstico. Este é o resultado final do processo de uma biópsia, embora esta seção geralmente esteja no topo da página. Se o diagnóstico for de câncer, esta seção irá indicar o tipo exato da neoplasia e também pode incluir o estadiamento da doença se for claro.
A endoscopia digestiva alta permite ao médico visualizar o esôfago e o estômago, além de fazer biópsias (retirada de pequenos fragmentos do tecido). O material da biópsia é enviado a um laboratório para que seja confirmado (ou não) o diagnóstico de tumor maligno e definido qual o tipo de tumor.
O esôfago, estômago e duodeno devem apresentar uma cor rosada e textura suave e uniforme. Não deve haver nenhum sangramento, tumores, úlceras ou inflamação.
Fragmentos de Corpos Urbanos são ações cênico-performativas realizadas em espaços de passagem, inseridos no fluxo das cidades em apresentação (Dourados/MS e Pelotas/RS).
Do Corpus, de Nancy, ao corpo sem órgãos, de Artaud, Deleuze e Guattari (1980), e ao corpo dilacerado da tradição modernista, o corpo fragmentado é um modelo ético recorrente que promete nos salvar da ameaça universalizante e totalizante do corpo como totalidade e unidade orgânica.
Vale ressaltar novamente: a biópsia não é indicada apenas em casos de câncer, apesar de ser importante no diagnóstico dessa doença. Diversos tipos de câncer, como o câncer de mama, de colo do útero, de próstata e do trato gastrointestinal podem ser diagnosticados.
A neoplasia indiferenciada é um tipo de tumor que, ao ser analisado no microscópio, não apresenta características específicas que permitam aos médicos identificarem exatamente que tipo de célula ou tecido está envolvido.
A primeira informação relevante é se as células cancerígenas estão contidas dentro dos ductos mamários (local por onde o leite é drenado até o mamilo) ou se a parede do ducto foi rompida e as células invadiram o tecido mamário ao redor do ducto.
Quando os sinais começam a aparecer, são exemplos possíveis: Anemia: Uma queda nos níveis de hemoglobina que pode causar fadiga e palidez. Azia persistente: Embora comum, quando frequente pode indicar problemas mais sérios. Dores no abdomen: Especialmente acima do umbigo, que não melhoram com medicação usual.
O principal exame para o diagnóstico do câncer de estômago é a endoscopia digestiva alta, seguida de biópsia e exame anatomopatológico. Mas outros exames também são importantes para avaliar a extensão do tumor.
Os pólipos no estômago, ou pólipos gástricos, são massas de células que podem surgir devido à proliferação excessiva de células presentes na mucosa no estômago, e na maioria das vezes não causam sintomas, sendo descobertos em exames de rotina.
A análise da amostra retirada durante a biópsia visa confirmar (ou não) a presença do câncer. Em caso positivo, a amostra também é usada para determinar o tipo de câncer, por exemplo, se é adenocarcinoma, tumor carcinoide, tumor estromal gastrointestinal ou linfoma.
O exame de endoscopia, também chamado de endoscopia digestiva alta, é o procedimento mais adequado para rastreamento e diagnóstico das lesões pré-malignas, tumores, refluxos e úlceras do tubo digestivo. Para o câncer, é o principal procedimento preventivo. O exame é feito de maneira simples, sob a sedação.
A endoscopia com biópsia é solicitada quando são encontradas áreas anormais durante o exame. Consiste em coletar amostras de tecido retiradas do esôfago, estômago e duodeno que passam por análise anatomopatológica. Com isso, é possível identificar bactérias, inflamações, células cancerígenas ou outras doenças.
3 Cada uma das pequenas partes em que se divide um todo. 4 Pedaço de algo que se rompeu ou se partiu. 5 Parte que resta de uma obra literária antiga. 6 Trecho de discurso ou de obra literária.
Entende-se por fragmento toda a parte que constitui um elemento superior e que foi voluntária ou involuntariamente separada do resto por um determinado motivo.