A IASB Framework (Estrutura Conceitual IASB) é a estrutura conceitual da Contabilidade Financeira que fixa os conceitos que suportam a preparação e apresentação das demonstrações contábeis destinadas a usuários externos.
Qual a função da estrutura conceitual Framework na contabilidade?
A função da Estrutura Conceitual (Framework) na contabilidade é definir os princípios, conceitos e padrões que norteiam a prática contábil, orientando a elaboração e interpretação das demonstrações financeiras e fornecendo uma base sólida para o desenvolvimento de normas contábeis.
Mantém um processo de elaboração de normas sistemático, aberto, participativo e transparente, interagindo com investidores, reguladores, empresários e com a profissão contábil em geral, em cada estágio do processo.
Quais são os pressupostos básicos das demonstrações contábeis?
Um pressuposto básico para a elaboração das Demonstrações Contábeis é o da apropriação das receitas e das despesas, com suas mutações nos ativos e passivos e, conseqüentemente, no patrimônio líquido, com fundamento nos momentos em que seus fatos geradores contábeis ocorrem, e não apenas quando de seus reflexos no caixa ...
Quais são as 4 características da informação contábil?
A apresentação da análise realizada sobre o procedimento experimental, a seguir, segue a ordem sequencial das características qualitativas da informação contábil disposta no Quadro 01 deste trabalho (relevância, representação fidedigna, comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade).
Quais são os princípios fundamentais de contabilidade?
3º São Princípios Fundamentais de Contabilidade: I) o da ENTIDADE; II) o da CONTINUIDADE; III) o da OPORTUNIDADE; IV) o do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL; V) o da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA; VI) o da COMPETÊNCIA; e VII) o da PRUDÊNCIA.
As demonstrações contábeis obrigatórias são: o Balanço Patrimonial; a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA); a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL); a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC); a Demonstração do Valor Adicionado (DVA); a ...
Quais são os 3 níveis da análise das demonstrações contábeis?
15) “podemos dividir a análise das demonstrações contábeis em três níveis: introdutório, intermediário e avançado”. No nível introdutório, são abordados apenas alguns indicadores básicos, como os índices de liquidez, rentabilidade e de endividamento.
A IFRS 1 trata de adoção das normas contábeis pela primeira vez em que as empresas elaborarão suas demonstrações contábeis, é diferente da IAS 1, que trata do formato, do conteúdo e da apresentação das Demonstrações Contábeis preparadas de acordo com o IFRS para empresas que já elaboram pela segunda vez ou mais suas ...
O que é o IFRS? O IFRS (International Financial Reporting Standards) é um conjunto de normas internacionais de contabilidade, emitidas pelo IASB (International Accounting Standards Board). As normas foram criadas com o objetivo de padronizar os procedimentos contábeis e critérios de negociação.
O principal normatizador contábil no mundo é o IASB - International Accounting Standards Board, que emite as IFRS - International Financial Reporting Standards.
Framework é um termo que se refere a estratégias e ações que visam solucionar um tipo de problema. Contudo, a sua definição vai muito além do mercado de TI ou de software. Sendo assim, essa é uma forma encontrada pelas empresas de otimizar os seus resultados através de abordagens prontas.
Nesse contexto, a Associação Americana de Contabilidade produziu, em 1966, um documento intitulado "A Statement of Basic Accounting Theory (Asobat)", no qual a Contabilidade é " ...o processo de identificação, mensuração e comunicação de informação econômica para permitir a realização de julgamentos bem informados e a ...
Dá nova redação à NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais e com fundamento no disposto na alínea ―f‖ do art.
Por isso dizemos que o balanço patrimonial é uma das maneiras mais claras de observar a situação financeira de uma empresa. O que faz dele o relatório contábil mais importante de qualquer negócio.
Quais são as 4 principais demonstrações financeiras?
Os demonstrativos mais importantes são: Balanço Patrimonial (BP); Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); Demonstrações de Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) e de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA); Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR); Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC); ...
A DRE consolidada combina os resultados financeiros de todas as empresas controladas ou influenciadas pela empresa controladora, eliminando as transações internas entre as empresas para evitar a duplicação de valores e apresentando uma visão integrada do desempenho financeiro do grupo como um todo.
Para satisfazer a esse objetivo, as demonstrações contábeis proporcionam informação da entidade acerca do seguinte: (a) ativos; (b) passivos; (c) patrimônio líquido; (d) receitas; (e) despesas; (f) outras alterações nos patrimônio líquido; e (g) fluxos de caixa.
A NBC TG 1000 aborda, dentre outros, assuntos como Conceitos e Princípios Gerais, Apresentação das Demonstrações Contábeis, Balanço Patrimonial, Demonstração dos Flu- xos de Caixa, Demonstrações Consolidadas e Separadas, Políticas Contábeis, Mudança de estimativa e retificação de erro, etc.
De forma resumida, relatórios contábeis são documentos que trazem informações apuradas pelo setor de contabilidade de uma empresa. Ele compreende dados como despesas, recebimentos, registros como custos, e impostos diversos.
A escrituração contábil é o registro do conjunto de lançamentos contábeis de uma empresa, feito de forma cronológica e especificando a origem de todos os fatos que aconteceram na companhia. A escrituração contábil é muito importante para controlar o patrimônio da empresa, e é um dos pilares do planejamento tributário.