Qual a diferença entre selador e fundo preparador para madeira?
O selador é capaz de realizar o preenchimento dos “poros” da superfície que será pintada, resultando em uma pintura final uniforme, com acabamento perfeito; O fundo preparador cria uma proteção, barrando a alcalinidade, proporcionando uma extraordinária aderência, entre outros aspectos.
O primeiro passo crucial é realizar uma limpeza profunda da superfície da madeira. Remova poeira, sujeira, gordura e outros contaminantes que podem interferir na aderência da tinta. Uma limpeza adequada cria uma base sólida para a aplicação da tinta, garantindo um acabamento uniforme.
O Fundo Branco Para Madeira, é indicado para aplicação da primeira demão, preparando a superfície para aplicação da tinta a óleo e esmaltes sintéticos. Proporciona um melhor nivelamento e acabamento final da tinta.
APRENDA DE UMA VEZ POR TODAS A DIFERENÇA ENTRE SELADOR E FUNDO PREPARADOR
É necessário usar fundo preparador?
Sim, se a tinta antiga apresentar calcificação, bolhas ou descascamentos. Porém, caso a tinta esteja em perfeitas condições, o fundo pode ser dispensado.
No caso das madeiras resinosas, que soltam óleos e extrativos que dificultam a secagem do acabamento e podem causar manchas, o ideal é preparar a superfície previamente através da aplicação de um isolante para madeira.
No caso da madeira, a tinta esmalte sintético é a opção mais indicada, já que é feita especialmente para cobrir, proteger e dar acabamento a esse tipo de superfície. Essa é a principal diferença em relação às tintas para parede, que devem ser acrílicas.
O primeiro passo para selar a madeira é lixar da forma correta, ou seja, sempre no sentido da fibra da madeira. Logo que o material é lixado, você já pode então, aplicar o produto selador de sua preferência.
O que acontece se pintar madeira com tinta acrílica?
As tintas acrílicas são muito utilizadas em reparos em móveis de madeira e também podem ser diluídas em água. A diferença é que, a sua base é feita com resinas acrílicas que garantem maior impermeabilidade da superfície, o que é crucial para superfícies que ficam expostas ao sol, chuva e ventos.
Ele entra na etapa do acabamento preparando a superfície para receber a aplicação do verniz e do óleo. O primer é responsável por diminuir a porosidade, deixando a madeira mais uniforme e impedindo que ela absorva excesso de líquido, o que consequentemente, reduz danos e desperdício de produtos.
Após retirar todo o pó da madeira, use a Suvinil Fundo Seca Rápido, um produto fundamental para a preparação de superfícies novas. Ele dá aderência para pintar sobre madeira, alumínio, metais galvanizados, PVC e alvenaria, é fácil de lixar e ainda possui alto poder de selagem.
Um dos principais cuidados com a madeira é lixá-la antes de começar a aplicar qualquer produto. Isso ajuda a eliminar farpas e possíveis imperfeições que podem atrapalhar na hora de passar a tinta e, principalmente, preservar a pintura futuramente.
A aplicação da massa para madeira é o primeiro passo quando se fala em pintura em madeira crua, ou seja, madeira que está sendo utilizada pela primeira vez. Com o passar do tempo, trincas, rachaduras e outras imperfeições surgem na madeira, causando irregularidades e desnivelamentos na superfície.
- Deixar o primário e demãos de tinta secar totalmente. - Não pintar em madeiras ricas em taninos sem fazer uma lavagem prévia com álcool etílico ou diluente natural ( caso contrário a tinta não seca e descasca). - Não pintar sobre superfícies que estejam sujas ou com pó.
O fundo preparador melhora a aderência de tintas e massas na parede, aumenta a durabilidade da alvenaria e ainda melhora o rendimento da sua tinta. O selador tem apenas uma função: preencher superfícies muito porosas, como o caso de paredes novas com concreto exposto.