Gasolina de Aviação Petrobras Produzimos e comercializamos a gasolina de aviação do tipo GAV-100 LL (low lead / baixo teor de chumbo), identificada pela coloração azul, seguindo o que é praticado no exterior.
O certo é que tenha cor bem parecida com a do querosene que utilizamos na limpeza doméstica, ou seja, incolor ou levemente amarelada, variação que pode acontecer em virtude dos processos de refino e da composição química do combustível.
Produzimos e comercializamos a gasolina de aviação do tipo GAV-100 LL (low lead / baixo teor de chumbo), identificada pela coloração azul, seguindo o que é praticado no exterior.
Sua gasolina é Petrobras Podium. Melhor Desempenho: sua altíssima Octanagem (RON 102 “de fábrica" mínimo garantido) proporciona o máximo aproveitamento da potência do motor, sendo ideal para automóveis e motos com motores de elevada taxa de compressão e/ou turboalimentados.
Somente a gasolina podium é incolor. 2- Gasolina Aditivada: é igual à gasolina comum (mesmo índice de octangem e mesmo teor de enxofre), porém, conforme o próprio nome indica, a gasolina aditivada possui aditivos detergentes e dispersantes que promovem a limpeza do sistema de combustível e dos bicos injetores.
Para aviões e helicópteros com motores a turbina, como jato-puro, turboélices ou turbo-fans, utiliza-se o querosene. A estabilidade térmica do querosene é o que garante o desempenho da aeronave.
Considerando as principais redes de postos do Brasil, o combustível pode ser identificado pelos nomes Podium (Petrobras), V-Power Racing (Shell) e Ipimax Pro (Ipiranga). Já as gasolinas aditivadas podem ser identificadas pelos nomes Grid (Petrobras), V-Power (Shell), Ipimax (Ipiranga) e Ron (Gulf).
Criada por volta dos anos 2000, a gasolina Podium é considerada como a melhor gasolina, não só do Brasil, mas do mundo. Suas unidades de IAD (Índice Anti-Detonante) chegam a surpreendentes 97, ficando a frente de todas as outras gasolinas comercializadas no território brasileiro e em outros países.
O querosene de aviação, também conhecido como QAV, é o combustível que abastece aviões e helicópteros dotados de turbina a jato, turboélices ou turbo-fans. Seu principal uso é no transporte aéreo comercial.
Também conhecido como biocombustível, o combustível verde é um tipo de fonte de energia renovável com menor impacto ambiental. Produzido a partir de matéria prima orgânica, ele tem o objetivo de reduzir a emissão de poluentes e promover a sustentabilidade ambiental.
Custando em média R$ 584, o preço da tarifa aérea encerrou os cinco primeiros meses de 2024 em queda de 2,4%. O valor está 8,6% menor que em 2023, quando atingiu R$ 653.
O combustível, citado pelas empresas aéreas como justificativa para o preço alto das passagens, custava R$ 3 por litro em fevereiro de 2020 (em valores corrigidos), saltou para R$ 6 em julho de 2022 e, em maio deste ano, chegou a R$ 3,8. O preço do querosene de aviação está em rota descendente.
A aeronave tem capacidade para 32.940 litros de querosene, combustível utilizado pela aviação. A média do preço por litro no Brasil é de R$ 3,73, ou seja, são R$ 122.866 gastos em um abastecimento completo.
um avião consome 23 litros de gasolina por minuto de vôo. Sabendo-se que 1 litro de gasolina de avião tem 0,7 quilograma e que o avião deve transportar 50% a mais do que a gasolina necessária, quantos quilogramas de gasolina o avião deve transportar para fazer uma viagem que dura 1 hora?
Por dois motivos: primeiro por ser exclusiva de aviões e helicópteros e comercializada apenas em aeroportos e heliportos. Em segundo lugar, por danificar o automóvel, porque essa gasolina de aviação contém chumbotetraetila, que provocaria um senhor estrago nos catalisadores dos automóveis.
Gasolina azul: é a do tipo B com NO = 82; 3. Mistura de gasolina e álcool: se encontra entre as gasolinas adulteradas e possui NO = 76. Ela se classifica como Gasolina do tipo C.
Na gasolina comum e na aditivada temos 95 octanas RON, enquanto na V-Power Racing (Shell) tem no mínimo 98 octanas RON, na Podium (BR) tem entre 97 e 102 octanas RON e na Octapro (Ipiranga) tem em média 103 octanas RON.
Para ser bem direto, não existe gasolina pura no Brasil. A gasolina refinada é resultado de um processo que começa com a extração dos elementos do petróleo bruto, que ao ser submetido a altas temperaturas dá origem, ainda, a outros produtos, como o óleo diesel, o querosene e o gás.
A gasolina aditivada é vantajosa para o carro porque possui componentes que melhoram a performance do motor. Os aditivos ajudam a remover resíduos originados pela combustão, melhoram a lubrificação dos componentes e também conservam os bicos da injeção eletrônica.
A gasolina de alta octanagem da Shell. Desenvolvida em parceria com a Scuderia Ferrari para que os motores de alto desempenho aproveitem ainda mais todo o seu potencial e com a exclusiva tecnologia Dynaflex que traz mais performance e rendimento¹ para o motor do seu carro.
A gasolina premium, por sua vez, é mais utilizada para carros equipados com motores de alta taxa de compressão, de alta performance, como Porsche, Ferrari, Lamborghini, AMG e BMW M3, por exemplo.