Sobrenome alemão com origem na profissão de fabricante de carroças ou carruagens, do médio alto alemão wagener (de Wagen, carro). É um dos sobrenomes mais comuns na Alemanha, com variações regionais como Weiner e Wehner (médio alemão) e Wegener e Wegner (baixo alemão).
A origem das palavras em Alemão | der GEIST #alemaoparainiciantes #geist #alemaodeverdade
Por que se chama Wagner?
Seu codinome "Wagner" (que dá o nome à companhia) provém de Richard Wagner, compositor favorito de Adolf Hitler, que foi transformado em símbolo pela Alemanha Nazista.
Derivado do alemão antigo "Waganari", o nome Wagner tem o significado de "aquele que fabrica vagões" ou "carroceiro". Ao longo dos séculos, o nome Wagner tem sido associado a personalidades marcantes, incluindo figuras históricas, artistas e profissionais de diversas áreas.
O nome Fritz é uma forma diminutiva alemã do nome Friedrich, que por sua vez tem origens germânicas. Friedrich é composto pelas palavras germânicas "fridu", que significa "paz", e "rihhi", que significa "governante" ou "rei". Portanto, o nome Fritz pode ser interpretado como “governante pacífico” ou “rei da paz”.
Schmidt (ou outras variantes, como Schmitt) é um dos sobrenomes mais comuns na Alemanha e também na região sul do Brasil. Tem origem na profissão do patriarca da família; vem do médio alemão smit ou baixo-médio alemão smet, Schmedt e Schmied, ferreiro. A versão inglesa é Smith; em italiano, Ferraro ou Ferrari.
O sobrenome alemão Müller ou Mueller significa moleiro em português e tem sua origem como um nome ocupacional, que denota um empregado ou um proprietário de um moinho, onde os grãos eram moídos até se converterem em farinha.
Kita é a abreviação de Kindergarten, ou seja, jardim de infância. Schule é a escola de ensino primário ou secundário. É o vale-creche gratuito oferecido pelo governo para todas as crianças registradas na Alemanha. Depois de conseguir esse vale, a família tem até 3 meses para encontrar uma Kita.
O sobrenome mais popular da Alemanha é Müller. Depois vêm Schmidt, Schneider, Fischer e Meyer. O topônimo mais comum na Alemanha é Hausen, que diz respeito a “Haus” (casa), uma moradia fixa.
Ragnar. Este é um nome para quem quer mudar o mundo! Ragnar foi um guerreiro lendário, que se tornou um rei dinamarquês. Além disso, a nomenclatura faz uma referência à expressão Ragnarök, o "fim do mundo" para a mitologia nórdica, atrelando à nomenclatura o sentido de "guerreiro" e "conselheiro".
Significa o que veio do rio de águas escuras e indica uma pessoa que, com seu temperamento impulsivo, consegue resultados rápidos em tudo o que se propõe a fazer. Mas nem sempre esses resultados são satisfatórios, pois o excesso de autoconfiança pode induzi-lo ao erro.
Significa homem-leão e indica uma pessoa que não mede esforços para atingir seus objetivos. Ele tem uma sensibilidade muito acentuada, o que faz com que não passe por cima dos outros.