É a forma farmacêutica semissólida de um ou mais princípios ativos que contém um agente gelificante para fornecer viscosidade a um sistema no qual partículas de dimensão coloidal - tipicamente entre 1 nm e 1 μm - são distribuídas uniformemente. Um gel pode conter partículas suspensas.
De acordo com a Farmacopéia Brasileira, gel é uma forma farmacêutica semissolida de um ou mais princípios ativos, composta por agentes gelificantes apropriados, com objetivo de conferir firmeza a uma solução ou disperção.
Vantagens e desvantagens da forma farmacêutica gel: Vantagens: - Fácil aplicação e remoção; - Proporciona uma liberação mais controlada do fármaco; - Pode ser utilizado em áreas de difícil acesso; - Não deixa resíduos; - Pode ser utilizado em diferentes tipos de pele.
O gel, na verdade, é utilizado para se referir a forma e estado físico do produto e não suas propriedades em si. Os géis são misturas homogêneas de diversos monômeros acrílicos e possuem uma textura semi-sólida até a polimerização – quando ele vai se solidificar completamente.
São obtidos por misturas de materiais naturais ou sintéticos na água ou mistura de solventes, em um processo chamado geleificação. Uma forma fácil de criar um gel é fazendo uma solução em 10ml de água de 3g de acetato de cálcio e em seguida disolver em 75ml de álcool etílico.
É a forma farmacêutica semissólida com um ou mais Insumos Farmacêuticos Ativos Vegetais (IFAV) que contém um agente gelificante para fornecer viscosidade a um sistema no qual partículas de dimensão coloidal – tipicamente entre 1 nm e 1 μm – são distribuídas uniformemente. Um gel pode conter partículas suspensas.
O gel-creme é constituído de uma fase aquosa, composta de um formador de gel, como carbômero (polímero carboxivinílico) ou ainda hidroxietilcelulose e uma fase oleosa composta de ceras e emolientes leves. Há ainda o álcool-gel para a higienização das mãos, formado basicamente por água, álcool etílico e um polímero.
Os 4 principais são o esmalte em gel, o gel soft, o gel hard e o gel trifásico. Cada um possui características específicas e serão melhor aproveitados em determinadas situações. Confira um pouco mais sobre cada um deles a seguir.
Gel Acelerador Do Prazer Lubrificante Íntimo Goze+ Excitante Feminino 4 em 1. O Goze + é um incrível e poderoso gel que acelera o seu prazer, um produto perfeito para mulheres que possuem dificuldade em alcançar o seu orgasmo ou até mesmo as que nunca conseguiram.
O gel é exatamente o contrário do sol: Nesse tipo de coloide as partículas formam uma complexa malha tridimensional, que mantém o dispersante em uma estrutura semirrígida. Dessa forma, ele passa a ter algumas propriedades macroscópicas parecidas com as dos sólidos, como a elasticidade e a manutenção do formato.
- Polvilhar o mais uniformemente possível o Carbopol sobre a água ou a mistura de água e álcool e deixar repousar durante 12- 24 horas para que o gel seja desenvolvido. Se a fórmula tiver glicerina, humedecer previamente o carbopol em almofariz.
Quais são as formas farmacêuticas mais comuns de medicações? As formas sólidas podem ser divididas, entre outras, em comprimidos, drágeas, cápsulas, supositórios e óvulos. As formas líquidas principais são soluções, xaropes e extratos fluidos.
Via oral. Muitos medicamentos podem ser administrados oralmente como líquidos, cápsulas, comprimidos ou comprimidos mastigáveis. Como a via oral é a mais conveniente e, geralmente, a mais segura e menos dispendiosa, ela é a via utilizada mais frequentemente.
Quais as vantagens e desvantagens da forma farmacêutica gel?
Vantagens: Baixo custo, melhor estabilidade físico-química, maior facilidade na administração, a precisão na dosagem, além de reduzir a percepção de sabores e odores desagradáveis. Desvantagens: Impossibilidade de ajuste da dose no produto final e por proporcionar absorção menor se comparados às soluções ou líquidos.
Este medicamento atua promovendo analgesia (redução da dor) e hiperemia (aumento da quantidade de sangue na superfície do local afetado) da pele, no local em que é aplicado; promove leve anestesia local causada pela sensação de frio que promove no local de sua aplicação; age produzindo vasodilatação local, aliviando a ...
Já ouviu falar do “Melzinho do Amor”? Trata-se de uma substância que se popularizou entre os jovens como um potente estimulante sexual. Nos homens, ele promete um efeito semelhante ao do medicamento para disfunção erétil conhecido como Viagra. Nas mulheres, ele promete aumentar a libido.
Como usar o Lubrificante? Coloque a quantidade desejada nas pontas dos dedos, em seguida, aplique o lubrificante na região íntima e realize a penetração. Na masturbação: Coloque a quantidade desejada nas pontas dos dedos, em seguida, aplique na região íntima e faça a estimulação.
O banho de gel trata-se de um procedimento de blindagem realizado nas unhas, através de um gel fortalecedor. O banho de gel é uma cobertura, que pode ser feita com gel ou acrílico, o mesmo material usado no processo de alongar as unhas.
O esmalte em gel tem um acabamento brilhante e lustroso. Ele dá às unhas um aspecto polido e profissional, sem a necessidade de camadas e mais camadas de extra brilho.
É a forma farmacêutica semissólida de um ou mais princípios ativos que contém um agente gelificante para fornecer viscosidade a um sistema no qual partículas de dimensão coloidal - tipicamente entre 1 nm e 1 μm - são distribuídas uniformemente. Um gel pode conter partículas suspensas.
O consumo do gel só é recomendado a partir do momento que o atleta já faz uma alimentação correta para reposição de nutrientes, ele não deve entrar no lugar da alimentação quando não se está correndo . O gel é apenas para treinos e provas longas, fora isso, seu consumo é dispensável, a alimentação deve ser prioridade.
Além da remoção eficaz de impurezas, o gel ajuda a equilibrar a produção de óleo, prevenindo a acne e proporcionando uma aparência mais fresca. A limpeza profunda promove a renovação celular, contribuindo para uma pele mais suave e radiante.