Gol Special: é uma versão intermediária, com motores 1.0 ou 1.6 e mais itens de série que o Gol básico. Gol Plus: é uma versão mais equipada que o Gol Special, com motores 1.6 e itens como direção hidráulica, vidros elétricos e travas elétricas.
O modelo contava também com o elogiado motor AT-1000 com injeção multipoint, de 54,4 cv ABNT a 5.200 rpm e 8,6 kgfm de torque a 3.500 rpm, capaz de levar o popular de 910 kg a 141 km/h de velocidade máxima e fazer de 0 a 100 km/h em 17,44 s.
Se você quer um carro para o dia a dia, econômico e fácil de manter, o Gol 1.0 MPI é a melhor opção. Por outro lado, se precisa de mais potência e conforto para longas viagens, o Gol 1.6 MSI ou o Gol Automático são as escolhas ideais.
Gol Special: é uma versão intermediária, com motores 1.0 ou 1.6 e mais itens de série que o Gol básico. Gol Plus: é uma versão mais equipada que o Gol Special, com motores 1.6 e itens como direção hidráulica, vidros elétricos e travas elétricas.
A Volkswagen do Brasil reconheceu um problema crônico no motor de partida da linha VW Gol 1.6 8V G6. O problema, que foi relatado por diversos proprietários do modelo, é caracterizado por uma partida pesada do motor, principalmente quando ele está quente.
A quinta geração do Gol é considerada por muitos a mais bonita desse modelo, por isso, ele ainda é muito procurado no mercado de usados, mesmo apresentando algumas falhas crônicas que geraram polêmica na época do seu lançamento.
O motor AP, sigla para Alta Performance, surgiu em 1985, quando a Volkswagen corrigiu esse problema. Instalaram bielas maiores, de 144 mm, pistões de maior diâmetro e virabrequim com menor curso (comparando os 1.6 entre si). Foi o suficiente para garantir aos 1.6, 1.8 e 2.0 8 válvulas um ótimo funcionamento.
O motor AP da Volkswagen foi fabricado no Brasil de 1985 até o fim da produção do Gol G4, em 2013. Nesse período, equipou praticamente todos os modelos nacionais da marca - com exceção apenas do Fusca.
Definitivamente a geração mais odiada do Volkswagen Gol, o G4 foi um salto extremamente negativo de qualidade em relação ao modelo anterior. Enquanto o Gol G3 é considerado a melhor geração do Gol, especialmente por conta do acabamento e oferta de motores, seu sucessor foi a pior.
Independentemente disso – e salvo casos mais raros –, o mais comum é que um motor a gasolina ou flex funcione corretamente por algo entre 200 mil e 300 mil km.
Qual é o Gol mais barato? O Volkswagen Gol 1.0 MPI é a versão mais barata, com preço médio de R$ 13 mil no mercado de usados, variando conforme o nível de conservação, ano e opcionais. Qual o Volkswagen Gol mais vendido? O modelo de Volkswagen Gol mais vendido da história no Brasil é o Gol 1.0 MPI, lançado em 2012.