O Gol Power foi uma versão do hatch compacto da Volkswagen que atravessou quatro “gerações” do modelo, sendo em realidade duas efetivamente em termos de projeto. Tida como uma versão mais completa e esteticamente elaborada, a Power surgiu no Gol G3, seguindo para o Gol G4, depois o Gol G5 e por fim, acabando no Gol G6.
2003: É lançado o primeiro veículo bicombustível do Brasil, o Gol Power 1.6 Total Flex, que pode funcionar com álcool, gasolina, ou qualquer mistura destes combustíveis. Em 2005, o Gol popularizou a tecnologia bicombustível no Brasil, pois nesse ano, a Volkswagen passou a oferecer o Gol 1.0 bicombustível.
O Gol Power (só 1.6) adicionava direção hidráulica, roda aro 15 com calota, faróis de neblina, frisos laterais, detalhes cromados e kit visibilidade (limpador/desembaçador traseiro). Seus para-choques ainda tinham a base sem pintura, melhorando o aspecto visual do Gol.
O Gol Power já vem de série com o pacote I-Trend High, que contempla os seguintes itens a mais que o TREND: 3 Apoios de cabeça traseiros, Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade.
O motor Volkswagen EA-111 ou Power, como é conhecido, passou por várias evoluções até chegar nos modelos atuais. Esse motor nasceu como 1.0, passando para 1.6 em 2001 e 1.4 em 2005 que foi desenvolvido exclusivamente para o veículo utilitário Kombi.
Se você quer um carro para o dia a dia, econômico e fácil de manter, o Gol 1.0 MPI é a melhor opção. Por outro lado, se precisa de mais potência e conforto para longas viagens, o Gol 1.6 MSI ou o Gol Automático são as escolhas ideais.
A Volkswagen do Brasil reconheceu um problema crônico no motor de partida da linha VW Gol 1.6 8V G6. O problema, que foi relatado por diversos proprietários do modelo, é caracterizado por uma partida pesada do motor, principalmente quando ele está quente.
Sim, o Gol Power surgiu com motores 1.0 8V, 1.0 16V e 1.6 8V (AP), com o AP 1.8 seguindo o curso e finalizando com o 1.6 8V (EA111), sendo que o primeiro tinha 65 cavalos a 6.000 rpm e 9,1 kgfm a 4.500 rpm.
O Gol mais econômico realmente é o Ecomotion 1.0 8v. Utilizando etanol, consegue obter 8,4 km/l no ciclo urbano e 12 km/l no ciclo rodoviário. Já com gasolina, faz 9,8 km/l no ciclo urbano e 14,1 km/l no ciclo rodoviário. É o mais econômico de todos, ficando com a nota A na classificação de economia do Inmetro.
Os melhores carros da Volkswagen são os da linha Polo, tanto o próprio hatch, quanto seu sedan, o Volkswagen Virtus e os SUVs Volkswagen Cross e Nivus. Qual é o melhor motor da Volkswagen? O motor TSI da Volkswagen acaba de conquistar o Prêmio de Melhor Motor do Mundo.
Mas, apesar de um motor 16V não ter nada específico que o faça ser ruim, três coisas fizeram com que eles acabassem tendo uma má reputação no Brasil: Manutenção mais complicada; Desempenho fraco em baixas rotações; Revenda mais difícil.
Quantos km um Gol 1.0 faz com 1 litro de gasolina?
Já a gasolina chega a 13,3 km/l na cidade e 14,4 km/l na rodovia. Na transmissão o Gol conta com o sistema manual de 5 marchas. Para maior segurança e conforto conta com freios ABS com EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem). Os freios dianteiros são a disco ventilado e os traseiros a tambor.
O Volkswagen Gol, fabricado em 1994, ficou mais conhecido como Gol bolinha e se consagrou no mercado automotivo brasileiro. O carro que é um ícone até hoje e virou até música.
O Gol G6 2013 na versão I-TREND equipada com ar-condicionado está entre as que apresentam uma boa relação custo x benefício, dentro da linha do carro compacto da Volkswagen do Brasil.