O que é a gota? A gota é uma forma de artrite caracterizada por dor, calor, vermelhidão e aumento de volume (tumefação) das articulações do corpo. Geralmente acomete uma articulação por vez e não é transmitida para outra articulação. Atinge principalmente o dedão do pé, o joelho e o tornozelo.
A gota é caracterizada, inicialmente, por crises recorrentes de artrite aguda, provocados pela precipitação, nos espaços articulares, de cristais de ácido úrico. O quadro clássico consiste em dor intensa, inchaço, calor e vermelhidão na região acometida.
O que causa a gota? A gota é causada pelo acúmulo de ácido úrico que se acumula na corrente sanguínea, formando cristais de urato em uma ou mais articulações. Normalmente seu corpo produz ácido úrico quando decompõe as purinas, e normalmente é dissolvido no sangue, processado pelos rins e excretado pela urina.
Gota é uma doença na qual há o acúmulo de depósitos de cristais de ácido úrico nas articulações devido a concentrações elevadas de ácido úrico no sangue (hiperuricemia). O acúmulo de cristais causa crises (exacerbações) inflamatórias dolorosas nas articulações e ao seu redor.
A gota, ou artrite gotosa, é uma doença inflamatória causada pelo excesso de ácido úrico no sangue, que pode se acumular na articulação e causar inflamação e dor intensa. Embora seja mais comum no dedão do pé, a gota também pode surgir no calcanhar, já que os pés são os principais locais para o acúmulo de ácido úrico.
Gota: sintomas, diagnósticos e tratamentos - Você Bonita (17/09/20)
Como fica um pé com ácido úrico?
Sintomas de ácido úrico alto
Dor e inchaço em uma articulação, especialmente o dedão do pé, tornozelo, joelho ou dedos; Dificuldade em movimentar a articulação afetada; Vermelhidão no local da articulação, que pode até ficar mais quente que o habitual; Deformação da articulação, devido ao acúmulo excessivo de cristais.
Para tratar a doença gota, chamada cientificamente de Artrite Gotosa, recomenda-se a ingestão de medicamentos que atuam sobre o ácido úrico, como a Colchicina, o Alopurinol ou a Probenecida, que diminuem o ácido úrico no organismo, o acúmulo de uratos nas articulações, assim como a previne o surgimento de crises.
A maneira mais eficaz de contornar estas dores é seguir, sempre, a prescrição efetuada pelo seu médico. Não obstante, pode complementar o tratamento com simples ações que ajudam a controlar a dor. Uma das melhores formas de o fazer é recorrer à aplicação de gelo na zona inflamada.
Beber bastante água ajuda a eliminar o ácido úrico do organismo, segundo a nutricionista. “O que pode acontecer é o organismo produzir mais ácido úrico por causa de algum problema – que deve ser investigado por um médico –, mas também a pessoa estar eliminando menos pela urina, por não beber tanta água”, recomenda.
Cerejas: A cereja tem propriedades anti-inflamatórias e estudos revelam que o seu consumo regular em jejum ajuda a diminuir os níveis de ácido úrico no sangue, além de ser uma excelente fonte de fibras, ajudando também na diminuição de lipídios no corpo.
O ácido úrico elevado em si não é necessariamente perigoso. No entanto, se seus níveis permanecerem altos por um longo período, ele pode causar sérias complicações de saúde, como as mencionadas anteriormente.
Qual o melhor antiinflamatório para crise de gota?
Os anti-inflamatórios não esteroides, também conhecidos por AINES, como o ibuprofeno, naproxeno, indometacina ou celecoxib são muito usados para aliviar os sintomas nas crises agudas de gota, em doses mais altas, e para prevenir futuras crises em doses mais baixas.
A gota ocorre em virtude de um acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações. Provoca dor e inchaço nas articulações, principalmente nas do dedão, tornozelo e joelho. A gota provoca dor nas articulações, em especial no dedão do pé, no joelho e no calcanhar.
Os ataques podem durar entre 3 a 10 dias e o tempo estimado entre estas crises é de 11 meses. É uma fase em que pode começar a aparecer os tofos gotosos (pequenos caroços de cristais de ácido úrico, que surgem na pele) e em que podem começar a surgir danos articulares permanentes.
Como é feito o diagnóstico? O diagnóstico da gota é feito sobretudo após um história clínica bem feita asssociada aos exames mostrando níveis elevados de ácido úrico no sangue. Outros exames podem ser solicitados como radiografias e dosagem de ácido úrico na urina.
A dor piora progressivamente e geralmente é extrema, particularmente quando a articulação é movida ou tocada. A articulação fica inflamada — ela incha, fica quente e a pele sobre a articulação pode ter aparência avermelhada ou roxa, enrijecida e reluzente.
Segundo a nutricionista Karla Vilaça, da Nutrenza Assessoria Nutricional, embutidos, como salsicha e presunto, bebidas alcóolicas, caldo de carne, frutos do mar, alguns peixes gordos, como o bacalhau e o salmão, além de tomate, aspargos, cogumelos, ervilha e couve-flor devem ser evitados.
Cristiano Zerbini – Porque à noite o período de jejum é maior e os níveis de ácido úrico aumenta no sangue o que facilita a deposição dos cristais. As crises acometem mais os pés e os joelhos porque os cristais se precipitam com mais facilidade nas áreas mais frias do corpo, como são as extremidades.
Limão. Você já deve ter visto por aí receitas detox com o limão: sucos, chás e até mesmo saladas que conseguem limpar bem o organismo. Essa fruta cítrica realmente possui uma quantidade de antioxidantes, essenciais para eliminar toxinas. Além disso, a vitamina C auxilia na redução do ácido úrico.
O tratamento da crise de gota envolve uso de anti-inflamatórios, colchicina ou corticoide, dependendo do quadro geral de cada paciente. O uso de compressas frias, bem como a elevação do membro afetado fornece um alívio, mas a compressa quente não é indicada.
Procure um especialista em joelho de sua confiança para uma boa anamnese e exame físico para buscar a real causa do problema e consequentemente o tratamento adequado.
Informações do produto. A pomada de Confrei é utilizada na medicina natural principalmente pela presença do acido úrico, que auxilia na renovação celular. É utilizado principalmente como auxiliadora no trato de feridas, possuindo ação cicatrizante e também é muito utilizada para dores nas articulações.
Hidratação Adequada: Importância e Benefícios na Prevenção de Crises. Além da alimentação equilibrada, a ingestão de líquidos é fundamental para a prevenção da formação de ácido úrico nas articulações. Isto porque a hidratação adequada auxilia na eliminação dos cristais de ácido úrico do organismo através da urina.