O que é uma gravidez MO?
A Gravidez Molar, também conhecida como mola hidatiforme ou gravidez em mola, é uma anomalia placentária. Portanto, sua característica é o agrupamento de tecidos anormais das vilosidades coriônicas, formando um emaranhado celular, sendo muitas vezes comparado com um cacho de uva.Qual a causa de uma gravidez molar?
Esta condição pode ser parcial ou completa, dependendo do tamanho do tecido anormal no útero e não tem causa definida, mas pode ocorrer, principalmente, por causa da fecundação de dois espermatozoides em um mesmo óvulo, fazendo com que o feto tenha apenas células do pai.É possível engravidar após uma gravidez molar?
Sabe-se que após uma gestação molar, a mulher possui um risco maior (10x) de uma nova gestação molar. Uma outra visão é que você possui 99% de chance de uma nova gravidez normal e apenas 1 % de outra molar. Se o seu acompanhamento da doença foi finalizado (6 meses), já está liberada para uma nova tentativa.O que causa a doença mola?
Definição: a mola hidatiforme é uma doença trofoblástica decorrente de uma gestação com alteração genética, culminando com multiplicação exagerada das células da placenta, que assumem aspecto de gotas d'água (vesículas) ou cacho de uvas. Existem 2 tipos de mola: a mola do tipo parcial e a mola completa.O que acontece no corpo durante a gravidez
Como evitar gravidez mola?
A anticoncepção é fundamental no acompanhamento pós-molar pois quando ocorre ascensão ou platô do hCG há que se avaliar a progressão da gravidez molar para a neoplasia trofoblástica gestacional. Deve-se, contudo, excluir nova gravidez, ou mesmo a presença de restos molares intrauterinos.Qual exame detecta gravidez molar?
São feitos exames de sangue para medir o nível de gonadotrofina coriônica humana (hCG, um hormônio normalmente produzido no início da gravidez).Como é feita a curetagem de uma gravidez molar?
É realizado por uma curetagem, na qual a mola é retirada por meio de aspiração. por aspiração, a mulher não tenha relações sexuais por 2 semanas e que evite a gravidez, preferencialmente com pílula ou injeção anticoncepcional, durante todo seguimento.Como saber se estou curada da gravidez molar?
Cheque a biópsia da curetagem. No caso da mola hidatiforme, o tratamento é o esvaziamento uterino através da vacuoaspiração. Após o esvaziamento uterino, o seguimento clinico deverá ser realizado até que o BHCG fique negativo.Qual tratamento se faz necessário em pacientes com diagnóstico de mola hidatiforme?
O tratamento para mola hidatiforme varia de acordo com a gravidade do caso. Em casos leves, pode ser necessário apenas o acompanhamento médico regular para monitorar o nível de hormônio hCG no organismo. Já nos mais graves, pode ser indicada a realização de uma curetagem uterina para remover o tecido anormal.Como se pega mola hidatiforme?
Mola Hidatiforme CompletaEsta condição geralmente ocorre quando um óvulo que não contém material genético é fertilizado por um espermatozoide.
O que é aborto molar?
A mola hidatiforme, também conhecida por gravidez molar, é uma das várias patologias que podem levar à interrupção da gestação. Além de causar aborto, a doença pode evoluir para tumor trofoblástico gestacional, uma forma maligna que, se não tratada correta e precocemente, pode colocar a vida da mãe em risco.Qual a relação entre mola hidatiforme e câncer?
Portanto a mola hidatiforme não pode ser considerada “câncer”, mas sim uma doença benigna que pode ter complicações graves devido ao risco de evolução para doença maligna e por isto pode ser considerada uma situação de risco (pré-maligna) que precisa de seguimento com consultas e exames até a cura.É possível engravidar de gêmeos sem ter casos na família?
Porém, há casos em que não há histórico de gêmeos e mesmo assim a gravidez acontece! Tudo isso porque uma pessoa pode liberar mais hormônios que estimulem o amadurecimento dos folículos, o FSH e o estrogênio, e isso pode ser genético ou não. A gravidez gemelar pode acontecer por vários fatores além da genética.Quais são os 3 tipos de gêmeos?
Gêmeos
- Gêmeos univitelinos ou chamados idênticos. Quando um óvulo é fecundado por um só espermatozoide e se divide em duas linhas de células completas, ele dá origem aos gêmeos idênticos, ou monozigóticos, ou ainda univitelinos. ...
- Gêmeos bivitelinos (fraternos) ...
- Gêmeos xifópagos (siameses)