São habilidades a serem desenvolvidas: escutar com compreensão diferentes gêneros orais; ouvir e respeitar opiniões alheias, convergentes ou divergentes das próprias convicções; participar das interações orais, em sala de aula e fora dela, com liberdade, desenvoltura e respeito aos interlocutores; reconhecer ...
Pertencem à oralidade todas as práticas de linguagem que abrangem a oralização dos discursos, ou seja, fala e escuta. A BNCC concebe a oralidade como as práticas de linguagem que se processam em situação oral com ou sem contato diante do outro.
A habilidade EF15LP09 consiste em: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
Eixo da Oralidade - Habilidade EF03LP15 - Beatriz Costa
O que é a habilidade EF15LP02?
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências ...
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
As marcas de oralidade são traços de gírias, abreviações, expressões populares, ou comuns em diálogos, e erros de português que aparecem em textos. Por vezes, dependendo do gênero escrito, essas marcas podem ser propositais. Por exemplo, na literatura e em crônicas, para representar um diálogo orgânico.
A oralidade é entendida como uma atividade verbal presente nas mais diferentes situações sociais em que o indivíduo possa se inserir ao longo de sua vida, é a transmissão oral dos conhecimentos armazenados na memória humana.
A tradição oral é composta pelos mais diversos tipos de gêneros – poemas, canções, adivinhas, provérbios, genealogias, histórias, entre outros – que são essencialmente transmitidos pela fala, pela voz, são ditos oralmente.
O Eixo da Oralidade compreende as práticas de linguagem que ocorrem em situação oral com ou sem contato face a face, como aula dialogada, webconferência, mensagem gravada, spot de campanha, jingle, seminário, debate, programa de rádio, entrevista, declamação de poemas (com ou sem efeitos sonoros), peça teatral, ...
Para desenvolver a comunicação oral desde cedo, é importante diversificar os assuntos tratados em sala de aula. Isso porque a comunicação oral permeia o nosso dia a dia em diferentes práticas sociais: conversas, apresentações, explicações, entrevistas e debates, entre outros.
- Declamar adequadamente, após a compreensão e interpretação de um texto escrito, de forma que o aluno saiba dar ritmo e entonação adequada ao texto; - Solicitar informações em espaços públicos; - Realizar um seminário; entre tantas outras habilidades.
Envolve a ação de linguagem de sujeitos ativos e responsivos em contextos interacionais diversos (públicos ou privados) e registros de linguagem variados (formais ou informais).
“A oralidade é um meio privilegiado de interação e comunicação. Ocupa posição de centralidade nas relações humanas e na constituição da subjetividade. É fundamental aos processos de ensino e aprendizagem”, diz a doutora em Psicologia Analítica Jôse Sales, professora da Universidade Estácio de Sá e psicóloga do Niap.
Promova discussões em grupo. Antes de tudo, incentivar discussões em grupo é uma maneira poderosa de aprimorar a oralidade dos alunos. Por meio de debates, conversas e trabalhos em equipe, os estudantes têm a oportunidade de expressar suas opiniões, argumentar e praticar a escuta ativa.
Nela, estaria inclusa a fala (forma de produção textual por meio de sons articulados e de significados), acompanhada de outros aspectos como a prosódia, os gestos, a expressão facial, os movimentos corporais, entre outros.
realizar regularmente atividades que propiciem condições espontâneas de prática da oralidade (contações de histórias, recontos, conversas em grupos, entrevistas etc);
filmar a performance para, junto com os alunos, observar aspectos que precisam ser revisitados;
HABILIDADE: (EF35EF07) EXPERIMENTAR E FRUIR, DE FORMA COLETIVA, COMBINAÇÕES DE DIFERENTES ELEMENTOS DA GINÁSTICA GERAL (EQUILÍBRIOS, SALTOS, GIROS, ROTAÇÕES, ACROBACIAS, COM E SEM MATERIAIS), PROPONDO COREOGRAFIAS COM DIFERENTES TEMAS DO COTIDIANO.
A habilidade EF15LP02 consiste em: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem ...
(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.