O Monte Hérmon na Bíblia O Monte Hérmon foi chamado também de Baal-Hermon (Jz 3.3; 1Cr 5.23). Seu nome aparece na poesia hebraica (Sl 89.12; 133.3; Ct 4.8). É também o possível monte onde Jesus se transfigurou diante de seus apóstolos mais íntimos, embora o Monte Tabor seja o tradicionalmente apontado.
O terceiro versículo do Salmo 133 diz que a união é tão boa e suave como o orvalho de Hermon que desce sobre os montes de Sião. Geograficamente, o monte Hermon e os montes de Sião estão distantes, mas um gera umidade e orvalho para outro mesmo à distância, um é precioso para o outro, é essencial e gera vida!
O Vale do Jezreel, entre as montanhas da Galileia e da Samaria, é a mais rica área agrícola de Israel, cultivada por muitas comunidades cooperativas (kibutzim e moshavim).
O Monte Hermom fica ao norte de Israel, na fronteira com o Líbano e a Síria. Sua altitude é de 2.814 metros. O Monte Hermom mantém-se coberto de neve quase o ano inteiro. Através do orvalho ocorre o degelo da neve que cobre o monte, formando nascentes que alimentam o Rio Jordão e o Mar da Galileia.
O orvalho de Hermon é o sinal profundo da bênção de Deus que acompanha as pessoas que o buscam em seu lugar santo, o monte Sião, mas que fazem este trajeto unidos, em fraternidade.
Por que a união dos irmãos é comparada ao "Orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião?"
O que era o monte Hermon na Bíblia?
O Monte Hérmon na Bíblia
O Monte Hérmon foi chamado também de Baal-Hermon (Jz 3.3; 1Cr 5.23). Seu nome aparece na poesia hebraica (Sl 89.12; 133.3; Ct 4.8). É também o possível monte onde Jesus se transfigurou diante de seus apóstolos mais íntimos, embora o Monte Tabor seja o tradicionalmente apontado.
O contexto mais provável, no entanto, é o da unificação das doze tribos de Israel debaixo do reinado de Davi em Jerusalém. As figuras no texto do Salmo confirmam ascendentemente esta situação.
momento em que Jesus mostra sua glória divina aos apóstolos, no topo de uma montanha. A Transfiguração de Jesus é um episódio do Novo Testamento no qual Jesus é transfigurado (ou metamorfoseado) e se torna radiante no alto de uma montanha.
Ao escolher o Monte Hermom, o Senhor Jesus queria atrair a atenção de Seus discípulos para o que ele representa, descrito no Salmo Profético. Profético porque fala da unidade, harmonia e perfeita paz dos filhos de Deus no Reino dos Céus. Retrata exatamente o quadro da família de Deus reunida ao redor de Seu Trono.
O nome Orvalho vem do cântico profético de Moisés em Deuteronômio 32.2: “Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a relva e como gotas de água sobre a erva”. A premissa de destilar é deixar cair gota a gota; gotejar.
Qual a diferença do Monte Hérmon para o Monte Sião?
O Monte Hermon chega a quase três mil metros acima do nível do mar e tem uma vegetação verdejante em suas encostas, mesmo nos meses secos do verão. Em comparação, Jerusalém (Monte Sião) fica praticamente sem chuva durante 6 meses do ano.
Posteriormente, o presente trabalho ampliará os seus estudos e apresentará, junto dos montes já citados, a análise acerca de outros doze montes bíblicos, os quais são: Monte Hor, Monte Ebal, Monte Gerizim, Monte Nebo, Monte Efraim, Monte Tabor, Monte Gileade, Monte Gilboa, Monte Sião, Monte Líbano, Monte Hermom e, por ...
Essa salmo nos ensina que a bênção de Deus está sobre Arão e Sião, sobre o Sumo Sacerdote e o seu povo, sobre Jesus Cristo e a Igreja e gera a comunhão dos santos. No salmo 133 o povo está subindo para adorar a Deus, e Deus está descendo sobre eles, ordenando sua bênção e a vida para sempre.
Tão importante era o monte Hermom para os antigos idólatras, que eles rodeavam a sua base de templos, estando todos eles voltados para o cume. Era esse lugar, para eles, um grande santuário, como também o foi Jerusalém para os judeus, e Meca para os muçulmanos. Ainda hoje conserva o seu nome Harmum ou Hermum.
Como o orvalho de Hermom e como o que desce sobre os montes de Sião porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre?
Como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:3 Aqui nesse lugar oramos pelo cumprimento da palavra de Deus, a benção sobre nosso Brasil e sobre nosso Mato Grosso do Sul foi determinada! Que Deus abençoe sua semana!
O óleo que escorre pela barba e desce para a gola de Suas vestes significa a unção do Senhor Jesus que é derramado para a Sua Igreja: os filhos que Ele gerou pelo Seu Espírito. O Orvalho do Hermom simboliza as águas que regam os Montes de Sião, ou seja, o Novo Israel.
O que significa óleo que desce sobre a barba de Arão?
A unção com azeite é a representação física do Espírito Santo sobre a vida do ser humano. Em Seu caráter sagrado, é a proteção que nos proporciona sermos revestidos por Ele: “o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes”.
Moisés, o promulgador da lei, e Elias, o representante dos profetas distinguindo-se especialmente entre eles como o que não morrera, l foram vistos administrando a Jesus e sendo-Lhe submissos. O cumprimento da lei e a substituição dos profetas pelo Messias foram testificados com a ordem — Escutai-O.
Monte Tabor é o local tradicional. A mais antiga identificação do Monte da Transfiguração foi o Tabor por Orígenes, no século terceiro. Ele também é mencionado por São Cirilo de Jerusalém e São Jerônimo no século IV. A Igreja da Transfiguração está localizada no topo do Monte Tabor.
Qual a diferença do monte Hermon para o Monte Sião?
Mais de 350 Km separam o Hermom da Cidade de Davi, ou seja, estão distantes, mas profundamente conectados! Pois Sião é bem pequena, mas tem um significado muito maior na consciência e no inconsciente coletivo de Israel e do mundo inteiro do que o monte Hermom, entretanto, sem o orvalho do Hermom, não há vida em Sião.
Salmos 133:3 - Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre. Não vou falar muito pra não estragar a surpresa. Mas posso adiantar que foi um dia "pra lá de especial." Não percam! Divulguem para todos os que estão sem esperança.
Simboliza que a reunião dos romeiros (irmãos), fazia com que a benção descesse sobre todos, manifestada no orvalho, e nas águas do Jordão que tornavam possível a vida na Terra Prometida.