Considerado um dos pratos-chave da culinária japonesa, o hossomaki é uma espécie de enrolado de sushi. Ao lado do uramaki, ele é certamente um dos elementos mais famosos nos restaurantes de todo o mundo, já que sua simplicidade e sabor marcante agradam a todos os gostos.
O que é Hossomaki e de onde surgiu a receita? Hossomaki, originalmente escrito Hosomaki, é uma categoria de enrolado de sushi. Hosoi significa fino em japonês, por isso Hosomaki pode ser traduzido como 'enrolado fino'.
O uramaki é um dos tipos de sushi mais consumidos da gastronomia oriental, sendo o de salmão um dos mais populares. Criado na década de 1970, o prato surgiu a partir do hossomaki, um sushi enrolado para o lado de fora. Com a popularização dele no Ocidente, muitos se incomodavam com a textura do nori.
De preparo simples e prático, o niguiri consiste em uma porção pequena de arroz e pedaços de peixes e outros frutos-do-mar por cima. Alguns restaurantes incluem, ainda, um pouco de wasabi, um tempero de textura pastosa e sabor picante muito usado na culinária japonesa.
GUNKAN FILADÉLDIA: OVERDOSE DE SALMÃO | Como fazer Sushi
O que tem no hossomaki?
Conheça alguns tipos de hossomaki
A montagem do hossomaki é simples, bastando três elementos: arroz, alga (nori) e um recheio, que pode ser peixe, frutos do mar, vegetais, entre outros. E é justamente essa praticidade que permite grandes variações e muita criatividade.
Você sabia que o Hossomaki Kappamaki é uma deliciosa opção vegetariana de sushi? Feito com um recheio refrescante de pepino, é uma escolha leve e saborosa para os amantes da culinária japonesa que seguem uma dieta sem carne.
Gunkan = navio de guerra. Favorito da maioria, o gunkan se difere das outras peças por ter o seu recheio no topo, enquanto o arroz aparece no meio enrolado tradicionalmente por alga marinha.
A refeição rápida significa enrolado com a mão, sendo que “te” significa mão e “maki”, enrolado. Este cone tradicionalmente feito de folhas de algas com recheio de arroz e peixe tem origem no Japão e se tornou muito comum pelas cidades brasileiras. E, obviamente, é presença garantida no rodízio japonês do Djapa.
É o caso do temaki frito (ou temaki hot), que é um dos mais consumidos entre os brasileiros e agrada os paladares mais variados. Como o nome sugere, o prato traz alga, arroz, salmão, cebolinha e cream cheese e é empanado e frito, sendo uma versão mais gourmetizada e diferente da tradicional.
Arroz japonês, camarão temperado empanado, envolto por lamina de salmão selado, cream cheese, cebolinha e finalizado com crispy de batata doce. Arroz japonês, alga marinha, camarão empanado sequinho e crocante, cream cheese e cebolinha.
Hossomaki. Este é, sem dúvidas, o formato mais conhecido de sushi: arroz envolto com nori. Contudo, o hossomaki é conhecido por levar pepino (na versão Kappamaki) e atum (na versão Tekkamaki), diferenciando-se, assim, de outros sushis que levam tradicionalmente frutos do mar variados, assim como vegetais e frutas.
Conhecido como sushi invertido, ele traz o gohan (arroz japonês) por fora e a alga por dentro. Você já provou? Nesta versão visualmente bonita do sushi – e saborosa também! – o nori (ou folha de alga) fica por dentro, segurando firme o recheio que pode ser de peixe cru ou grelhado.
Tainha, dourado, pirarucu e tilápia são alternativas gostosas e sustentáveis para não ficar refém de um pescado só. Estrela dos rodízios de sushi, o salmão é chamado por alguns amantes de pescados mais exigentes de “salsicha do mar”. O apelido não é muito lisonjeiro, mas tem lá seu fundo de verdade.
O futomaki – 太巻き – é a versão grossa do makizushi ou sushi enrolado, com recheios diversos e servido fatiado. As opções de recheio podem ser diversas como, por exemplo, horenso, ovo, atum, shiitake, kanpyo, , pepino, manga, kani ou camarão.
Hossomaki: Ele é um tipo de sushi menor do que outro sushi (como futomaki). O Termo “Hosso” significa Pequeno em japonês, dando então a nomenclatura dele! Este é um dos tipos mais comuns de sushi que existem, com muitos recheios diferentes.
O hot filadélfia é um dos pratos da culinária japonesa mais adorados no Brasil. Com uma folha de alga desidratada, salmão, cream cheese, cebolinha e farinha de trigo é simples preparar o makimono empanado.
Hossomaki. Esta é uma espécie de enrolado de sushi, só que mais fininha. O hossomaki leva arroz, alga e um recheio que pode ser peixe, vegetal, fruto do mar, entre outros.
Sakemaki é uma receita de sushi feita com arroz, salmão como ingrediente principal e rolo mais fininho de alga marinha. O shakemaki também é conhecido, simplesmente, como salmão maki. A palavra sake, da mesma pronúncia da palavra saquê de beber, significa salmão em japonês e maki equivale a enrolado.
👇 O Uramaki Skin é uma invenção extremamente saborosa, criada para aproveitar a pele do salmão (skin = pele em ingles), especialmente quando feita com a técnica correta de dourar por vários minutos dos dois lados.
O Sushi Hot Butterfly é um sushi feito com arroz temperado com receita especial da casa, camarão temperado e empanado e cream cheese. São 10 deliciosas unidades de Sushi empanados em massa especial o que dá uma crocância diferenciada ao sushi.