O que é o https e para que serve? O https é um protocolo de comunicação utilizado na internet para garantir a segurança e a privacidade dos dados transmitidos por meio de comunicação criptografada. Ele é necessário em todos os sites que lidam com informações sensíveis.
A sigla HTTPs significa Hypertext Transfer Protocol Secure, ou Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro. O termo é muito parecido com a conhecida sigla HTTP, mas com a diferença do “s” de segurança incluído no final — o que faz toda a diferença, como veremos a seguir.
Segurança. As mensagens HTTP são de texto simples, o que significa que partes não autorizadas podem acessá-las e lê-las facilmente pela Internet. Por outro lado, o HTTPS transmite todos os dados em formato criptografado.
O protocolo HTTPS faz a criptografia do transporte de dados para que eles não fiquem visíveis para hackers ou usuários externos que estejam monitorando a conexão de rede.
A função principal do código é garantir que a URL acessada — endereço eletrônico — tenha de fato uma conexão segura entre os servidores que hospedam um site e o seu dispositivo.
Se um site usa HTTP em vez de HTTPS, todas as solicitações e respostas podem ser lidas por qualquer pessoa que esteja monitorando a sessão. Basicamente, um ator malicioso pode simplesmente ler o texto da solicitação ou da resposta e saber exatamente quais informações alguém está pedindo, enviando ou recebendo.
Como saber se o site é HTTP ou HTTPS? Veja se há um ícone de cadeado na barra de endereço do navegador. Esse ícone geralmente aparece à esquerda do endereço do site e indica que a conexão é segura.
A comunicação usando o protocolo HTTP funciona basicamente em duas pontas: a partir das solicitações do lado do usuário, também chamado de cliente, e em direção ao lado de um servidor web. O cliente usa um navegador para tal comunicação e seu lado sempre começa essa comunicação, e nunca os servidores.
Qual a diferença entre HTML e HTTPS? Principal diferença entre HTTP e HTTPS está na camada de segurança adicional criptografada chamada SSL “Secure Sockets Layer"; confira as vantagens de cada protocolo.
Qualquer servidor que você escolha para hospedar o site da sua empresa tem um programa projetado para receber solicitações HTTP. Portanto, o navegador que você usa é um cliente HTTP que envia solicitações constantemente ao seu servidor.
Diferença importante entre HTTP e HTTPS. A diferença mais significativa entre protocolos HTTP e HTTPS é que HTTPS fornece uma conexão criptografada segura para proteger informações privadas enviadas entre clientes de navegador e servidores.
O protocolo HTTPS garante a proteção de dados, como informações pessoais e transações financeiras. A adoção desse protocolo gera confiança entre os visitantes, aumentando o engajamento e a permanência no site. Um maior engajamento, por sua vez, pode levar a um maior ranqueamento nos resultados das pesquisas.
É a abreviação de world wide web, ou rede com amplitude mundial. Esse é o sistema por onde circulam as informações em hipertexto. É formado por milhões de sites e computadores conectados.
A sigla URL significa: Uniform Resource Locator, que é definida como “Localizador Uniforme de Recursos”. A URL deste blog que você está lendo agora é www.rockcontent.com/br/blog, assim como a URL do Google é www.google.com.br e assim por diante. Dá até para dizer que o seu site é a casa do seu negócio na internet.
URL nada mais é que o “link” que está presente no seu navegador ou na sua pasta de documentos, no seu arquivo, etc. Ele serve para mostrar aonde o item se localiza. HTTP é um protocolo usado para transferência de dados entre os computadores, principalmente na Internet.
Alguns não, todos os endereços de site possuem o HTTP:, agora HTTPS: que é a sigla do termo em inglês Hyper Text Transfer Protocol Secure, e após os 2 pontos colocamos o www (world wide web) que significa rede mundial e pode ser configurado para não precisar usá-lo, isto é feito no provedor de hospedagem.
HTTP é a sigla para Hypertext Transfer Protocol, ou Protocolo de Transferência de Hipertexto. Esse é o principal protocolo responsável pela transferência de dados na Internet, criando as bases necessárias para a conexão entre um cliente e um servidor.
Uma VPN ou rede privada virtual cria uma conexão de rede privada entre dispositivos através da Internet. As VPNs são usadas para transmitir dados de forma segura e anônima em redes públicas.
HTTP é um protocolo (protocol) que permite a obtenção de recursos, como documentos HTML. É a base de qualquer troca de dados na Web e um protocolo cliente-servidor, o que significa que as requisições são iniciadas pelo destinatário, geralmente um navegador da Web.
Para usar o HTTPS com seu nome de domínio, você precisa de um certificado SSL ou TLS instalado no site. Seu host da Web (provedor de hospedagem na Web) pode oferecer segurança HTTPS ou você pode solicitar um certificado SSL/TLS de autoridades de certificação e instalá-lo por conta própria.
É possível afirmar que um site é 100% seguro se o endereço começa por HTTPS e pelo símbolo de cadeado próximo a barra de endereço?
É possível afirmar que um site é 100% seguro se o endereço começa por HTTPS e pelo símbolo de cadeado próximo a barra de endereço? Entretanto, com o aumento de páginas que utilizam o HTTPS, o cadeado já não é um indicador para reconhecer sites fraudulentos.
Em poucas palavras e sem muitos rodeios, o HTTP é praticamente o mesmo protocolo HTTPS mas sem o “S” de “Secure”, ou seja, o Protocolo HTTP é inseguro. Nesse post você pode entender melhor sobre como o Google Chrome 68 faz a marcação de sites em HTTP como “Não Seguro”.
Se você deseja desabilitar o HTTPS para o seu site e fazê-lo funcionar via HTTP, vá para Sites → Gerenciar . Na barra lateral esquerda, procure por SSL e clique nele: Em seguida, clique no botão de opções ( ⋮ ) ao lado do domínio ou subdomínio e selecione Unforce HTTPS.