A frequência das ondas presentes no som determina a entonação da onda sonora. A frequência é geralmente medida em Hertz (Hz), sendo um Hz equivalente a uma onda completando um ciclo por segundo. O ouvido humano é capaz de detectar uma grande variedade de frequências — de aproximadamente 20 Hz a 20.000 Hz.
A frequência está diretamente relacionada à altura, que determina sons graves e agudos: quanto maior a frequência, mais agudo será o som; quanto menor a frequência, mais grave ele será.
O valor de 20 Hz indica que o grave do fone de ouvido está no limite da percepção humana. Portanto, você poderá escutar suas músicas com batidas fortes e bem definidas. Já o valor 20 kHz indica que os fones da WAAW também atingem os agudos esperados. Entregando, com isso, um som rico e de qualidade.
Enquanto o decibel mensura a altura do som, a unidade hertz (Hz) contabiliza a frequência do som, ou seja, o número de ciclos de uma onda sonora por segundo. A frequência alta, são aquelas que possuem mais ciclos por segundo, emitindo sons agudos.
Maior hertz faz diferença? Resumidamente, monitores com 60hz são indicados para jogadores casuais, aqueles com 144hz são para jogadores que pretendem elevar a gameplay a um bom nível, e os com 240 Hz são para aqueles que pretendem seguir caminho na estrada competitiva de jogos como o Counter-Strike 2, por exemplo.
Quantos Hz é bom para jogar? Para uma experiência de jogo fluida, o ideal é superar os 60 Hz. Os 120 Hz ou 144 Hz oferecem uma jogabilidade mais suave, especialmente em jogos de ação rápida. Gamers competitivos geralmente preferem monitores de 240 Hz para melhor desempenho.
Os graves, médios e agudos desempenham papéis específicos na faixa de frequência das caixas de som. Os graves, geralmente entre 20 Hz e 250 Hz, proporcionam profundidade e impacto. Os médios, entre 250 Hz e 2.000 Hz, são cruciais para a clareza de vocais e instrumentos.
A terapia do som é um tipo de terapia alternativa que usa o poder do som para criar equilíbrio e cura no corpo. A frequência de 528Hz, em particular, é usada para trazer tranquilidade e clareza à mente.
Sons graves, ou baixos, são aqueles que estão na faixa de baixa frequência, enquanto que sons agudos, ou altos, são aqueles que possuem suas ondas com uma frequência de vibração alta.
Um som dito grave (do termo latino grave) é um som que possui onda de baixa frequência para a audição humana. Geralmente, sons abaixo de 300 hertz são considerados graves.
Não é possível notar nenhuma diferença dos áudios entre as duas frequências. Contudo, quando estamos falando de questões técnicas, é necessário dar um destaque maior para 48 kHz, principalmente para quem trabalha com vídeos.
Lossless ("sem perdas"): O melhor formato de audio para qualidade. Um formato de áudio lossless é um formato capaz de manter a quantidade máxima de dados do sinal original. Desde que apropriadamente configurado, este tipo de formato será o mais próximo do som original que você vai conseguir.
O ouvido humano pode perceber freqüências entre 20Hz a 20.000Hz de resposta, mas existem freqüências, que com um baixo nível de pressão sonora são facilmente audíveis, são freqüências que variam de 1khz (1000 hertz) e 5Khz (5000 hertz).
Muitos estudiosos da música afirmam que a frequência 432 hz é a sintonia perfeita e por isso ela consegue ser harmoniosa e causar relaxamento e tranquilidade. É assim que esta frequência atinge nosso corpo e nossa mente.
A faixa de freqüências que melhor representa os graves de ataque vão de 85 Hz a 95 Hz. Geralmente quando se deseja reproduzir esta faixas, os projetos são feitos deixando a freqüência de pico (fP) da resposta da caixa em 90 Hz, fazendo assim com que o ganho da caixa se estenda de 85 Hz à 95 Hz na maioria dos casos.
E aí, quanto maior o Hz, melhor? Dá para simplificar e dizer que sim. O quanto mais Hz tiver o seu monitor e claro, se o seu computador conseguindo tirar proveito, mais fluídas serão suas sessões de jogos.
Em termos práticos: uma tela com taxa de atualização de 60 Hz é atualizada 60 vezes por segundo. Já uma tela de 120 Hz dobra essa frequência. Esse ganho faz imagens com ações rápidas serem reproduzidas de modo mais responsivo e suave.
Atualmente, o Decreto 5.296/2004 restringe a deficiência auditiva à perda bilateral, parcial ou total, de 41 decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz.
Portanto, a melhor forma para medir e saber a frequência de uma música é por meio de um analizador de espectro, uma vez que ele mostrar as frequências de um sinal de áudio (a música) separadas por faixas (cortes), normalmente, logarítmicas. Dessa forma, é possivel saber quanto está tocando em cada corte de frequência.
Chamados de ultrassom, os sons acima de 20.000 Hz não são ouvidos pelos humanos, mas os cachorros escutam até 65 mil Hz. Quanto aos sons de faixas intermediárias, entre 200 Hz e 2000 Hz, eles ouvem quase exatamente como nós.