A iatrogenia é definida como o resultado indese- jável de uma ação prejudicial a saúde do paciente, porém não intencional dos profissionais de saúde, está relacionada à observação, monitorização ou intervenção terapêutica, caracterizando uma falha profissional por negligência (PADILHA apud ARA- ÚJO et al., 2007).
A iatrogênese pode, portanto, incluir sofrimento mental por meio de crenças médicas ou declarações de um médico. Alguns eventos iatrogênicos são óbvios, como amputação do membro errado, enquanto outros, comointerações medicamentosas , podem fugir do reconhecimento.
Existem várias formas de iatrogenias cometidas pela equipe de enfermagem, sendo as mais comuns relacionadas a medicamentos: omissão de doses, administração em concentração incorreta, aplicação em horários e vias impróprios, administração de medicamentos em pacientes trocados, assim como aplicação de fármacos errados, ...
Quais são os 3 tipos de iatrogenias mais comuns dentro da área da saúde do idoso?
Dentre essas há a desnutrição, depressão, quedas, estados confusionais, infecções e diminuição da mobilidade(7). Além disso, ainda podem ser observadas outras iatrogenias como a cascata propedêutica, prescrição de intervenções fúteis e/ou sem comprovação científica e distanásia.
São manifestações/consequências decorrentes do emprego de medicamentos, atos cirúrgicos ou quaisquer processos de tratamento feitos pelo médico. Iatrogenia é uma palavra que deriva do grego: o radical iatro (“iatrós”), significa médico, remédio, medicina; geno (“gennáo”), aquele que gera, produz; e “Ia“, uma qualidade.
IATROGENIA NA ENFERMAGEM - OCORRÊNCIAS IATROGÊNICAS
Quando ocorre iatrogenia?
Podem ser considerados dois tipos de iatrogenia: iatrogenia de ação, ou decorrente da ação médica, e iatrogenia de omissão, relacionada à falta de ação do médico. As iatrogenias ocorrem em todas as fases do ato médico, desde a relação com o paciente, passando pelo diagnóstico, tratamento, até a prevenção das doenças.
O que fazer para evitar a iatrogenia na enfermagem?
Logo, esses eventos iatrogênicos e infecções hospitalares podem ser evitadas a partir do desenvolvimento e aplicação de protocolos institucionais preventivos, capacitações da equipe de enfermagem e melhora na assistência ao profissional.
Como exemplos de iatrogenia podemos destacar principalmente as imposições dietéticas inadequadas, quedas, uso excessivo de medicamen- tos, opiniões equivocadas de profissionais da saúde, imobilização no leito podendo ocorrer diminuição da força muscular e surgimento de úlceras de pressão, quedas.
As complicações iatrogênicas são mais comuns e costumam ser mais graves em pacientes idosos do que em jovens. Essas complicações incluem efeitos adversos do fármaco (p. ex., interações), quedas, infecções hospitalares, úlceras de pressão, delirium e complicações relacionadas à cirurgia.
Quais os fatores causadores das principais iatrogenias?
São os exemplos mais comuns de fontes de iatrogenia as interações medicamentosas, os efeitos adversos de medicamentos, a utilização indiscriminada de antibióticos (o que leva à resistência das bactérias), quimioterapias e radioterapias (queda capilar, anemia, náuseas, etc.), infecções, dentre outros.
Diferente do erro médico, conduta que poderia ter sido eviatada pelo profissional da saúde, a Iatrogenia não pode ser evitada, pois é uma consequência para se chegar ao objetivo de cura do paciente. A Iatrogenia refere-se a efeitos adversos, complicações causadas ou resultantes do tratamento médico.
A iatrogenia medicamentosa trata-se de uma consequência negativa, ligada ao uso ou ao não uso correto de medicamentos, bem como pode estar relacionada ao descuido na prescrição e administração, a reações adversas que podem ser potencialmente tóxicas, a interações e contrain- dicações, assim como negligências na ...
Assim, as modificações determinadas pelo envelhecimento, a pluripatologia, a maior freqüência de procedimentos diagnósticos, a utilização freqüente de medicamentos inclusive associados, as alterações na farmacocinética e farmacodinâmica das drogas, o emprego cada vez maior de métodos terapêuticos mais agressivos e ...
Como um dos meios para prevenir o aparecimento de efeitos colaterais, recomendamos o uso do processo de enfermagem, num "pron- tuário integrado ou único", com dados da história do paciente, desde sua admissão na unidade de saúde pública.
Riscos iatrogênicos: relacionados a tratamento médico ou uso de serviços de saúde. Riscos institucionais: relacionados às condições físicas, higiênicas e sanitárias de estabelecimentos públicos (creches, clubes, hotéis, salão de beleza, saunas, etc.)
A iatrogênia, conceitualmente, o termo advém do grego - iatros: médico; genia: origem; palavra usada para denominar quaisquer doenças ou danos causados a alguém por um ato médico, seja ele advindo de um tratamento ou de ato cirúrgico.
Neste sentido, a definição dada pelo Centro de Perícias Médicas e Saúde Ocupacional (CPMSO, 1999) é: "iatrogenia refere-se a um estado de doença, efeitos adversos ou complicações causadas por ou resultantes do tratamento médico ou de outro profissional de saúde".
As complicações iatrogênicas são mais comuns e costumam ser mais graves em pacientes idosos do que em jovens. Essas complicações incluem efeitos adversos do fármaco (p. ex., interações), quedas, infecções hospitalares, úlceras de pressão, delirium e complicações relacionadas à cirurgia.
Costumamos usar a expressão lesão iatrogênica, como uma lesão causada de forma não intencional por um tratamento médico. O dano causado por uma doença ou trauma, não é uma lesão iatrogênica, mesmo que a doença ou o trauma poderia ter sido aliviado por tratamento médico.
O que é iatrogenia? Como dissemos, a iatrogenia é um tipo de consequência gerada ao paciente devido a um tratamento de saúde, que pode ser previsível ou não. Nesse sentido, essa “consequência”, normalmente, resulta em danos ao paciente, a “doença iatrogênica”.
Iatrogenia é uma palavra de origem grega que define o resultado indesejável pela ação prejudicial não intencional dos profissionais de saúde, relacionado à observação, monitorização ou intervenção terapêutica, caracterizando uma falha profissional por negligência(5).
Muitos casos podem decorrer de uma prematuridade iatrogênica, ou seja, retirados sem indicação, em mulheres com cesarianas agendadas ou avaliação incorreta da idade gestacional. O Nascer no Brasil é um inquérito nacional de base hospitalar, realizado em 191 municípios, com 23.894 mulheres entrevistadas.
O que o profissional de enfermagem deve fazer para evitar erros?
Identificar distrações, fadiga e exaustão que frequentemente contribuem para erros. No momento de preparo e administração da medicação deve-se evitar conversas com os outros, bem como executar as atividades correndo. Nunca preparar medicamentos para mais de um paciente, ao mesmo tempo.
Os exemplos mais comuns de imprudência são: antecipar o horário de um medicamento, deixar de administrá-lo no horário correto, ou ainda, administrar o medicamento erroneamente.
Iatrogenia é qualquer distúrbio ou evento adverso promovido no paciente pelo uso de procedimentos médicos ou equipe de assistência como sondagem, intubações, cirurgias e medicamentos.