O ICPC 10 é uma interpretação que foi elaborada pelo CPC e serve para ativos e propriedades imobilizados. Tendo regras, bases e diretrizes técnicas que podem contribuir diretamente na aplicação dos CPCs 27, 28, 37 e o 43.
A ACM International Collegiate Programming Contest (também conhecido por ICPC) é uma competição anual de programação entre universidades do mundo todo. A competição é patrocinada pela IBM.
Em 6 de novembro de 2009, o CPC emitiu o ICPC 01 que é uma instrução normativa que define como deve ser feita a contabilização de concessões de serviço público a entidades privadas. Tal instrução é tradução fiel do IFRIC 12, a mesma instrução que foi emitida pelo IASB.
ICPC 10 - Interpretação sobre a Aplicação Inicial ao Ativo Imobilizado e à Propriedade para Investimento dos Pronunciamentos Técnicos CPCs 27, 28, 37 e 43.
Assim, o objetivo do ICPC 22 é requerer a análise dos efeitos contábeis decorrentes das incertezas tributárias materializadas ou não, levando em conta a perspectiva da concordância das autoridades quanto ao tratamento fiscal dispensado.
18.02. Aula de Concessões - ICPC 01 (Contabilidade Geral)
O que significa Ifric?
International Financial Reporting Interpretations Committee (IFRIC) é um grupo da fundação International Accounting Standards Committee Foundation (IASC), considerada a organização jurídica do International Accounting Standards Board.
É a Receita Federal quem determina qual a vida útil estimada de um bem e, com base nela, sua taxa anual de depreciação. A depreciação pode começar a ser contada a partir da instalação do bem e, ao final do período de vida útil, não poderá ultrapassar o custo de aquisição do ativo.
O CPC 10 postula que a forma de mensuração do pagamento baseado em ações é pelo valor justo. No entanto, para calcular o valor justo, é essencial usar a abordagem do CPC 10 e não do CPC 46. Desse modo, esse tipo de valor mensurará mediante a aplicação de modelo de precificação de opções.
A OCPC 07 – Evidenciação na Divulgação dos Relatórios Contábil-Financeiros de Propósito Geral – é uma compilação de informações e conteúdos já divulgados sobre as diretrizes de apresentação de notas explicativas; ela utiliza trechos de documentos já emitidos para repassar principalmente os princípios contábeis da ...
Essas normas e este Pronunciamento prevêem a adoção do método de taxa efetiva de juros no registro inicial da operação. Assim, os juros embutidos na operação (receita ou despesa financeira) devem ser contabilizados de acordo com a taxa efetiva de juros relacionada à transação (vide também exemplo na Questão 1).
O item 13 do CPC 24 adverte para o fato de que “se forem declarados dividendos após o período contábil a que se referem as demonstrações contábeis, mas antes da data da autorização de emissão dessas demonstrações, esses dividendos não devem ser reconhecidos como passivo ao final daquele período, em função de nenhuma ...
O CPC 28 também diz que a entidade deve escolher qual política contábil adotar dentre os seguintes métodos: - O método do valor justo; - Ou o método do custo. Uma vez definido o método a ser utilizado, a entidade deverá aplicá-lo a todas as suas propriedades para investimento.
Resposta: O Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC foi criado pela Resolução CFC nº 1.055/05 e tem como objetivo o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza.
Os CPCs de contabilidade, ou Comitê de Pronunciamentos Contábeis, são responsáveis por emitir pronunciamentos visando a unificação da contabilidade brasileira com a contabilidade internacional.
Este Pronunciamento encoraja fortemente as entidades a classificarem os juros, recebidos ou pagos, e os dividendos e juros sobre o capital próprio recebidos como fluxos de caixa das atividades operacionais, e os dividendos e juros sobre o capital próprio pagos como fluxos de caixa das atividades de financiamento.
O objetivo do Pronunciamento Técnico CPC 09 (R1) – Demonstração do Valor Adicionado (DVA) – é o de regular a apresentação dessa nova demonstração contábil, exigida a partir da aprovação da Lei n.º 11.638/2007, que introduziu o item “V” no artigo 176 da Lei das Sociedades por Ações, de n.º 6.404/76: "Art. 176.
Para possibilitar que os usuários de demonstrações contábeis formem uma visão acerca dos efeitos dos relacionamentos entre partes relacionadas na entidade, é apropriado divulgar o relacionamento entre partes relacionadas quando existir controle, tendo havido ou não transações entre as partes relacionadas.
O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer o tratamento contábil para os estoques. A questão fundamental na contabilização dos estoques é quanto ao valor do custo a ser reconhecido como ativo e mantido nos registros até que as respectivas receitas sejam reconhecidas.
A lei 14.781/24 incentiva a modernização industrial com quotas diferenciadas de depreciação acelerada para equipamentos, beneficiando empresas na redução da carga tributária.
Do ponto de vista contábil, existem três principais métodos de calcular a depreciação de um ativo. São eles: o método de linha reta, o método dos saldos decrescentes e o método das unidades produzidas.
Assim como na atividade de imobilização de um ativo, e para fins fiscais, um bem só pode ser depreciado se tiver vida útil acima de um ano ou valor mínimo de R $1.200. Caso o valor do bem seja inferior a R$1.200, este poderá ser lançado direto como despesa.
A União Europeia (UE) adotou as Normas Internacionais de Contabilidade (NIC) obrigando as entidades com valores cotados em bolsa da UE à sua utilização para as demonstrações financeiras consolidadas.
Seu nome completo é Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), mas também é chamado pela forma resumida: Instituto Federal do Rio Grande do Sul; ou pela sigla, que é pronunciada letra por letra (I-F-R-S) ou com as duas primeiras letras lidas como palavra e as duas últimas ...