Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade "é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, do modo de agir e de pensar e da história pessoal".
Como explicar para as crianças o que é identidade?
A identidade é construída ao longo de nossa vida, a partir das coisas e experiências que passamos, ou seja, através das nossas relações sociais. É pensar sobre si, julgar-se a partir dos valores em que se vive como bom ou ruim, melhor ou pior, igual ou diferente, etc.
É um tempo para identificar gostos, preferências, qualidades e interesses, além de reconhecer-se como um indivíduo único no meio de tantos outros igualmente especiais – tudo isso começa desde o nascimento e perdura ao longo da vida toda.
Atividade: Estimule a criança a olhar atentamente a própria imagem. Solicite que ela toque diferentes partes do corpo. Sugira brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os braços. Encoraje-a a imitar os gestos das outras crianças.
Identidade é o conceito que atravessa as áreas da sociologia e da antropologia e está ligado às características do grupo social no qual o indivíduo está inserido. Alguns fatores tal como a cultura, a história, o local e o idioma são importantes para que um grupo compartilhe elementos identitários.
Identidade é o conjunto de características próprias e exclusivas com os quais se podem diferenciar pessoas, animais, plantas e objetos inanimados uns dos outros, quer diante do conjunto das diversidades, quer ante seus semelhantes mudando em função da reação social.
Qual o objetivo de trabalhar a identidade com as crianças?
Objetivo: Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio da brincadeira, da interação social e da vivência em diferentes situações, percebendo-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças.
Qual é a importância da construção da identidade na infância?
Qual é a importância da construção da identidade na infância? Este processo de relações é um motor fundamental no desenvolvimento de todo ser humano, pois na infância estamos mais motivados a aprender.
Ele tem o objetivo de identificar a população, garantindo-lhe a sua individualidade, o torna visível e oficializa o cidadão. Ele contém informações importantes como nome, data de nascimento, filiação e fotografia para confirmar a identidade de um indivíduo.
Como já mencionado anteriormente, a criança inicia o desenvolvimento da sua identidade através da interação que mantém com o meio em que vive, sendo que essa construção poderá apresentar características diversas em razão das diferenças culturais.
Este trabalho visa o autoconhecimento e a percepção de identidade. É importante que cada um perceba que é único e especial. O nosso trabalho com os álbuns é um excelente instrumento para isso.
Na prática, a identidade infantil é um documento oficial para menores de idade que pode ser obtido nos primeiros meses de vida. Na verdade, pode até mesmo ser conseguido a partir do primeiro dia de vida da criança recém-nascida. Muitos pais, principalmente de primeira viagem, não sabem e nem conhecem o RG infantil.
Escolha livros infantis que celebrem a diversidade e a identidade pessoal. Após a leitura, discuta com as crianças as histórias dos personagens e como eles se relacionam com o tema da identidade.
Qual a habilidade que trabalha a identidade na Educação Infantil?
Além disso, o projeto Identidade para Educação Infantil também visa estimular nas crianças habilidades essenciais para o desenvolvimento da autonomia, da autoconfiança e do autocuidado.
O documento garante segurança para a criança em todas as situações que requerem a identificação, como, por exemplo, vacinação contra Covid-19. É muito fácil tirar o RG das crianças e o primeiro é grátis. Já a segunda via tem uma taxa de R$ 51,39.
Esse processo de autoconhecimento, que tem início quando nascemos e só termina no final da vida, é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente. A escola, assim, tem papel fundamental na construção da identidade e da autonomia de cada criança.
Propostas como o trabalho com o próprio nome, a construção da árvore genealógica, a comparação de hábitos da rotina entre as famílias são exemplos de como essa "brincadeira" de criação de autoimagem e percepção da alteridade podem se dar de maneira lúdica e significativa para as crianças.
Camila explica que este processo de se reconhecer como um ser individual e único é muito importante pois possibilita que as crianças passem a construir uma percepção de protagonismo e autonomia, fortalecendo-se naquilo que elas já conseguem fazer sozinhas.
Qual a importância da construção da identidade na infância?
As experiências que vivencia permitem-lhe fazer explorações, através do contato físico com outras pessoas, da observação, da imitação daqueles com quem convive, a criança aprende sobre o mundo e sobre si mesma e constrói novos conhecimentos, alargando seu conhecimento de mundo e de si.
Reconhecer características pessoais (físicas e culturais), com valorização das semelhanças e diferenças, promovendo atitudes de respeito às individualidades.
Qual a justificativa para trabalhar identidade na educação infantil?
Justificativa: Trabalhar a identidade das crianças é uma das formas mais seguras de favorecer o conhecimento e a convivência entre elas. Ajudando-as a perceberem que também atuam no mundo em que vivem.
O documento de identidade é um direito à cidadania. Possibilitar a correta individualização da pessoa e permitir que ela seja reconhecida no mundo jurídico é de fundamental importância.