São proteínas (imunoglobulinas) que protegem as pessoas contra invasores microscópicos como vírus, bactérias, substâncias químicas e toxinas. Existem cinco classes diferentes de imunoglobulinas (IgM, IgG, IgE, IgA e IgD). As três imunoglobulinas investigadas com maior frequência em exames são IgM, IgG e IgE.
Quais são as funções dos anticorpos IgA, IgG, IgM, IgE e IgD?
O que é IgA, IgD, IgE, IgG e IgM? É a segunda imunoglobulina em maior quantidade no organismo. Uma de suas funções é fazer a proteção dos tecidos das mucosas contra a invasão de microrganismos. Segundo o UpToDate, ela pode ser encontrada nas lágrimas, leite materno, saliva, secreções do trato respiratório etc.
O exame sorológico de IgG e IgE são utilizados para detectar o estágio de diversas doenças, como a toxoplasmose, rubéola, e a presença de agentes alérgenos. Quando uma nova infecção acontece, os primeiros anticorpos produzidos são as IgM.
O IgG reagente demonstra que o seu organismo está entrando na fase tardia da doença e possivelmente desenvolvendo imunidade contra o antígeno. Como o IgM continua reagente, é essencial seguir as orientações do seu médico e manter o distanciamento de outras pessoas.
O exame chamado de anti-transglutaminase (IgA) serve para detectar a presença de anticorpos produzidos pelo sistema imunológico em resposta à transglutaminase tecidual, uma enzima presente em grande quantidade no intestino delgado.
O que são IgG, IgM? (e IgA, IgE???) o que são esses anticorpos?
O que o exame de IgG detecta?
Um resultado positivo para IgG pode indicar que a pessoa está na fase crônica e/ou convalescente ou já teve contato com a doença em algum momento da vida e, portanto, para algumas doenças, esses anticorpos funcionam como uma proteção em caso de novo contato com o microrganismo.
O que é Dengue IgM? O termo IgM e IgG, são usados para denominar os anticorpos produzidos pelo organismo em resposta a um micro-organismo invasor. Quando ocorre a presença de anticorpos IgM em um exame indica que há uma infecção aguda ou recente, enquanto que a presença do anticorpo IgG, indica uma infecção passada.
A IgE é um tipo de anticorpo associado a reações alérgicas. O exame de IgE Total mede a quantidade total de anticorpos IgE no sangue, enquanto o exame de IgE Específica é direcionado para identificar a presença de anticorpos IgE relacionados a alérgenos específicos, como pólen, ácaros, alimentos ou medicamentos.
O exame de anti-transglutaminase IgA geralmente é solicitado quando há suspeita de doença celíaca, especialmente em pacientes que apresentam sintomas gastrointestinais crônicos, déficits nutricionais sem justificativa aparente ou ainda histórico familiar da doença.
A imunoglobulina A (IgA) é uma classe de anticorpos encontrado na saliva, lágrimas, secreções respiratórias e gástricas, além do leite materno. É o principal anticorpo que fornece proteção contra infecções nas áreas mucosas.
A dosagem dos níveis de imunoglobulina D (IgD) é utilizada para identificar os níveis dessa classe no organismo em inflamações ou infecções crônicas. Ainda não existem estudos conclusivos sobre a IgD, o que faz com que o exame seja solicitado em conjunto com outras classes de imunoglobulinas.
Os exames de sorologia também são comuns na avaliação da imunidade. A análise é feita a partir do líquido separado do sangue após a coagulação (soro). Com esse estudo, é possível identificar as imunoglobulinas das classes IgM e IgG, específicas para determinado antígeno que o indivíduo foi previamente exposto.
É através do exame de sorologia que se torna possível a detecção de doenças como COVID-19, Sífilis, Dengue, Herpes, HIV, Raiva, Toxoplasmose e várias outras.
Se for IgM positivo, possivelmente (o contato) foi há pouco tempo e pode desaparecer logo, ou até mesmo aparecer ao mesmo tempo que o IgG. Se for IgG positivo, o anticorpo é mais persistente e fica presente por algum tempo como marcador de contato ou doença pregressa.
A deficiência seletiva de imunoglobulina A é um nível de IgA < 7 mg/dL (< 70 mg/L, < 0,4375 micromol/L) com níveis normais de IgG e IgM. É a imunodeficiência primária mais comum.
A medição dos anticorpos IgE circulantes proporciona uma avaliação objetiva da sensibilização a um alérgeno. Em geral, baixos níveis de anticorpos IgE indicam uma baixa probabilidade de doença clínica, enquanto altos níveis de anticorpos a um alérgeno mostram uma boa correlação com a doença clínica.
A imunoglobulina E (IgE) é um anticorpo que está presente no soro sanguíneo em baixas concentrações. Ele serve para ajudar a identificar diversas doenças e geralmente é usado em exames, para investigar a alergia, pois normalmente encontra-se alto em pessoas com esse tipo de problema.
Atualizado em 14/09/2022: O IgM e o IgG dizem respeito ao teste sorológico para detectar as defesas do corpo contra a Covid-19. O teste sorológico serve para mostrar se uma pessoa já teve contato com o novo coronavírus, e se esse contato foi recente ou antigo.
O IGD é o Índice de Gestão Descentralizada. Um número indicador que varia de 0 a 1, que mostra a qualidade da gestão do Programa Bolsa Família no âmbito municipal, e reflete os compromissos assumidos pelos municípios no Termo de Adesão ao Bolsa Família.
Os anticorpos IgM e IgG têm ação conjunta na proteção imediata e a longo prazo contra infecções. Os anticorpos IgE estão associados a alergias. Sorologia é o termo usado para definir os exames que identificam a presença de determinados anticorpos no nosso sangue.
Podemos diferenciar cinco classes distintas de anticorpos, as quais são chamadas de IgM, IgG, IgA, IgD e IgE. Como vimos anteriormente, Ig é uma abreviação de imunoglobulina, já as letras que acompanham essa abreviação dizem respeito à classe específica.