Imposto passivo refere-se aos impostos que uma empresa ainda não pagou, mas que é obrigada a pagar no futuro de acordo com suas atividades comerciais e transações. Estes impostos são reconhecidos contabilmente como obrigações fiscais da empresa e são registrados no balanço patrimonial como passivos.
Passivo são todas as obrigações financeiras de uma empresa. Ou seja, suas despesas e dívidas, independentemente dos prazos que têm para serem quitadas ou suas recorrências.
Em contabilidade, um passivo é uma obrigação ou dívida que uma entidade ou empresa deve pagar ou cumprir no futuro. Isso significa que um passivo é uma quantia de dinheiro que a empresa deve a outras pessoas, organizações ou entidades, seja em curto ou longo prazo. Existem vários exemplos de passivos em contabilidade.
O passivo é o conjunto de obrigações e dívidas feitas para o financiamento da atividade organizacional, considerado na contabilidade das empresas. Os valores dos passivos têm origem nas despesas, como contas a pagar aos fornecedores ou ao governo, por exemplo, sendo demonstrados através do balanço patrimonial.
A Dívida Passiva compreende toda e quaisquer dívidas ou obrigações registradas no patrimônio, assumidas pela administração em virtude de serviços, contratos e fornecimentos, cujos pagamentos não são realizados no ato, ou então, em face de empréstimos contraídos no País ou no exterior para suprimento de déficit ...
O que é ativo e passivo? Ativo: São os bens, direitos e valores que a empresa possui e podem ser convertidos em benefícios econômicos futuros. Passivo: São as obrigações e dívidas da empresa, ou seja, as contas a pagar e outras responsabilidades financeiras.
Como calcular o Ativo e o Passivo? O cálculo dos ativos e passivos de uma empresa é feito com a análise de seu balanço patrimonial. É importante levantar: Passivos = Dívidas de curto prazo + dívidas de longo prazo.
Em contabilidade, o passivo corresponde ao saldo das obrigações devidas, enquanto no ativo se representam os bens e direitos que pertencem a uma determinada entidade. O passivo é a coluna da direita num balanço patrimonial. Um exemplo de ativo é uma conta a receber, e passivo seria uma conta a pagar.
Você sabe o que é passivo tributário? Esse conceito é definido como o valor das dívidas tributárias de uma empresa com o Estado, seja em âmbito federal, estadual ou municipal.
São exemplos de contas classificadas no Passivo Circulante: ❑ Duplicatas a Pagar; ❑ Fornecedores; ❑ Empréstimos a Pagar (Curto Prazo); ❑ Salários a Pagar; ❑ Encargos Sociais a Recolher; ❑ Impostos a Recolher; ❑ Imposto de Renda a Pagar; ❑ Aluguéis a Pagar; ❑ Adiantamento de Clientes; ❑ Dividendos a Pagar.
No ambito jurídico, em uma relação jurídica comum, o sujeito ativo é o ser ou a entidade que tem o poder de exigir algo, enquanto que o sujeito passivo é o ser que deve assumir uma obrigação imposta.
PASSIVO: AQUI FICAM AS CONTAS ONDE SÃO REGISTRADOS OS DEVERES E OBRIGAÇÕES DA EMPRESA, COMO POR EXEMPLO, FORNECEDORES, EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS, OBRIGAÇÕES FISCAIS E SOCIAIS ETC.
Enquanto o passivo representa os gastos de um negócio, os ativos são recursos, bens e direitos de uma empresa que podem ser transformados em valores econômicos, de forma imediata ou a longo prazo.
Os passivos na economia são a representação das obrigações de uma instituição. Os exemplos que podemos citar são: Impostos a recolher, salários a pagar, fornecedores a pagar, enfim, são as obrigações que uma empresa tem para com terceiros.
O que é Ativo e Passivo na contabilidade: tudo o que você precisa saber. Entender o que é o ativo e passivo na contabilidade é fundamental antes de montar o balanço patrimonial. Esses termos representam, respectivamente, os bens e direitos (ativo) e as obrigações e dívidas (passivo) de uma organização.
Investimento passivo: ao contrário dos Fundos ativos, onde gestores tomam decisões ativas sobre quais ativos comprar ou vender para superar o mercado, os Fundos passivos seguem uma abordagem mais automatizada, comprando e vendendo ativos de acordo com as mudanças no índice.
Afinal, o patrimônio líquido é passivo? E por qual motivo? A Lei 6.404/76, artigo 178, § 2, diz “sim”. Para ela, o Patrimônio Líquido faz parte do Passivo porque representa as obrigações que a pessoa jurídica assumiu quando recebeu o capital de seus proprietários, tornando assim possível suas atividades.
Passivos bancários empresariais referem-se às dívidas e obrigações financeiras assumidas por uma empresa junto a instituições bancárias. Esses passivos podem ser de curto prazo, como empréstimos para capital de giro, ou de longo prazo, como financiamentos para aquisição de imóveis ou equipamentos.
Assim, como o próprio nome estabelece, a dívida ativa consiste em um ativo do ente público, ou seja, um valor a ingressar nos cofres públicos. Por outro lado, a dívida passiva representa uma obrigação do Estado, ou seja, um valor que deve sair dos cofres públicos em momento oportuno.
No passivo, cada dever adquirido irá gerar um crédito que irá aumentar o saldo dele. Quando um dever é quitado, é feito um débito na conta do passivo, correspondendo ao valor, e assim, se diminui o saldo dessa conta. Para cada passivo deve haver um ativo, e para cada débito deverá existir um crédito relacionado.
Além disso, muitas pessoas precisam se endividar devido a imprevistos, como doenças, acidentes, desemprego, morte ou separação. É o que se chama endividamento passivo.