A indexação de objetos multimídia consiste na descrição de suas características, em determinado contexto, assim, a indexação tende a ser um dos requisitos para a pesquisa e a recuperação da informação multimídia (SILVA, 2006).
A indexação é o processo de examinar arquivos, mensagens de email e outro conteúdo em seu computador e catalogar as informações, como as palavras e os metadados. Quando você pesquisa o computador após a indexação, ele analisa um índice dos termos para encontrar resultados mais rapidamente.
A principal função da indexação, no âmbito bibliográfico, é a representação dos conteúdos contidos nos documentos, para fins de recuperação da informação. Esta operação, parece bastante corriqueira: folhear um livro, ler alguns trechos específicos deste volume e identificar os temas tratados pelos autores.
A indexação é, basicamente, uma forma de rastreamento e catalogação que o Google usa para identificar o conteúdo das páginas do seu site de acordo com o assunto tratado.
Indexação: o Google analisa os arquivos de texto, imagens e vídeo na página e armazena as informações no índice do Google, que é um grande banco de dados. Exibição dos resultados da pesquisa: quando um usuário faz uma pesquisa, o Google retorna informações relevantes para a consulta dele.
Como vimos até aqui, a indexação pode acontecer com base em diferentes índices. No Brasil, os principais são o IPCA, a taxa Selic e CDI. Confira, agora, como cada um deles pode afetar seus investimentos.
De acordo com Santos (2019) o ato de indexar periódicos científicos é um processo de seleção pelo qual as revistas adequam-se a critérios definidos pelo indexador.
Demora algum tempo entre a publicação e o rastreamento de uma página, bem como entre o rastreamento e a indexação. Isso normalmente leva de um ou dois dias a algumas semanas, dependendo de vários fatores.
Index de site é o índice que cada endereço da web tem em mecanismos de busca. Nesse registro, são catalogadas informações sobre os assuntos abordados naquele site e com quais temas ele se relaciona. Por isso, toda vez que um novo site é colocado no ar, o Google realiza um processo de indexação.
indexação (indexing): identificação dos conteúdos das páginas para organizar o índice de URLs do buscador — acontece a todo momento; classificação (ranking): ordenação dos conteúdos indexados pelo robô para exibir os resultados de acordo com o termo de busca — acontece a cada pesquisa do usuário.
Os sistemas mais utilizados no Brasil são: - Classificação Decimal de Dewey (CDD); - Classificação Decimal Universal (CDU); - Classificação da Library of Congress (LC).
Se indexação diz respeito ao ato de atrelar preços e pagamentos a índices, o indexador econômico é o fator que fará a multiplicação. Os mais comuns na economia brasileira são a taxa Selic, o IPCA e o CDI. Mas existem diversos outros, como INPC, IGP, IGP-M e IPA-M.
Os indexadores financeiros são índices econômicos usados como referências para ou corrigir contratos na economia ou atualizar o valor de um ativo, afetando assim a rentabilidade final destes. Os principais indexadores utilizados hoje são o IPCA, o IGP-M, a taxa Selic e a taxa DI – ou "taxa do CDI".
Selecione Iniciar>Configurações. Em Configurações do Windows, selecione Atualização & Segurança> Solução de problemas. Em Encontrar e corrigir outros problemas, selecione Pesquisa e indexação. Execute a solução de problemas e selecione quaisquer problemas aplicáveis.
Para saber se seu site está sendo indexado pelo Google, abra o buscador e digite a URL do seu portal. Se ele aparecer nos primeiros resultados, isso prova que seu site está no índice do buscador e, portanto, está sendo indexado.
Não indexado: o URL não foi indexado devido a um erro de indexação ou a um motivo legítimo. Por exemplo, se a página estiver bloqueada para indexação por um arquivo robots. txt ou for uma página duplicada.
Para saber se a revista é indexada você pode procurar diretamente nas bases de dados. Algumas bases de dados são específicas de algumas áreas, como o Medline que é exclusivo da área de saúde. Mas, para quem está interessado em uma base de dados mais ampla pode optar por procurar o periódico desejado na Scielo.
Para indexar um site no Google, cole a URL da página desejada na opção “Inspeção de URL” do Google Search Console. A ferramenta vai mostrar se a página está ou não disponível no Google. Se ainda não estiver, é só clicar em “Solicitar indexação” e aguardar. O processo pode levar de um a dois dias até algumas semanas.
Quais são os principais indexadores? Os principais indexadores de investimentos são: CDI, IPCA (o índice que mede a inflação) a taxa Selic, taxa básica da economia brasileira e o IGP-M.
Se os motores de busca já indexaram o seu conteúdo, pode adicionar uma meta tag "noindex" ao HTML principal do conteúdo. Isto dirá aos motores de busca para deixarem de o mostrar nos resultados de pesquisa.
Para saber se um periódico é ou não indexado, você deve pesquisar na própria base de dados. Outra fonte de informação é o site do periódico que deve informar os indexadores. Uma revista indexada atesta um padrão de qualidade, pois passou por um processo muitas vezes rigoroso de seleção.
Para saber se a revista é indexada você pode procurar diretamente nas bases de dados. Algumas bases de dados são específicas de algumas áreas, como o Medline que é exclusivo da área de saúde. Mas, para quem está interessado em uma base de dados mais ampla pode optar por procurar o periódico desejado na Scielo.
As revistas não indexadas são freqüentemente consideradas como tendo qualidade científica inferior às revistas indexadas. Com o surgimento de periódicos de acesso totalmente aberto e periódicos on-line, determinar a confiabilidade das publicações e de seus editores tem se tornado mais desafiador.