A indexação é um processo de representação da informação de conteúdo de documentos. Para o ambiente dos periódicos científicos, refere-se ao processo de indexação dos títulos dos periódicos em bases de dados ou diretórios, nacionais ou estrangeiros, o que é denominado por indexadores.
Normalmente, para ser indexada, uma revista científica precisa enviar uma solicitação formal ao banco de dados e fornecer documentos e evidências relevantes. Se a revista atender a todos os critérios, ela será indexada.
Para saber se um periódico é ou não indexado, você deve pesquisar na própria base de dados. Outra fonte de informação é o site do periódico que deve informar os indexadores. Uma revista indexada atesta um padrão de qualidade, pois passou por um processo muitas vezes rigoroso de seleção.
A indexação de documentos é a identificação de atributos específicos de um documento para simplificar e agilizar a localização e recuperação precisa de um documento. Isso é feito por meio de um índice, metodologia utilizada para facilitar a localização de informações com dados descritivos.
As revistas não indexadas são freqüentemente consideradas como tendo qualidade científica inferior às revistas indexadas. Com o surgimento de periódicos de acesso totalmente aberto e periódicos on-line, determinar a confiabilidade das publicações e de seus editores tem se tornado mais desafiador.
Como saber se uma Revista Científica possui indexação? O que e um Revista Científica Indexada?
O que significa ser indexada?
A indexação é um processo de representação da informação de conteúdo de documentos. Para o ambiente dos periódicos científicos, refere-se ao processo de indexação dos títulos dos periódicos em bases de dados ou diretórios, nacionais ou estrangeiros, o que é denominado por indexadores.
A indexação é o processo de examinar arquivos, mensagens de email e outro conteúdo em seu computador e catalogar as informações, como as palavras e os metadados. Quando você pesquisa o computador após a indexação, ele analisa um índice dos termos para encontrar resultados mais rapidamente.
São fontes de informação que reúnem publicações científicas em um único lugar, com intuito de facilitar a pesquisa, sem que seja necessário fazer buscas específicas por periódico.
A catalogação de assuntos está ligada a construção de catálogos em bibliotecas enquanto a indexação está ligada à construção de índices bibliográficos que produzem base de dados. O bibliotecário, como gestor da informação, deve constantemente aprimorar seus conhecimentos e habilidades gerenciais.
Para saber qual é a classificação de um periódico, é necessário acessar o portal WebQualis, na Plataforma Sucupira da Capes. Em seguida, clique no menu Consultar, localizado na parte superior esquerda da página, e depois selecione a opção Classificação.
Um indexador é um índice ou uma taxa de referência usada como fator de reajuste de contratos na economia ou para determinar a rentabilidade de um investimento de Renda Fixa pós-fixado.
Os indexadores fornecem informações dos artigos originais ao leitor para facilitar a localização do material de interesse sem que seja necessário procurar minuciosamente todos os periódicos da área em questão.
Mas, para saber se a revista é indexada você pode procurar diretamente nas bases de dados. Algumas bases de dados são específicas de algumas áreas. Como o Medline que é exclusivo da área de saúde. Mas, para quem está interessado em uma base de dados mais ampla pode optar por procurar o periódico desejado na SciELO.
O que significa dizer que uma página foi indexada?
Isso significa que o URL precisa estar vinculado a uma página conhecida ou a um sitemap. Para um site novo, o ideal é solicitar a indexação da página inicial. Assim o Google vai começar a rastrear o conteúdo do site. No caso de partes ausentes de um site, confira se elas estão vinculadas corretamente.
Basicamente, a vantagem é uma maior velocidade para acessar os dados, e a desvantagem é um desempenho menor para realizar inserções e alterações no banco.
Indexação é o nome que se dá para o ato de indexar contratos ou preços de produtos e serviços a determinados índices. Tipicamente os índices utilizados são os de inflação. Dessa forma ela busca garantir que um produtor, vendedor ou assalariado não tenha prejuízos com a inflação.
A indexação consiste na atrelação do valor de um capital, rendimento ou bem a uma variável de referência. Em outras palavras, a indexação econômica busca fazer com que o valor real do bem em questão flutue de acordo com um determinado índice — como a inflação, a título de exemplo.
Indexação: o Google analisa os arquivos de texto, imagens e vídeo na página e armazena as informações no índice do Google, que é um grande banco de dados. Exibição dos resultados da pesquisa: quando um usuário faz uma pesquisa, o Google retorna informações relevantes para a consulta dele.
Uma página é indexada pelo Google quando ela é visitada pelo rastreador do Google ("Googlebot"), passa por uma análise de conteúdo e significado e, em seguida, é armazenada no índice do Google.