Absenteísmo: significado, como calcular, diminuir, exemplos e mais! Absenteísmo é um indicador de Recursos Humanos usado para medir a soma de ausências dos colaboradores durante o expediente de trabalho. O absenteísmo pode ser por faltas, atrasos ou saídas adiantadas.
O absenteísmo no trabalho diz respeito à ausência de um colaborador ou mais colaboradores no período laboral, seja por algumas horas — como nos casos de atraso ou uma saída adiantada ao fim do expediente — ou até mesmo faltando por vários dias.
Tempo de Leitura: 11 minutos O absenteísmo, também conhecido como falta injustificada de funcionários, é o ato de se abster do ambiente de trabalho ou de uma determinada função. Ele pode afetar de forma negativa suas finanças e indicar que algo não vai bem na empresa.
Absenteísmo - O que é e como calcular? | RH Academy
Qual a porcentagem de absenteísmo?
Entenda qual é o índice de absenteísmo aceitável nas empresas. Esse número depende do tipo de atividade que a empresa exerce e de qual setor o funcionário faz parte, mas, em geral, o valor considerado aceitável é de até 4%, devendo um índice maior que esse acender um sinal de alerta na empresa.
A melhor forma de fazer o controle de absenteísmo é por meio de um controle de jornada. Fazendo esse controle de forma eficiente sua empresa tem acesso aos números de atrasos, faltas, atestados e consegue saber quais são os colaboradores com a menor taxa de assiduidade, logo os que possuem uma alta taxa de absenteísmo.
Assim, se o trabalhador esteve ausente por um dia, o DP deve descontar 1/6 do valor do DSR da remuneração. Se esteve ausente por dois dias, o desconto deve ser de 2/6 e por aí vai.
Mantenha diálogos constantes com a equipe, alinhando objetivos e informações; Crie e mantenha um ambiente de trabalho agradável e acolhedor; Tenha interesse pelos problemas pessoais dos funcionários, pois podem gerar faltas e atrasos; Promova ações que visem criar e manter a motivação, como campanhas de incentivo.
Por que o absenteísmo é algo prejudicial para a empresa?
Quando as causas do absenteísmo não são tratadas diretamente, há maior perda para a organização, uma vez que elas podem resultar em demissões frequentes e alto índice de turnover (rotatividade).
Turnover é um indicador que mensura a quantidade de funcionários que deixam a empresa durante determinado período, que geralmente é de um ano (12 meses). Ou seja, é a taxa de rotatividade de colaboradores. Ele calcula o fluxo de novas contratações e desligamentos.
Além disso, cada falta uma vez no mês (menos seis horas, que equivale a um dia de trabalho): 5x6= 30 horas de falta. Agora, some 1h40 (atrasos) + 30h (faltas) = 31,40 é o total de horas perdidas. Por fim, divida o número de horas perdidas pelo total que deveria ser trabalhado e multiplique por 100.
Quais as consequências do absenteísmo para as empresas?
Perder os prazos de conclusão de um produto ou serviço talvez seja o impacto do absenteísmo mais temido. Deixar o cliente esperando é uma situação muito desagradável que, além disso, também pode arruinar a reputação da empresa.
O número de faltas injustificadas aceitáveis em um mês é definido pela empresa na qual ele trabalha. Isso porque a lei não estabelece um número mínimo para tolerância do empregador. Portanto, tudo depende da cultura da empresa e do contrato de trabalho.
Quando você Falta 1 dia de trabalho desconta dois?
A falta do trabalhador ao serviço enseja o desconto do dia respectivo em sua remuneração, salvo se a falta for considerada justificada. O empregado perde a remuneração do dia de repouso quando não tiver cumprido integralmente a jornada de trabalho da semana, salvo se as faltas forem consideradas justificadas.
30 dias, se não houver faltado ao serviço mais de 5 vezes durante os 12 meses; 24 dias, quando o funcionário tiver entre 6 e 14 faltas; 18 dias, quando somar de 15 a 23 faltas; 12 dias, quando houver faltado ao serviço de 24 a 32 vezes sem justificativa.
Absenteísmo = Número de dias ou horas de ausência / período de operação da sua empresa x 100. Número de dias ou horas de ausência – Quantidade de dias ou horas em que os colaboradores faltaram ou se ausentaram em alguma parte do tempo.
Como descobrir o valor de uma porcentagem? Se você precisa descobrir o valor de uma porcentagem em relação ao total, basta utilizar a seguinte fórmula: % = (parte ÷ todo) x 100. Por exemplo, para descobrir o equivalente em porcentagem de 40 em relação a 50: % = (40 ÷ 50) x 100.
Para entender melhor, pense assim: 12 colaboradores saíram da empresa no último ano. Mas nesse mesmo período, o número de profissionais era 74. Portanto, ao relacionar os dados, você terá uma porcentagem de 16,2% de turnover. Nesse caso, um número considerado alto.
Onboarding: o que é, processos e como implementar. O processo de onboarding de funcionários se refere à integração e adaptação de novos colaboradores nas empresas. O objetivo do onboarding é instruir os novos funcionários sobre cultura, rotina e dinâmicas corporativas.
No contexto de Recursos Humanos, o turnover (ou rotatividade de pessoal) é o nome dado ao fluxo de entrada e saída de colaboradores em uma empresa. Esse índice é calculado a partir da relação entre o desligamento e a admissão de novas pessoas colaboradoras em um período de tempo (geralmente anual).
O contador headcount é um indicador de eficiência na administração de Recursos Humanos. A palavra em inglês significa literalmente contagem de cabeças. Portanto, em resumo, headcount é a quantidade de pessoas que trabalham em uma organização.