O que é indulto individual?

O indulto individual ou coletivo, assim como as reduções e comutações objetivam individualizar situações que a lei não consegue porque esta não adentra nos diferentes matizes e situações casuísticas próprias da dinâmica social, inclusive a prisional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www2.senado.leg.br

O que é um indulto individual?

O que os diferencia é que na graça o benefício é individual e depende de provocação (pedido do preso, qualquer cidadão, conselho de sentença ou MP). Enquanto que no indulto, o benefício é coletivo e não precisa de pedido, pode ser concedido de ofício.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quais são os tipos de indulto?

O indulto Individual pode ser total (ou pleno) quanto este alcança todas as sanções impostas ao condenado, ou parcial (ou restrito), com a redução ou substituição da sanção, caso em que toma o nome de comutação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que significa indulto coletivo?

Os institutos se diferenciam porque a graça é individual e deve ser requerida pela parte interessada, enquanto o indulto é coletivo e concedido espontaneamente pelo Presidente da República ou pelas autoridades que dele receberam delegação. O indulto presidencial costuma ser concedido anualmente na época do Natal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quem tem direito a indulto?

O magistrado ressaltou que o indulto é concedido às pessoas condenadas, ou seja, que já se submeteram à jurisdição penal e contra si tiveram pronunciada a culpa, não havendo menção para casos futuros – nem poderia haver.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

INDULTO - Decreto Presidencial - DIREITO PENAL - DIREITO PROCESSUAL PENAL

Quais crimes não admitem indulto?

São exemplos de impeditivos do indulto, listados no artigo 7º do Decreto 11.302/2022, os crimes hediondos, os praticados mediante grave ameaça ou violência contra a pessoa ou com violência doméstica e familiar contra a mulher, a tortura, a lavagem de dinheiro, a participação em organizações criminosas, o terrorismo, os ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O que significa um indulto?

O indulto é um benefício concedido pelo Presidente da República. Significa o perdão da pena, efetivado mediante decreto que tem como consequência a extinção, diminuição ou substituição da pena. É regulado por Decreto do Presidente da República, com base no artigo 84, XII da Constituição Federal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quanto tempo vale o indulto?

Indulto só vale para condenados até publicação de decreto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Quando se aplica o indulto?

O indulto será aplicado a apenados que estejam com doenças graves ( por paraplegia, tetraplegia ou cegueira) sempre posterior à pena. Também será comedido indulto quando por doença grave, como neoplasia maligna ou síndrome da deficiência imunológica adquirida (aids), em estágio terminal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Quem concede graça e indulto?

O indulto é prerrogativa do Chefe do Executivo, que, pode ser delegada aos Ministros de Estado (art. 84, XII e parágrafo único, da CF). É considerado um ato discricionário do Chefe do Executivo, ou seja, é concedido segundo critérios de conveniência e oportunidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Qual o efeito do indulto?

O indulto extingue somente a pena ou medida de segurança, não interferindo nos efeitos secundários da condenação (Súmula 631-STJ)
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em buscadordizerodireito.com.br

Como pedir indulto?

Para a concessão do indulto, é preciso ter bom comportamento, sem nenhuma falta grave nos 12 meses anteriores à data de publicação do Decreto, além de ser necessário o cumprimento de parcela da pena, que varia de acordo com o regime prisional do preso e da quantidade da pena.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dotti.adv.br

Qual a diferença entre indulto e saidinha?

Ambos são benefícios concedidos a sentenciados que cumpram pena há determinado período e sejam detentores de bom comportamento. O saidão é uma autorização de saída temporária, concedida pelo juiz da execução penal, enquanto que o indulto significa perdão da pena, sendo concedido por decreto do Presidente da República.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quando é o indulto?

É concedido apenas aos que, entre outros requisitos, cumprem pena em regime semiaberto (penúltimo estágio de cumprimento da pena), com autorização para saídas e bom comportamento carcerário nos últimos três meses.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quando cabe a anistia?

A anistia atinge todos os efeitos penais decorrentes da prática do crime, referindo-se, assim a fatos e não a pessoas. Pode ser concedida antes ou depois do trânsito em julgado da sentença condenatória, beneficiando todas as pessoas que participaram do crime ou excluindo algumas delas, por exigir requisitos pessoais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem pode pedir anistia?

É possível solicitar anistia política e os benefícios da Lei nº 10.559/2002, protocolando um requerimento junto ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O requerimento deve ser relativo a atos de perseguição exclusivamente política, ocorridos no período de 18 de setembro de 1946 até 5 de outubro de 1988.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

Quais crimes não cabem indulto?

"Os crimes hediondos, a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo são insuscetíveis de: anistia, graça e indulto" (art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pge.sp.gov.br

Quem tem direito ao indulto em 2024?

Somente pessoas que já foram condenadas por crimes cuja pena máxima seja de até cinco anos podem receber o indulto natalino. O decreto exclui condenados por crimes graves, hediondos, ou que envolvam violência ou grave ameaça.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vlvadvogados.com

Quem pode dar o indulto?

Não é um direito previsto em lei, mas uma concessão dada voluntariamente pelo presidente da República para todos os condenados que se encontrem em determinada situação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em agepen.ms.gov.br

Quais presos têm direito ao indulto?

Em geral, o benefício é concedido a quem foi sentenciado a até oito anos de prisão que tenha cumprido um quarto da pena. Ou um terço da pena, no caso de reincidência. Nem todos os crimes podem ser anulados pelo presidente no indulto natalino.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em agenciabrasil.ebc.com.br

Qual o prazo para pedir indulto natalino?

O prazo do benefício será sempre o de 7 (sete) dias (há jurisprudência em sentido contrário), sendo renovado em até mais 4 (quatro) vezes durante o ano, ou seja, durante o ano poderá ser concedido por até 5 (cinco) vezes, com intervalo mínimo de até 45 dias, salvo se as saídas corresponderem a cursos ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais indultos existem?

No Brasil, a Constituição Federal brasileira de 1988 estabelece três tipos de perdão jurídico que são reconhecidos pela ordem constitucional:
  • anistia, prevista no seu artigo 5º, inciso XLIII;
  • graça, prevista no seu artigo 5º, inciso XLIII; e.
  • indulto, previsto no art. 84, inciso XII.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Quais os efeitos do indulto?

Súmula 631 do STJ: “O indulto extingue os efeitos primários da condenação (pretensão executória), mas não atinge os efeitos secundários, penais ou extrapenais”. O indulto é uma causa extintiva da punibilidade concedida pelo Presidente da República, via decreto presidencial (art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meusitejuridico.editorajuspodivm.com.br

Quais os crimes que admitem perdão judicial?

Desse modo, o perdão judicial é aplicável somente aos crimes de homicídio e lesão corporal culposa, não podendo ser aplicado a mais nenhum outro tipo de crime, isso porque a Lei já excepcionou a aplicação do instituto aos casos por ela previstos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br