A assimetria de informação é o nome que se dá para quando uma das partes possui mais informações acerca de um produto ou serviço do que a outra parte. Considerada uma falha de mercado, a assimetria pode informação pode ocasionar desequilíbrios no mercado e posteriormente a negócios serem cancelados.
Na teoria dos contratos e na economia, a assimetria de informações lida com o estudo de decisões em transações em que uma parte tem mais ou melhor informação do que a outra parte.
A assimetria de informação é uma falha de mercado. Em resumo, ela ocorre quando uma das partes tem mais informações sobre um produto ou serviço do que a outra parte. Na prática, a assimetria de informação pode causar desequilíbrios no mercado ou fazer com que negócios sejam cancelados.
A assimetria é um conceito amplamente utilizado em diversas áreas do conhecimento, como matemática, física, biologia, economia e até mesmo nas relações sociais. De forma geral, a assimetria refere-se à falta de simetria, ou seja, a ausência de igualdade, equilíbrio ou correspondência entre duas partes ou elementos.
Por outro lado, Lopes & Martins (2014) pontuam que a assimetria ocorre quando os indivíduos em um mercado possuem informações diferentes sobre os elementos definidores do produto ou serviço que estão envolvidos em uma transação.
Assimetria de Informação: Risco Moral e Seleção Adversa
Como explicar assimetria?
Como vimos, a simetria é quando temos duas figuras que se sobrepõem perfeitamente; já uma assimetria é o caso contrário, ou seja, quando não há padrão ou semelhança entre as partes da figura. Então podemos dizer que os conceitos de simetria e assimetria são contrários, ou temos simetria ou temos assimetria.
Figuras assimétricas são figuras que não apresentam simetria, ou seja, são desiguais. A flor não desabrochou totalmente mostrando uma forma assimétrica.
Quais as consequências da assimetria de informação?
Uma das conseqüências mais relevantes da existência de informação assimétrica, principalmente numa relação contratual, é a presença de comportamentos oportunistas entre os agentes, por parte daqueles que possuem mais informações.
Definição: Assimetria é uma medida de simetria, ou mais precisamente, da falta de simetria. Uma distribuição, ou conjunto de dados, é simétrica se parecer igual à esquerda e à direita do ponto central. Essencialmente, avalia a extensão e direção da inclinação da distribuição.
Basicamente algo simétrico é aquilo que podemos dividir ao meio e conseguirmos duas partes iguais. Quando as duas metades são de tamanho ou formas diferentes, temos uma assimetria.
A assimetria de informação é o nome que se dá para quando uma das partes possui mais informações acerca de um produto ou serviço do que a outra parte. Considerada uma falha de mercado, a assimetria pode informação pode ocasionar desequilíbrios no mercado e posteriormente a negócios serem cancelados.
Com a assimetria ocorre um distanciamento da homogeneidade comum no Federalismo Simétrico, e tem o escopo de reduzir as desigualdades regionais e manter o equilíbrio. Conforme exposto acima, a Constituição possui diversas assimetrias.
Em Estatística, a assimetria, também conhecida como obliquidade (em Inglês "skewness", em Alemão "Schiefe") é uma medida da falta de simetria de uma determinada distribuição de frequência.
Simetria é quando os dois lados de um elemento são idênticos, com paridade na altura, largura e comprimento, além das cores. A assimetria é o contrário disso. Quando não existe padrão ou semelhança entre as partes, dizemos que o elemento em questão é assimétrico.
Algumas distribuições são simétricas, com dados distribuídos igualmente em torno da média. Outras distribuições são "assimétricas," com dados tendendo para a esquerda ou para a direita da média.
Suponhamos que uma mulher quer fabricar um urso de peluche para a sua filha. A lógica indica que as patas do animal devem ser simétricas e medir o mesmo. Se, ao deitar mãos à obra, o resultado é que uma das patas mede 10 centímetros e a outra, 18 centímetros, o corpo do urso apresentará uma grande assimetria.
A assimetria, no contexto da comunicação, refere-se à disparidade de informações entre duas ou mais partes envolvidas em uma interação. Isso pode ocorrer em diferentes situações, como em negociações, relacionamentos pessoais ou trocas comerciais.
Fenômeno que ocorre quando uma das partes envolvidas em uma negociação tem mais informação que a outra, o que a coloca em condição de vantagem. Gera falhas de mercado – seleção adversa, riso moral e comportamento manada.
PARA INTERPRETAR A ASSIMETRIA: 1) Verifique o sinal: se (-) assimetria à esquerda e se (+) assimetria à direita; 2) Se o seu valor estiver próximo de zero, isto é, dentro do intervalo [ -1 ,+ 1], os dados serão mais simétricos, caso contrário, terão alto grau de assimetria.
Diz-se que uma distribuição possui: assimetria positiva quando existe uma maior concentração de valores na zona de valores mais reduzidos da amostra; assimetria negativa quando existe uma maior concentração de valores na zona de valores mais elevados da amostra.