Características do Ácido Cítrico Também conhecido como acidulante INS 330, o ácido cítrico tem sabor ácido e refrescante quando usado para preparar alimentos e bebidas, e é encontrado em frutas cítricas tal como limão e laranja.
O ácido cítrico é ótimo pra neutralizar alguns sabores fortes como a acidez e o amargor, por exemplo. Isso porque ele diminui o pH de vários ingredientes e, ao mesmo tempo, ativa as papilas gustativas pra sentir melhor o sabor da comida.
Embalagens dos produtos vendidos no Brasil, os conservantes não aparecem com o nome por extenso, mas sim um código de numeração, o INS. Nosso país adota o Sistema Internacional de Numeração de Aditivos (INS), que conta com todos os aditivos registrados.
O que é e o que significa a numeração de INS em alimentos?
Esse termo refere-se ao International Numbering System (Sistema Internacional de Numeração de Aditivos Alimentares) e é feito pelo Comitê sobre Aditivos Alimentares (CCFA) do Codex Alimentarius. Além disso, ele dita uma ordem numérica internacional de identidade padrão dos aditivos de alimentos processados.
É usado como conservante natural (antioxidante), sendo conhecido também como acidulante INS 330, dando um sabor ácido e refrescante na preparação de alimentos e de bebidas.
Aditivos Alimentares: Conservantes, Antioxidantes e Estabilizantes | Nutri Mari Maroso
Quais os efeitos colaterais do ácido cítrico?
Pode ser nocivo em contato com a pele. Causa irritação à pele. Causa irritação ocular séria. Quando inalado pode causar sintomas alérgicos, asma ou dificuldades de respiração.
O ácido cítrico atua como antioxidante, acidulante, saborizante, sequestrante e regulador de acidez. Possui aplicação em conservas, bebidas carbonatadas, sucos de frutas, molhos, sobremesas, geleias e laticínios.
Também conhecido como acidulante INS 330, o ácido cítrico tem sabor ácido e refrescante quando usado para preparar alimentos e bebidas, e é encontrado em frutas cítricas tal como limão e laranja. Em temperatura ambiente, o ácido cítrico tem a aparência de um pó branco.
Realização de Observação em Saúde, para documentar o Estado de Saúde da População e seus Determinantes; Realização de parcerias com outras instituições nacionais e internacionais.
Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar os radicaislivres de oxigênio em formas inertes. É também usado na síntese de algumas moléculas que servem como hormônios ou neurotransmissores. Em gêneros alimentícios é referido pelo número INS 300.
o ácido acético apresenta fórmula molecular diferenciada em cada tipo de vinagre, sendo, no vinagre de maçã, representada por CH₃COOH. o principal ácido constituinte do vinagre é o ácido cítrico, especialmente se for um vinagre obtido a partir de frutas cítricas.
É também usada como aditivo em alimentos. Porém, ingestão de grandes quantidades pode causar dor no estômago e vômito. Ingestão contínua de ácido cítrico e em grandes quantidades pode causar erosão nos dentes e irritação local. Não fumar, beber ou comer no ambiente de trabalho.
O limão é azedo porque, entre as várias substâncias químicas presentes nele, duas estão em uma quantidade relativamente alta: o ácido cítrico e o ácido ascórbico.
O ácido cítrico (INS 330), aditivo com função de antioxidante, acidulante e regulador de acidez, é fundamental para evitar proliferação de Clotridium Botulinum, causador do butulismo, em conservas.
Quais são os aditivos alimentares mais prejudiciais à saúde?
Os mais usados costumam ter efeitos negativos na saúde, como o sorbato de sódio, nitrito e nitrato de sódio. Edulcorantes: adoçam os alimentos sem fornecer açúcar e calorias, dentre eles destacam-se o aspartame, stévia, ciclamato monossódico, sacarina e sucralose.
No Brasil, o emulsificante encontrado com maior frequência em alimentos é a Lecitina (INS 322). Seu nome é derivado do grego “Lekithos”, que significa “gema de ovo”, pois a substância foi isolada pela primeira vez na gema, ainda que seja naturalmente presente nas paredes celulares e em todas as plantas e animais.
O ácido cítrico é considerado um ácido orgânico forte, com propriedades ácidas que podem ser medidas pelo seu próprio pH, aproximadamente de 2,5. Com isso, o ácido cítrico é uma substância que é solúvel em água e, por isso, é comumente utilizada na sua forma de sal, utilizado em diversas aplicações industriais.
Além de servir como antioxidante e conservante, o ácido cítrico serve como um produto ecológico bastante usado na limpeza de máquinas. Podemos citar as máquinas de café expresso (atuando também na limpeza de seus filtros). Ademais, pode ser usado na remoção de manchas de ferrugem em objetos metálicos.
O consumo excessivo por muitos anos pode ser cancerígeno, assim como os demais conservantes. Além disso, podem afetar as funções gastrointestinais, causar alergias e aumentar o nível de colesterol no sangue.
O ácido mais importante presente no suco de laranja é o ácido crítico, este é expresso em gramas de ácido cítrico por 100 mL de suco. O ácido málico é o segundo considerável, entretanto, possui uma quantidade muito inferior em relação ao ácido cítrico.
O ácido cítrico é o ácido orgânico mais importante produzido e usado como um acidulante ou agente de controle de pH nas indústrias de alimentos, bebidas e farmacêutica.