É um termo teórico da psicanálise que pertence a psicologia processual, não à personalística, pois se refere ao processo mental de tornar consciente o inconsciente. Diversos modelos teóricos da psicanálise buscam definir o insight como um conhecimento que reúne entre suas características a de ser novo e intransferível.
Em relação ao analista, o uso de insight por Freud é associado à idéia de compreensão de uma dificuldade encontrada em um caso específico ou o vislumbre de um aspecto mais abrangente da teoria.
Insight é uma palavra estrangeira que leva o sentido de “iluminação”. Na psicoterapia podemos dizer que quando se tem um insight algo é compreendido, como se um entendimento repentino sobre determinada situação, sobre nosso comportamento, emoções ou até mesmo a forma como agimos fosse entendido.
Se você procurar o termo em algum dicionário de inglês, vai encontrar esse conceito de insight: “capacidade de entender verdades escondidas, especialmente de caráter ou situação; ato ou resultado de alcançar a íntima ou oculta natureza das coisas ou de perceber de forma intuitiva.”
(1984), analistas do comportamento têm concebido o insight como a resolução súbita de um problema pela interconexão espontânea de repertórios previamente aprendidos em separado.
São mensagens profundas, que lhe proporcionarão momentos de conexão e insights consigo mesma(o) no decorrer de sua jornada espiritual e de autoconhecimento.
Um insight é um fenômeno cognitivo que descreve a súbita compreensão ou percepção de uma ideia, conceito, solução ou conexão que anteriormente estava fora do alcance da mente. É como uma “luz acendendo” em nossa consciência, revelando uma perspectiva nova e profunda sobre um problema ou situação.
INTRODUÇÃO: No contexto da psiquiatria clínica, insight ou crítica da doença é definida como uma subcategoria do autoconhecimento dos pacientes relativa ao reconhecimento das manifestações patológicas que os afetam e também à apreciação das mudanças que tais manifestações causam na sua interação com o mundo.
Nesse sentido, Freud buscou explicar a vida humana (pessoal e individual, mas também pública e social) recorrendo a essas tendências sexuais a que chamou de libido. Com esse termo, o pai da psicanálise designou a energia sexual de maneira mais geral e indeterminada.
A intuição é muito confundida com insight. Ambos se baseiam em processos subconscientes, mas não são sinônimos. Insight tem a ver com visualizar uma solução e verbalizá-la para outra pessoa. Já a intuição é sentimento.
A terapia do insight é um tipo de abordagem terapêutica que visa ajudar o paciente a desenvolver uma maior compreensão e consciência sobre si mesmo, suas emoções, pensamentos e comportamentos, em especial no que tange a maneira que experiências passadas afetam o presente.
Que é o insight? Em seu sentido restrito, o termo se refere ao fato seguinte: quando tomamos consciência de uma relação, qualquer relação, ela não é experimentada como um fato em si mesmo, mas, antes, como algo que se conclui das características dos objetos que estão sendo considerados.
Um insight é uma percepção repentina e profunda, uma compreensão clara e intuitiva de algo que antes não era evidente. É um momento de clareza mental no qual uma pessoa compreende algo novo, faz uma conexão relevante ou adquire uma compreensão mais profunda de uma situação, problema, pessoa, ideia ou padrão.
De um lado, a falta de insight é entendida como uma defesa psicológica e, no outro extremo, denota uma posição teórica implicando um déficit neurocognitivo (AMADOR; STRAUSS, 1993; FENTON; MCGLASHAN, 1994; YOUNG et al., 1998).
Os Insights são compreensções que podem ser geradas com relação a um determinado tema ou assunto. Geralmente, ocorre quando o indivíduo consegue perceber soluções para determindas questões. Quando falamos de gerar insights através de pesquisa, podemos afirmar que houve grande evolução.
É como uma lâmpada que se acende sobre a sua cabeça, mostrando algo que está acontecendo ao seu redor de que você não fazia ideia. Um insight traz uma maneira totalmente nova de pensar sobre determinado assunto. Sinônimos: compreensão, conhecimento, ideia, clareza, epifania, percepção repentina.