A ironia machadiana surge como um pano de fundo para descrever a forma como viviam a sociedade escravocrata e a classe dominante da época, ou boa parte dessa. Desta forma, as suas personagens formam uma verdadeira teia de homens e mulheres sem escrúpulos, ligados somente à aparência e a avareza.
Escrita que reflete uma concepção pessimista da vida e da condição humana. Texto impregnado de lucidez, provocando no leitor intensa inquietação e perplexidade.
Na obra-prima “Dom Casmurro”, o personagem Bentinho usa um eufemismo irônico para dizer que todos os seus velhos amigos estão mortos, ou seja, estão debaixo da terra, estudando a geologia dos cemitérios, assim: “Os amigos que me restam são de data recente; todos os antigos foram estudar a geologia dos campos santos”.
“O humor irônico” é uma temática marcante na maioria dos contos machadianos, porque é por meio desse tipo de construção estilística que Machado tende a levar o leitor a construir interpretações contrárias, com características satíricas, às que esperava inicialmente e que resultam em várias leituras.
Uma das maiores características da prosa de Machado de Assis é a forma contraditória de apreensão do mundo. Machado em geral apanha o fato em suas versões antagônicas, e isso lhe dá um caráter dilemático. É também uma forma superior e mais completa de ver as coisas.
O escritor desaprovava certas questões estéticas e morais do realismo em suas críticas literárias. Essa é, também, outra característica importante da escrita machadiana: a presença de críticas sociais, muitas vezes misturadas com humor e inseridas em temas universais.
Como estão classificadas as duas fases da obra machadiana?
as duas fases machadianas marcam claramente o tipo de obra a que o autor se dedica: a primeira fase é poética, com vasta produção de sonetos parnasianos; e, na segunda fase, o autor abandona a poesia, iniciando a produção de romances e contos.
73), o pessimismo machadiano era uma "variante maneirosa", um "pessimismo de criança, ironia de adolescente, aprendida nos livros, sobreposta a um dos espíritos mais tímidos e pacatos que já uma vez surgiram na América".
Machado de Assis foi o principal representante do realismo brasileiro. Ele é mais conhecido pelos livros de sua segunda fase, caracterizada, principalmente, pela crítica à idealização romântica.
Quais as fases machadianas e em que se destacaram?
Resumo da vida e obra de Machado de Assis
Sua obra se divide em duas fases: romantismo, com obras como Ressurreição e Helena; e realismo, com obras como Dom Casmurro e Quincas Borba; Inaugurou a estética realista no Brasil com a publicação do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, em 1881.
Como pode ser considerada a literatura machadiana?
São obras que fazem um mergulho na subjetividade, ou na alma, usando o termo machadiano, de modo extremamente convidativo para quem aprecia tanto a literatura quanto a psicologia.
Os personagens envolvidos na trama apresentam complexidade psicológica, ou seja, são personagens esféricos e o narrador dialoga com o leitor, permitindo a este fazer reflexões sobre a obra, além de, por vezes, a ordem cronológica da obra ser interrompida.
Machado não era pessoalmente um indivíduo religioso, embora não fosse um materialista. é certo que conhecia a doutrina e a Escritura cristã, quando jovem fora educado pelo Padre Silveira Saramento, de quem permaneceu amigo até a vida adulta.
As suas mais representativas obras foram traduzidas para diversas línguas, nesse grupo incluem-se Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó e Memorial de Aires.
A prosa machadiana tem alcance universal porque constitui um mergulho na alma humana, desvendando seus segredos ligados ao egoísmo, à mesquinhez, à desonestidade, à infidelidade, ao amor e ao desejo de glória.
Além dos tipos, a prosa pode ser classificada pela função. Assim, apresenta-se sob forma argumentativa, dramática, informativa ou contemplativa. Confira um trecho de prosa narrativa retirado do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Vidas Secas é uma obra escrita no gênero prosa.
O narrador machadiano deixa clara, desde o início da crônica, uma preocupação em chamar a atenção dos leitores ortodoxos, intelectuais, os formadores de opinião, aqueles que ditavam as regras de convívio, acerca dessa questão das atividades profissionais realizadas: “Peço a atenção das pessoas cultas”.
Como o realismo e o uso da ironia são empregados por Machado de Assis para criticar a sociedade brasileira da época?
No fragmento de Memórias póstumas de Brás Cubas, obra realista de Machado de Assis, ao dizer que a forma como Cotrim prendia e torturava os escravos era “efeito de relações sociais”, o narrador faz uma ironia, já que a prisão e tortura desses indivíduos são atos cruéis e desumanos e nada têm a ver com “relações sociais ...
Machado de Assis foi o principal nome do Realismo brasileiro, o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras e um dos escritores mais aclamados da literatura.