A International Society of Urological Pathology (ISUP) World Health Organization (WHO) de 2014 adotou grau de grupos. Assim, permite um melhor entendimento e comportamento do câncer de próstata diagnosticado. A classificação do grau ISUP é usada para definir os pacientes em grupos de risco ao diagnóstico.
Em 2014, em reunião realizada em Chicago, a Sociedade Internacional de Patologia Urológica (ISUP) identificou a necessidade de atualizar o sistema de graduação de Gleason para a prática contemporânea. Foi proposto um novo agrupamento prognóstico em 5 grupos (ISUP 1 a 5), de acordo com a contagem final de Gleason.
O potencial de agressividade aumenta; Adenocarcinoma acinar grupo 4 (ISUP 4): neste grupo, as células se apresentam deformadas, com alto grau de agressividade. O Gleason poderá apresentar um padrão número 5, desde que a soma seja 8 (ex: 4+4, 3+5 ou 5+3);
Metástases ganglionares ocorre em cerca de 20% dos pacientes com PSA >20 ng/ml e em 75% dos pacientes com PSA >50 ng/ml. Quanto mais alto o valor do PSA, maior a chance de doença localmente avançada ou disseminada.
A pontuação varia de 6 a 10, dependendo da agressividade do câncer, sendo 10 a forma mais agressiva. Grau de risco ou agressividade, com base na Pontuação Gleason: 6 ou 7: câncer de risco baixo ou intermediário. Entre 8 e 10: câncer de alto risco.
13- O que é o Grau de Gleason no Câncer de próstata? Qual sua utilidade?
O que significa Gleason 7 grau 3/4 no câncer de próstata?
O primeiro número atribuído é o grau mais frequente no tumor. Por exemplo, se a pontuação de Gleason for escrita como 3 + 4 = 7, significa que a maior parte do tumor é de grau 3 e o menor é de grau 4, e eles são adicionados para uma pontuação de Gleason 7.
Quanto tempo leva para o câncer de próstata se espalhar?
Como foi dito anteriormente, essa doença não costuma causar sinais e sintomas na fase inicial. A grande maioria dos tumores malignos de próstata cresce muito lentamente, podendo demorar quinze anos para chegar a 1 centímetro.
Quanto tempo leva para o câncer de próstata evoluir?
De forma geral, o câncer de próstata é uma doença que costuma evoluir lentamente. Nos estágios iniciais, a doença pode levar anos para apresentar sintomas ou causar complicações. Por isso, a detecção precoce é tão importante: quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maiores são as chances de cura.
Qual é o valor normal do PSA livre e total? O valor de PSA total considerado normal está em até 4,0 ng/mL. Pacientes que apresentam nível maior que 10 ng/mL, possuem alta probabilidade de serem encaminhados para biópsia retal diagnóstica, uma vez que pode significar câncer de próstata.
No último estágio do câncer de próstata, o tumor se espalhou para outras partes do corpo, como os ossos, os pulmões, o fígado ou os gânglios linfáticos. Os sintomas nessa fase podem ser mais graves e incluem dor óssea, fraqueza generalizada, perda de peso inexplicada e fadiga.
O câncer em estágio 4 também é conhecido como câncer metastático porque se espalhou (sofreu metástase) para áreas distantes do corpo de onde começou. Geralmente, nesse estágio a cura não é possível. O objetivo do tratamento é focar na qualidade de vida e no alívio dos sintomas e da dor.
Desenvolvida na década de 1966 pelo patologista americano Dr. Donald Gleason, essa escala é usada para avaliar a agressividade do câncer de próstata com base na aparência das células cancerosas em uma biópsia. A escala varia de 2 a 10, sendo que quanto maior o número, mais agressivo é o câncer.
Quando dizemos que o câncer de próstata encontra-se em estágio IV significa que a doença já está em estágio avançado, isto é, já atingiu linfonodos, ossos, pulmão ou outros órgãos.
Como saber se o câncer de próstata é maligno ou benigno?
Sintomas como um fluxo urinário mais lento e mais idas à casa de banho podem ser sinais de cancro de próstata, ou algo menos sério, como aumento da próstata (HBP). Assim, os sintomas iniciais, muitas das vezes, são inespecíficos, inexistentes ou semelhantes aos do aumento prostático benigno.
Em quais condições o câncer de próstata pode ter cura?
O tratamento para câncer de próstata tem maior chance de cura quando o diagnóstico é feito precocemente, isto é, quando a doença está em fase inicial. Isso não significa que a doença não possa ser curada em estágios avançados.
Os cânceres que se propagaram para os tecidos circundantes também apresentam um prognóstico pior. O câncer de próstata metastático não tem cura. A maioria dos homens com câncer metastático vivem cerca de um a três anos após o diagnóstico, mas alguns vivem por muitos anos.
O patologista examina as amostras ao microscópio para determinar a presença e o grau de diferenciação das células cancerígenas. O grau de diferenciação é avaliado usando o sistema de Gleason, que classifica o câncer de próstata em uma escala de 2 a 10, sendo os valores mais altos indicativos de tumores mais agressivos.
Que sintomas podem indicar um câncer de próstata? Sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. Caso haja suspeita, os exames indicados são toque retal e dosagem de uma proteína do sangue (PSA) através de exame de sangue.
O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase.
Quais são os sintomas de câncer de próstata avançado? Sintomas avançados podem incluir dor óssea, perda de peso, fraqueza nas pernas, e incontinência urinária ou fecal.
O valor de referência de “normalidade” do PSA é de 4 ng/dl. No câncer de próstata, a produção desta substância é aumentada. De uma maneira geral, a chance de detectar câncer de próstata em um indivíduo com PSA acima de 4 ng/dl é em torno de 30%.
Seu tamanho é comparável a uma noz, possui em média 3 cm de altura, 4 cm de comprimento e 2 cm de largura, totalizando um volume de 15 a 20 centímetros cúbicos (ou 15 a 20 gramas).
Para próstatas de tamanho inferior a 120g em média as cirurgias endoscópicas (via uretral) são as mais indicadas. Podemos realizar a ressecção endoscópica tradicional (bipolar ou plasmática) ou o laser verde (Greenligth) que promove eletrovaporização do tecido prostático.