O kit do amortecedor é composto por peças que se encaixam nessa estrutura – o coxim (suporte), o rolamento, o batente e a coifa. A composição do kit do amortecedor ajuda a absorver ruídos e auxilia o carro a trafegar melhor.
Kit de suspensão é um conjunto formado pelas peças complementares do amortecedor, cujo objetivo é fornecer ao consumidor uma solução completa, onde não será necessário adquirir cada produto separadamente, trazendo maior economia e praticidade.
De maneira geral, os três componentes que devem estar contidos neles são: coifa, batente e coxim, em alguns casos um rolamento é vendido a parte. O kit deve ser substituído junto aos amortecedores.
Normalmente, um kit de suspensão inclui: Amortecedores: essenciais para absorver impactos e manter o controle do veículo. Molas: responsáveis por suportar o peso do carro e fornecer conforto. Batentes: componentes que limitam o movimento da suspensão, evitando danos.
Qual a diferença entre Kit de amortecedor e amortecedor?
O kit de amortecedor é composto por peças que costumam ser trocadas juntas e com maior frequência do que outros componentes do amortecedor. Os kits de amortecedor contam com coxim, coifa e batente, e cada uma dessas peças é de fundamental importância para manter as rodas no chão.
Kit Amortecedor Batente Coxim Coifa e Rolamento da Suspensão
Quando trocar kit do amortecedor?
Como saber que está na hora de trocar os amortecedores? O ideal é checar os amortecedores da suspensão a cada 10.000 km ou em intervalos de 5.000 km, quando o carro já tiver mais de cinco anos de uso. As peças dão sinais de desgaste, embora por vezes não sejam perceptíveis.
Normalmente, um par de amortecedores para veículos nacionais varia entre 300 e 400 reais, já para os importados o valor é um pouco maior, ficando entre 500 até 750 reais.
Geralmente, o custo total para trocar os amortecedores fica entre R$ 250 e R$ 600. Quem optar por trocar outras peças do sistema de suspensão do carro pagará mais. A substituição de molas, buchas e batentes, além dos já referidos amortecedores, poderá custar de R$ 800 a R$ 1,2 mil.
O que trocar na suspensão serão justamente as peças que sofrem um maior tipo de desgaste por absorverem o impacto, como as de metal borracha, como o amortecedor, as buchas e os coxins.
Suspensão de Eixo Rígido com Feixe de Molas. Pode-se considerar o eixo rígido, como um dos sistemas mais antigos se comparado com outros tipos de suspensões atuais. ...
Suspensão Telescópica MacPherson. ...
Suspensão Duplo A / Suspensão “Double WishBone“ ...
O coxim, é um isolador para a suspenção do metal da carroceria, que faz com que todo o kit do batente do amortecedor seja fixado no veículo, de tal modo que evitará que os movimentos bruscos no carro causados pelo solo se direcionem para a carroceria do carro.
O que causa defeito na bieleta? A peça pode ser danificada tanto em razão do tempo, por desgaste natural após um determinado período, ou em razão das condições da via. Em geral, buracos e solavancos mais fortes são fatores que ocasionam este defeito nas bieletas de um veículo.
O kit do amortecedor é composto por peças que se encaixam nessa estrutura – o coxim (suporte), o rolamento, o batente e a coifa. A composição do kit do amortecedor ajuda a absorver ruídos e auxilia o carro a trafegar melhor.
Coxim, batente, coifa e rolamento estão entre os principais componentes do kit. Todos trabalham em conjunto para auxiliar as molas e os amortecedores a controlar as vibrações durante o deslocamento do veículo.
Segundo a Nakata, a recomendação é substituir o kit amortecedor juntamente com os amortecedores, pois peças desgastadas podem ocasionar ruídos e prejudicar o desempenho da suspensão.
Quantos quilômetros duram os amortecedores de um carro? Não existe uma regra fixa para a troca dos. A vida útil depende do componente, mas também da forma como o carro é usado e em que tipo de piso. Existem amortecedores que não chegam a 50.000 km, enquanto outros atingem bem os 150.000 km.
O que acontece se não arrumar a suspensão do carro?
Quando a suspensão do automóvel está comprometida, o seu desempenho e a sua vida útil podem ser reduzidos, além do desconforto ao sentir o impacto dos buracos na via. Além do dano gerado ao veículo, a segurança também pode estar comprometida, aumentando as chances de acontecer um acidente de trânsito.
Quanto custa a mão de obra para trocar o amortecedor?
Mão de obra. Além do custo dos amortecedores em si, você também precisa considerar a mão de obra para a substituição. Os valores da mão de obra variam de acordo com a oficina e a região, mas geralmente, você pode esperar pagar de R$ 300,00 a R$ 600,00 pela instalação.
Precisa alinhar o carro depois de trocar o amortecedor?
Caso seja necessário trocar as molas por algum motivo, substitua também os amortecedores. Esses dois itens do sistema de suspensão devem ser trocados em conjunto para garantir a segurança dos passageiros. Depois disso, deve-se alinhar as rodas corretamente.
A questão é que não há necessidade de substituir os 4 amortecedores de uma só vez. Se apenas um dos dianteiros apresentar desgaste, reponha apenas a dupla do eixo frontal. A troca em pares de um mesmo eixo serve para preservar a segurança ao volante.
Alguns sinais de que pode ser hora de trocar o kit de batente do amortecedor incluem: Ruídos incomuns: Se você ouvir barulhos de batidas, rangidos ou estalos ao passar por irregularidades na estrada, pode ser um sinal de que os batentes do amortecedor estão desgastados.
Barulhos altos, especialmente quando o carro passa por estradas irregulares, também são sinais de que o coxim do amortecedor está ruim. Afinal, após um bom tempo rodando com as mesmas peças, o desgaste pode levar ao surgimento de ruídos fortes na suspensão.
Um dos principais sinais que os amortecedores estão desgastados é a sensação de vibração ou rolamento excessivo do veículo ao passar por solavancos, buracos ou irregularidades na estrada. Ao passar por um quebra mola ou buracos na pista, o carro pode ficar desconfortável devido a movimentação da carroceria.
A durabilidade das molas do veículo pode variar, mas especialistas recomendam verificar e substituir as molas a cada 40/50 mil quilômetros rodados. No entanto, é importante realizar verificações periódicas da suspensão para avaliar seu estado e determinar o momento certo de substituição das molas.