A palavra deriva do termo alemão 'kitschen', que tem o sentido de estorvar, e de 'verkitschen', realizar um negócio fraudulento, ou seja, substituir a mercadoria adquirida por outro objeto não desejado, o que revela o significado vulgar que o vocábulo 'Kitsch' traz em si.
O termo kitsch foi criado no século XIX para classificar produções artísticas consideradas inferiores, feias e exageradas. Esse conceito foi resinificado e, nos dias atuais, define uma manifestação cultural de personalidade que pode ser aplicada na decoração.
1. Que está associado a estereótipos sociais e culturais e a um tipo de sensibilidade que se adequa ao gosto maioritário da população não erudita. 2. [Depreciativo] Que é de mau gosto ou não tem erudição estética.
Os conceitos Kitsch (MOLES,1994) e Camp (SONTAG, 1964) são perceptíveis em suas roupas e também nos cenários cheios de elementos retrô, vintage e fora do padrão adotado atualmente pela sociedade por possuir coisas e objetos exagerados, cafona e utilizar muito do artificial.
O acesso rápido a bens de consumo de luxo, não necessariamente torna certas celebridades elegantes, sendo caricatas em muitas situações, vestindo-se exageradamente, consumindo marcas caras, que ao invés de destaca-los pelo luxo e elegância, os levam a ser taxados de brega ou kitsch.
Quais as principais características do estilo kitsch?
O estilo kitsch celebra os excessos e exageros, sem pensar na aprovação alheia ou em regras de decoração. O que importa é que você se sinta feliz e confortável no seu lar.
Num sentido negativo, “kitsch” significa brega ou fora de moda, análogo ao “mau gosto”, em contra- posição ao “bom gosto”. Não é à toa que o gênero é tão discriminado, desde os novos ricos do século XIX, que, para ostentarem a sua riqueza, ultrapas- sam os limites que a estética dominante define como “bom gosto”.
Oriundo do verbo alemão kitschen/verkitschen (trapacear, vender alguma coisa em lugar de outra), o termo kitsch adquiriu o significado de "falsificação" a partir de 1860. Porém, a palavra kitsch foi usada pela primeira vez na metade do século XX, na obra do sociólogo francês Edgar Morin (1987, p.
Esse estilo baseia-se no uso de cores vibrantes, assim como pela composição de muitos elementos, dos telefones retrô e peças de porcelana aos pinguins de geladeira. Com origem alemã, o termo kitsch na decoração não peca pelos excessos.
Por que o kitsch é considerado a linguagem dos movimentos políticos?
Na política e na economia
Como tal, o kitsch é a bela mentira. Ele reassegura e conforta o receptor através da exploração de mitos culturais e de um simbolismo rapidamente compreensível.... nunca desafia nem subverte a ordem social maior, porque ele deve pacificar, e não provocar".
No final da década de 70, a loja paulistana Kitsch Bazaar fazia sucesso com seus objetos de decoração, peças de antiquário e moda jovem. Era frequentada por pessoas antenadas, descoladas e formadoras de opinião. Em 1985, inspirado nesse movimento, Heraldo Mazza criou a Mr. Kitsch, rede de moda masculina.
O estilo kitsch é conhecido por suas características marcantes e extravagantes. Algumas das principais características do estilo kitsch incluem: Excesso e exagero: o estilo abraça a ideia de mais é mais. Ele usa elementos decorativos exagerados, como cores vibrantes, estampas chamativas e detalhes ornamentados.
Conjunto de ferramentas ou artigos para uma mesma função, utilidade ou actividade . 2. Embalagem que contém tudo o que é necessário para determinada acção ou actividade . Plural: kits.
O Camp é tipicamente baseado na arte performática e o kitsch é um produto físico. Em geral, eles podem ser usados no lugar um do outro, dependendo da situação.
Camp (do inglês norte-americano, lit. "levantar acampamento" ou "acampar") é uma gíria para comportamento, atitude ou interpretação exagerada, artificial ou teatral; ou ainda um adjetivo que significa algo de mau gosto, muito artificial, exagerado, "cafona" ou "brega".
O que significa o termo indústria cultural na sociologia?
“A Indústria Cultural é aquela que utiliza como base a cultura de determinados polos do mundo para fabricar seus produtos. Contudo, ela também promove uma mudança no estilo de cultura dos indivíduos, promovendo, assim, um comportamento muitas vezes considerado massivo em uma perspectiva de consumismo exacerbado.
A tendência kitsch representa uma quebra de padrões no mundo da moda e uma celebração ao exagero e à individualidade. Em um mundo cada vez mais padronizado e dominado pela estética minimalista, o kitsch traz uma dose de diversão e irreverência para a moda, com um toque de extravagância e “cafonice”.
Estilo pode ser definido como a maneira única e pessoal de se vestir e se apresentar ao mundo. É a forma como escolhemos combinar peças de roupa, cores, estampas e acessórios para criar uma imagem que represente quem somos e o que gostamos.
Quais as características do estilo expressionista?
Deformação da imagem visual e cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas. O pintor recusa o aprendizado técnico e pinta conforme as exigências de sua sensibilidade. O pincel (ou a espátula) vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões.