1 Decurso ou período de tempo: Exceto por um lapso de três semanas, quando estava viajando, ela tem nos visitado regularmente. 2 Modo de agir ou de proceder errôneo; erro, falta: Foi um lapso você convidar um irmão para a festa e não convidar o outro.
A apócope é um fenômeno presente na estrutura da língua espanhola. Se você já possui algum grau de leitura no idioma, com certeza já se deparou com algumas palavras que em certos contextos perdem a sílaba ou letra final sem que isso represente uma mudança de sentido.
Apócope é quando alguns adjetivos e advérbios perdem uma ou mais letras no final, em espanhol. "Isso acontece quando eles são usados antes de um substantivo, um numeral, ou até mesmo de um adjetivo ou advérbio", detalha a professora.
O lapso da língua é um fenômeno lingüístico simultaneamente intrigante e polêmico, entre outras coisas, porque exibe uma fronteira entre o esperado e o inesperado. Uma das polêmicas relativas aos lapsos se refere particularmente à freqüência de manifestação.
Espaço de tempo não está errado, porquanto espaço também quer dizer duração, e este termo, sim, só serve para 'tempo'. Contudo, se preferir lapso de tempo, está no seu direito, e não há dúvida de que lapso é, pelo menos, mais literário.
Os lapsos de memória são breves momentos em que uma pessoa esquece algo que normalmente se lembraria. Esses períodos de esquecimento são normais, contudo, mais recorrentes com o passar dos anos.
Muitas são as suas vicissitudes e provar o lapso temporal é o maior dos desafios de quem o contesta. Aproveito este preâmbulo para corrigir um lapso. Um fascinante lapso de tempo, obscuro e desconhecido, que é oferecido ao leitor com apurada mestria literária e rigor histórico.
"Lapso corrido" nada mais é do que a consideração da data do lapso de semiaberto (requisito objetivo do art. 112 da LEP) como marco termo para progressão para o regime aberto.
Segundo Freud, os lapsos são conseqüência de uma falha na repressão total de algum pensamento ou desejo inconsciente. Logo, eles expressam aquilo que, inconscientemente, os sujeitos gostariam de dizer ou ler e escrever, apesar de suas tentativas de mantê-lo oculto.
Lapso temporal pode ser definido como um intervalo de tempo e, aqui no nosso tema, ele está relacionado ao requisito objetivo da progressão de regime. A principal característica deste requisito é que o apenado deverá cumprir parte do tempo total da sua pena, para ter então direito à progressão de regime.
Lapsi (latim para "caídos") eram os apóstatas ou cristãos que renegaram sua fé durante as perseguições pelo Império Romano. O termo também engloba os que relaxaram em sua fé e que decidem depois voltar para ela.
Porém, caso o condenado tenha mais de 50 anos ao iniciar o cumprimento da pena, a punição não será maior do que 30 anos e a idade limite para seu cumprimento será de 80 anos.
Olapso verbal será considerado por Freud como o mais apropriado para investigação, pois, ao enunciar algo distinto do que intencionava, o que cada sujeito encontra é perplexidade ou irritação. Por vezes, esse fenômeno sequer é reconhecido pelo falante, sendo revelado pela reação do interlocutor.
Os lapsos de fala são enunciados que apresentam um desvio em relação ao que o falante pretendia dizer (cf. FROMKIN, 1973). Esse erro pode se manifestar em níveis linguísticos distintos, afetando segmentos fonológicos, morfemas, palavras ou sentenças.
→ Tan é a forma apocopada – supressão de um ou mais fonemas no final de uma palavra – de tanto, e é usado antes de adjetivos e advérbios. Tiene los cabellos tan bonitos. (Tem os cabelos tão bonitos.) Habla tan rápidamente que nadie la comprende.