A Base Nacional Comum Curricular considera na área de linguagens os conhecimentos relativos à atuação dos sujeitos em práticas de linguagem, nas diversas esferas da comunicação humana, da linguagem informal à modalidade formal que algumas situações exigem.
Você sabe o que são as práticas de linguagem segundo a BNCC? Bem, de forma resumida, o conceito envolve o conhecimento sobre as várias formas de manifestação linguística. Isso engloba todos os aspectos, das variações linguísticas regionais aos tipos de comunicação utilizados nos meios digitais.
A estrutura proposta pela BNCC se assemelha a essa organização. No novo documento, as habilidades estão agrupadas em quatro diferentes práticas de linguagem: Leitura, Produção de Textos, Oralidade e Análise Linguística/Semiótica.
Assim como os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1998, a Base Nacional Comum Curricular diz assumir uma concepção enunciativo-discursiva de linguagem, isto é, uma linguagem dialógica e interativa que toma o texto como unidade de trabalho.
Na área de Linguagens da BNCC, estão inseridos quatro componentes: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física. A ideia é que os alunos participem de diversas práticas de linguagem, ampliando suas capacidades de expressão tanto artísticas quanto corporais e linguísticas.
A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação.
Linguagem é um processo de comunicação utilizado na transmissão de uma mensagem entre interlocutores. Existem vários tipos de linguagem, como a oral, escrita e digital. Já a língua é um dos códigos da linguagem e pode ser culta, usada em contextos formais, ou popular, válida em contextos informais.
No novo documento, as habilidades estão agrupadas em quatro diferentes práticas de linguagem: Leitura, Produção de Textos, Oralidade e Análise Linguística/Semiótica. A diferença central refere-se à inserção da análise semiótica.
Três concepções de linguagem foram consideradas para este estudo: linguagem como expressão do pensamento, linguagem como instrumento de comunicação e linguagem como forma de interação, baseando-nos em Geraldi, Travaglia e Britto.
Qual é o objetivo da BNCC? O principal objetivo da BNCC é ser a balizadora da qualidade da educação no País por meio do estabelecimento de um patamar de aprendizagem e desenvolvimento a que todos os alunos têm direito.
Qual o objetivo da área de linguagem da BNCC para o Ensino Fundamental?
A finalidade é proporcionar aos estudantes a participação em práticas de linguagem diversificadas, que lhes permitam a possibilidade de interação e de expressão de valores, sentimentos, ideologias, ampliando também suas capacidades expressivas em manifestações artísticas, corporais e linguísticas, como também seus ...
Na Base Nacional Comum Curricular (BNC), a área de linguagens reúne quatro componentes curriculares: língua portuguesa, língua estrangeira moderna, arte e educação física.
A função da linguagem como meio de aprendizagem também aparece associada à compreensão de conteúdos, bem como de conceitos científicos e seus significados, aparecendo como facilitadora ou dificultadora da aprendizagem.
Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em dife- rentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.
O que são práticas de linguagem de acordo com a BNCC?
As práticas de linguagem contemporâneas não só envolvem novos gêneros e textos cada vez mais multissemióticos e multimidiáticos, como também novas formas de produzir, de configurar, de disponibilizar, de replicar e de interagir.
Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e ...
Quais são os 5 campos de atuação da Língua Portuguesa na BNCC?
na produção de textos com significados mais precisos. (somente anos iniciais); campo artístico-literário; campo das práticas de estudo e pesquisa; campo jornalístico/midiático; campo de atuação na vida pública.
A BNCC de Educação Infantil, no Campo de experiências: corpo, gestos e movimentos, traz a linguagem como função comunicativa e expressão das crianças por meio de diferentes linguagens, como as brincadeiras de faz de conta, teatro, dança etc.
Os resulta- dos indicaram: a) na BNCC a oralidade envolve a produção oral e a oralização de textos; b) os princípios teóricos e as habilidades para o ensino da oralidade contemplam pressupostos da concepção dialógica da linguagem, a mobilizar os conceitos de gêneros discursivos, cam- pos de atuação, contexto de ...
A linguagem pode ter várias finalidades: de informar, de persuadir, de emocionar, dentre outras. A função da linguagem dependerá do objetivo da comunicação e pode ser: apelativa, emotiva, fática, metalingüística, poética.
Portanto, o papel desempenhado pela linguagem não é apenas de instrumento/ferramenta de comunicação. A linguagem é uma atividade sócio-cultural, intersubjetiva, sendo o outro o elemento central na constituição do pensamento. Nessa visão, a linguagem é concebida como atividade compartilhada entre os interlocutores.