A comunicação transversal refere-se a um fluxo de comunicação organizacional que dá voz a todos os participantes, independente do nível de hierarquia ao qual pertence. Nesse sentido, pode-se afirmar que é um modelo ideal para gestões flexíveis, que prezam pelo planejamento integrado, como as startups.
Transversal é o nome dado à reta que cruza um par ou um feixe de retas paralelas. A reta transversal gera diferentes tipos de ângulos. Um plano pode ser transversal a uma superfície plana. Retas paralelas (r,s) cortadas por uma transversal (t).
Já o transversal pode ser definido como aquilo que atravessa. Portanto, TCTs, no contexto educacional, são aqueles assuntos que não pertencem a uma área do conhecimento em particular, mas que atravessam todas elas, pois delas fazem parte e a trazem para a realidade do estudante.
As Formações Transversais são estruturas de Formação Complementar organizadas em torno de grandes temáticas, que oportunizam o aprofundamento dos estudos em uma perspectiva crítica e multifacetada, envolvendo diversos campos do saber.
Que diz respeito ou se aplica a muitos (ex.: a educação ambiental será tema transversal; esta preocupação atravessa de forma transversal a sociedade; problema transversal a vária áreas).
A transversalidade diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real e de sua transformação (aprender na realidade e da realidade).
A comunicação transversal refere-se a um fluxo de comunicação organizacional que dá voz a todos os participantes, independente do nível de hierarquia ao qual pertence. Nesse sentido, pode-se afirmar que é um modelo ideal para gestões flexíveis, que prezam pelo planejamento integrado, como as startups.
A “leitura transversal”, modo de observação que situa o espectador como analista da cena, como aquele que busca um sentido novo para os signos surgem à sua frente, é um procedimento criado por Richard Demarcy, na tentativa de encontrar uma ferramenta de análise do espetáculo teatral capaz de dar embasamento ao ...
O estudo transversal é um tipo de estudo observacional que utiliza análise e avaliação por meio da observação, sem a interação direta da pessoa pesquisadora com a população amostral. Essa variável é usada ao longo de toda a pesquisa, permitindo captar as opiniões e dados de um grupo em um momento específico.
Competências transversais ou soft skills são atitudes comportamentais inatas ou aperfeiçoadas por cada pessoa e estão relacionadas com a inteligência emocional, com as habilidades mentais de cada ser humano e determinam a capacidade de gestão e de relacionamento interpessoal, diferenciando de forma positiva um ...
O estudo transversal é aquele que levanta e analisa dados em um tempo definido como observacional. Seuobjetivo é coeltar dados para estudar uma população em um determinado ponto no tempo. Além disso, é importante para examinar a relação entre variáveis de interesse.
Para que os alunos de todo o país tenham acesso a uma formação integral, o Ministério da Educação (MEC) definiu que as instituições de ensino devem incorporar em seus planos pedagógicos os temas transversais, como ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, trabalho, consumo, pluralidade e cultura.
São temas que envolvem um aprender sobre a realidade, na realidade e da realidade, preocupando-se também em interferir na realidade para transformá-la.
Os estudos transversais descrevem uma situação ou fenômeno em um momento não definido, apenas representado pela presença de uma doença ou transtorno, como, por exemplo, um estudo das alterações na cicatrização cutânea em pessoas portadoras de doenças crônicas, como o diabetes.
Em um estudo transversal as informações são coletadas de cada indivíduo em um ponto no tempo. A principal medida de freqüência de um evento neste estudo é a prevalência e, assim, os estudos transversais são também conhecidos como estudos de prevalência e podem ser descritivos ou analíticos.
A transversalidade diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real e de sua transformação (aprender na realidade e da realidade).
Nesse raciocínio, com ênfase na atuação proativa do Ministério Público, a estratégia transversal se apresenta de forma dialógica, multissetorial e atenta às demandas coletivas como forma de reduzir a criminalidade e prevenir novos delitos.
Então o pensamento transversal nada mais é do que estimular a criatividade de uma maneira metodológica e principalmente ampliando as bandas de criatividade. Como o uso de gatilhos mentais pode influenciar o processo de tomada de decisão em projetos complexos?
As Disciplinas Transversais representam um Projeto Institucional, criado em 2017, cuja ideia central foi ofertar aos alunos da pós-graduação stricto sensu um conjunto de disciplinas comuns a vários cursos.
Competência transversal é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes indispensáveis ao exercício de qualquer função pública, independente do cargo, e que contribuem para a efetividade dos processos de trabalho em diferentes contextos organizacionais.