Literalmente é o que é literal, sem nenhuma alteração. Uma tradução literal, por exemplo, é uma tradução que não contém nenhuma forma de interpretação. Uma ordem transmitida de forma literal não insere nenhuma outra informação ou determinação.
Resumindo, então. O sentido literal é o que a palavra é de verdade, enquanto o sentido figurado não é a palavra de verdade e sim, o que ela quer expressar. Os dois casos são muito usados. Geralmente, em jornais, revistas e notícias são usados o sentido literal, porque queremos saber exatamente o que aconteceu.
Texto é uma manifestação da linguagem, uma mensagem usada para transmitir informação de um autor para um leitor. Um texto é uma manifestação da linguagem. Pode ser definido como tudo aquilo que é dito por um emissor e interpretado por um receptor.
Literal: é a compreensão da forma como ela se encontra no texto, explícita. Inferencial: exige raciocínio dedutivo ou indutivo, e pode também requerer conhecimento prévio e extratextual. É a interpretação não explícita daquilo que está escrito, com formulação de hipóteses sobre o conteúdo.
A leitura literal é muito comum e a maioria das pessoas faz em seu dia a dia sem perceber. É aquela que, como diz o ditado, é feita “ao pé da letra”. Isso significa que o texto é lido sem fazer nenhum comentário, acréscimos ou explicações sobre o conteúdo.
As palavras surgem no seu sentido literal, do dicionário. Este tipo de descrição é comum em textos científicos, em livros didáticos, nas bulas de remédio ou manuais de instrução. É chamada também de objetiva.
O sentido literal se refere ao significado exato da palavra. Ou seja, quando utilizamos as palavras ou frases, em textos, ou conversas que temos, para significar exatamente o que se espera.
Sentido literal, portanto, é tudo aquilo que tem o sentido exato e, nesse caso, podemos dizer que “exato” quer dizer “sentido do dicionário”. Ou seja, quando você usa uma palavra no seu sentido mais estabilizado, naquele sentido que já foi até dicionarizado, aí você está utilizando o sentido literal.
As respostas para essas perguntas são sempre fatos, e há somente uma resposta correta. Em exercícios de compreensão textual, as perguntas literais sempre podem ser encontradas no texto e são normalmente usadas para definir quem, o que, quando ou onde.
No dicionário, literalmente é um advérbio que significa "de modo literal, exatamente, expressamente". Ou seja, quando uma coisa acontece literalmente, ela acontece do exato jeito que a palavra seguinte compreende. Por isso que dizer que você está "literalmente morto" não é aceitável se você não morreu de fato.
A palavra "literalmente" é usada para indicar que as palavras que proferimos são tomadas ao pé da letra, ou seja, seu uso indica um processo de desmetaforização. Porém, muitas pessoas usam de forma incorreta.
Um literal é um valor que é expresso como si mesmo em vez de como um valor variável ou o resultado de uma expressão, como o número 3 ou a sequência "Alô".
Interpretação literal: interpretação voltada ao significado exato do texto legislativo. Literal vem do latim "LITTERA", que significa "LETRA". O intérprete que adota a interpretação literal, não pode fugir do sentido geral e amplo do texto.
Um caractere literal é composto de uma constante de caractere. Ele é representado pelo caractere entre aspas simples. Há cinco tipos de literais de caractere: Literais de caractere comum do tipo char , por exemplo 'a'
Essa característica envolve também um vocabulário mais literal, ou seja, a pessoa fala exatamente o que quer dizer e interpreta o que foi falado exatamente como foi dito, sem meio termo e rodeios.
O sentido literal, ou denotativo, é o significado genuíno, próprio, das expressões e enunciados. Esse tipo de construção de sentidos é utilizado em textos que têm como objetivo principal informar, argumentar, orientar.
O ato de ler livros de literatura transforma as crianças em pessoas autônomas, capazes de fazer reflexões e elaborar diálogos complexos, porém, para que a criança leia e escreva por vontade própria, deve sentir a necessidade.