O livro de imagens não precisa explicitar todos os sentidos, mas convida, com seus implícitos e suas metáforas visuais, o leitor a pensar, confiando na sua capacidade leitora.
A leitura de imagem é o processo pelo qual se analisa os conteúdos de uma imagem, ou seja, é interpretação da visualidade, sendo assim um ótimo meio para entendermos melhor o mundo ao nosso redor. Reynaldo de Aquino Fonseca, mais conhecido como Reynaldo Fonseca, é um ilustrador e muralista.
A alfabetização visual, através da leitura de imagem tem por objetivo estimular o educando a aprender a ler, interpretar o mundo a sua volta, a posicionar- se criticamente sobre a sua realidade.
MAPA DA AMÉRICA DE 5 MIL ANOS DESCOBERTO NO EGITO REVELA SEGREDO ASSUSTADOR!
Como ler o texto de uma imagem?
No computador, qualquer um pode extrair textos de imagens por meio de uma extensão gratuita do navegador Google Chrome. Já no smartphone, dá para fazer isso pelo aplicativo Microsoft 365 (Office), também gratuito.
A habilidade EF67LP08 consiste em: Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc.
Como trabalhar a leitura de imagens em sala de aula?
Como trabalhar a leitura de imagens em sala de aula
Ele deve fazer com que o aluno possa emitir suas próprias impressões sobre o que vê para depois reconhecer quem é o artista ou, se for o caso, explicar que história aquela imagem está contando.
A resposta: sim, é possível e necessário ler uma imagem, mas não como se lê uma frase. As imagens não podem ser lidas de maneira linear, isto é, em apenas uma direção – no nosso caso, da esquerda para a direita. Um dos problemas da leitura linear é o hábito do “já li, não preciso reler”.
O que temos que observar em uma leitura de imagem?
A leitura de imagem deve ser feita de forma crítica, de modo a observar todos os elementos que a compõe, além de analisar se há alguma intertextualidade ou conhecimento prévio sobre o gênero de imagem avaliada.
Ou seja, a leitura de imagem, sendo utilizada de forma correta pelo educador, promove um aprendizado que possibilita o aluno a compreender o mundo em que ele vive, sendo, que por intermédio da imagem ocorre à alfabetização visual.
Desta forma a leitura de imagem dentro do contexto escolar pode ampliar o repertório imaginativo e criativo, pois traz uma importante contribuição no processo de desenvolvimento para uma leitura crítica de si e da realidade do mundo, já que toda leitura é influenciada pela experiência de vida do leitor.
Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento. Por poucos que sejam, são a matéria-prima de toda informação visual em termos de opções e combinações seletivas.
Quais conhecimentos permitiram que você realizasse a leitura de imagem?
Resposta verificada por especialistas. Os conhecimentos que permitem a leitura de imagens incluem compreensão de simbologia, contexto cultural e habilidades de interpretação visual.
Leitura visual tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento de habilidades como - a observação, a criatividade e o potencial de interpretação e de análise crítica das mensagens apresentadas como ética coletiva.
Qual é a importância da imagem para a formação do leitor?
Segundo o autor, a imagem demonstra significados ao leitor, pois é desenvolvida através de seu entendimento e compreensão, despertando conhecimentos para o seu aprendizado.
Qual a importância da presença de imagens em sala de aula?
Além disso, os recursos de imagem e vídeo permitem a exposição de mais informações simultaneamente, o que facilita bastante a comunicação e otimiza as aulas. Dessa forma, os estudantes conseguem compreender melhor os conceitos estudados e recebem um estímulo extra à imaginação e à criatividade.
Na leitura formal, há a observação dos elementos que compõem, formam a obra de Arte, ou seja, os elementos expressivos, como a linha, a cor, o volume e a perspectiva. Na leitura interpretativa o observador coloca o que pensa sobre a obra, não existe certo ou errado.