A Literatura é a técnica de compor e expor escritos em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos e práticos; o exercício dessa técnica ou da eloquência e poesia. A palavra Literatura vem do latim "litteris" que significa "Letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee".
Literatura é uma modalidade artística que tem como matéria-prima a palavra, usada na construção de histórias ou na expressão de emoções e ideias. O texto literário, diferentemente do texto não literário, possui caráter subjetivo e conotativo.
A Literatura é uma arte produzida com palavras. Sua definição específica depende de questões diversas, tais quais de ordem social, histórica, cultural etc. A Literatura tem papel fundamental na construção do homem enquanto sujeito e cidadão.
A arte literária pode ser considerada a partir da leitura e da análise de textos verbais, orais ou escritos. Sejam eles ficcionais, sejam verídicos, os textos têm o poder de provocar diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes: alegria, tristeza, diversão, emoção etc.
A Literatura é a arte da palavra. Podemos dizer que a literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.
Literatura brasileira: o que ler e como ter uma formação literária sólida
O que é literatura para que serve?
Em primeiro lugar, a literatura nos permite experimentar uma ampla gama de emoções através das histórias e personagens. Podemos nos identificar com os desafios, alegrias e tristezas dos protagonistas, o que nos ajuda a desenvolver empatia e compreensão em relação aos outros.
A literatura tem por objetivo recriar a realidade através da visão de um autor, dos seus sentimentos e técnicas narrativas. O que diferencia essa manifestação artística das outras é a palavra, sua matéria prima. Precisa haver uma espécie de abstração e subjetividade - essência de cada texto.
A importância social da literatura é muito maior do que apenas entretenimento, ela pode trazer catarse, nos ajudar a entender a realidade e, também, melhorar nossa cognição. Neste artigo, vamos conversar sobre como a literatura pode afetar a sociedade e como pode inspirar as novas gerações.
A linguagem literária é caracterizada por elementos como subjetividade, conotação, ficcionalidade e ausência de função utilitária. Desse modo, ela se opõe à linguagem não literária, isto é, objetiva, denotativa, não ficcional e com função utilitária.
Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. Já os não literários são os textos com função utilitária, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar.
A linguagem literária, embora mantenha estreita relação com o discurso comum, diferencia-se pelo uso de metáforas e outras figuras de linguagem, Sendo uma criação artística, busca a forma inusitada, a construção de novos significados e o prazer estético do leitor, provocando emoções vinculadas à experiência de cada um.
O texto literário é um texto que não necessariamente é utilitário e que pode gerar uma multiplicidade de interpretações, pois é resultado da subjetividade autoral. O texto literário dá asas à imaginação.
Num certo sentido, tudo o que se pode ler é literatura. O que nos interessa aqui, porém, é o fenômeno da literatura enquanto uma atividade artística. A disciplina literatura que se estuda na escola trata dos textos produzidos por escritores de períodos diversos da história da humanidade.
São os chamados textos literários. Eles fazem parte da literatura. São os poemas, os contos, as crônicas, os romances, as peças de teatro, entre outros. Os textos literários são obras de arte feitas com palavras.
A arte literária tem como funções emocionar, divertir, fazer pensar ou mostrar a realidade. Mas também pode ser também considerada como uma representação real apresentada de uma forma mais poética sem perder a sensatez.
A literatura é uma arte que tem a palavra como matéria-prima. Os textos literários não são funcionais, apresentam grande subjetividade e também plurissignificação. A literatura mistura sonho e realidade. Literatura é a forma como chamamos a arte da palavra.
Marina Cabral da Silva, em seu artigo para a revista Brasil Escola, afirma que, como a arte da palavra, a literatura é um instrumento de comunicação e de interação social que verbaliza conhecimentos e culturas dentro de determinada sociedade.
O resultado foi descobrir que a literatura é acompanhada de quatro funções essenciais, a saber: a catártica, a estética, a cognitiva e a político-social.
A Literatura é a arte da palavra. E ela mesma, assim como a língua de que se vale, é um instrumento de comunicação e de interação social que cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.
A teoria da literatura, contudo, é uma sistematização do saber sobre o fazer literário. Preocupa-se com uma reflexão sobre o ser da literatura e se debruça sobre aquilo que faz um determinado texto ser literário, ou seja, volta-se para o modo de funcionamento do discurso enquanto arte da palavra.
A Literatura é considerada um bem cultural cujo acesso contribui para o desenvolvimento da educação estética, da sensibilidade, da concentração, dos aspectos cognitivos e linguísticos, do exercício da imaginação, além, de favorecer o acesso aos diferentes saberes sobre a cultura de povos e lugares desconhecidos,seja do ...
É uma das manifestações artísticas do ser humano, ao lado da música, dança, teatro, escultura, arquitetura, pintura dentre outras. Aristóteles (384 e 322 a.C.) nos legou a primeira tentativa definição de literatura. Para ele, trata-se de uma imitação ou representação da realidade mediante as palavras.
De acordo com Antonio Candido (1972), a literatura possui uma função humanizadora, pois atua na formação do próprio homem, isto é, a literatura supre a necessidade universal que o homem tem de ficção e poesia, contribuindo para a formação da personalidade humana e propiciando o conhecimento do mundo e do ser que dela ...